E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Pesquisa Unicamp – Misturar limão com refrigerante faz mal à saúde

Postado por Gilmar Lopes no dia 20 de março de 2003 10 Comentários

Share Button

E-mail usa o nome da Unicamp para espalhar boato de que que a misturar de limão com refrigerante faz mal à saúde!

    Esse texto já é um clássico das correntes. Informações falsas e desencontradas, associadas a nomes de grandes empresas e de doutores que não existem, comprovam a farsa. Logo nas primeiras linha, já temos: 

ATENÇÃO! 

    Esta informação tem procedência confirmada pelo Dr Rui Campanella, do Departamento de Pesquisas Biológicas da UNICAMP

    Um dos ingredientes para se fazer uma boa corrente ou hoax é, logo de cara, usar uma frase de efeito: Palavras como "ATENÇÃO!", "IMPORTANTE", "MUITO CUIDADO!" são boas para chamar a atenção do leitor do e-mail.

    O site da UNICAMP (www.unicamp.br) possui um sistema de buscas no topo de sua página. Procuramos pelo Doutor e… como você já pode imaginar, o Doutor Rui Campanella, do departamento de Pesquisas Biológicas da UNICAMP, NÃO TRABALHA LÁ! Talvez, ele nem exista! 

    Outra coisa: O departamento citado também não existe!!!

    A Unicamp envia-nos uma circular para ajudar a esclarecer parte desse boato:

    Coisa semelhante aconteceu em uma outra corrente já analisada por nós. Na corrente que dizia que o guaraná Kuat provoca tumor no reto, o autor da mensagem afirmou que o referido refrigerante possuía alguns princípios ativos de nomes complicados, que também não existem. Mas, quando recebe uma notícia dessas, muita gente nem tem o trabalho de pesquisar e já passa adiante…

Próxima linha:    

Muito cuidado! Não misture essas bebidas com limão. 

    Foi comprovado cientificamente que a mistura do ácido do limão com alguns componentes da Coca forma um composto químico que "rouba" o cálcio de nosso corpo, fazendo que ele seja eliminado pela urina. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento físico e mental das crianças e trazer sérios riscos de osteoporose nas pessoas adultas. 

    De novo, frase de efeito: "Muito cuidado!". Só que o brilhante autor da mensagem não quis usar letras maiúsculas… que pena! Teria dado mais impacto.

    Na seção "Quem somos", na sub-seção de perguntas mais freqüentes do site da Coca-Cola há a seguinte informação a respeito dessa corrente:

   Há algum mal adicionar limão à Coca-Cola?

   A utilização de frutas cítricas, como o limão e a laranja em conjunto com bebidas refrigerantes é uma prática universal, segura, saudável e agradável de o consumidor dar seu toque pessoal à sua bebida preferida.

    Como a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) é citada no boato, ela se pronunciou em resposta aos consumidores que a procuraram informando que não havia motivo para preocupação. Segundo a UNICAMP a notícia que circula na Internet é um trote e sua disseminação só fez aumentar o tráfego na rede.

    A UNICAMP, também, esclarece que o médico citado na referida mensagem, Dr. Rui Campanella não faz parte de seu cadastro de funcionários, bem como não existe em sua estrutura o citado "Departamento de Pesquisas Biológicas". Conclui, a UNICAMP, tratar-se de uso indevido do seu nome e de seu prestígio."

    Se você entrar no site da Coca-Cola, verá também que a empresa explica que todos os refrigerantes possuem ácidos. Então você vai deduzir que pelo menos essa parte da corrente é verdadeira? Não! Os ácidos usados nos "refris" são alimentares e usados em pequenas quantidades, que não fazem mal à saúde. 

    No nosso estomago há um ácido muito mais forte do que os dos refrigerantes. Se essa informação fosse verídica, não poderíamos chupar nem uma tangerina. Já pensou? Você comendo uma bela fatia de abacaxi? Os ácidos se misturariam e você já teria morrido fazia tempo!!! 

    O consumo de refrigerantes não causa problemas ósseos. Segundo a página da Coca-Cola, as causas primárias do enfraquecimento ósseo são a ingestão insuficiente de cálcio, o desequilíbrio hormonal, a falta de atividade física e o processo normal de envelhecimento.

E, finalmente:

  Por isso, NÃO MISTURE COCA, PEPSI E OUTROS REFRIGERANTES DE COLA COM LIMÃO. Passe essa mensagem para todos os seus amigos. 

    O pedido para não se misturar Coca, Pepsi e outros refrigerantes (escrito em maiúsculas!) é seguido da frase clássica: "Passe essa mensagem para todos os seus amigos". 

    Por que são citados os nomes da Coca-Cola e da Pepsi e não os nomes dos outros refrigerantes? Será porque as duas marcas são as mais vendidas? 

    Marcas "menores" vendem (juntas) mais refrigerantes do que as empresas de renome. O que acontece é que empresas que crescem muito e muito rápido pelo mundo causam uma estranha e natural curiosidade em algumas pessoas! Só como exemplo, podemos citar Bill Gates da Microsoft (pesquisado na corrente Bill Gates é a Besta do Apocalipse?) e o Mc’Donalds (que será pesquisado em breve).

    Ah! Ia me esquecendo! (não querendo fazer propaganda!) A Pepsi lançou, no ano passado (2001), uma versão de seu refrigerante que já vem misturado com limão! Será que a companhia quer matar seus consumidores?

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Conclusão:

Pode tomar refrigerante com limão à vontade! Se, por causa dessa corrente, você nunca mais for tomar Coca-Cola com limão, mande pra gente! (só que sem limão, porque eu acho essa mistura ruim pra caramba!)


Sites relacionados nessa pesquisa:




- Coca-Cola - http://www.cocacolabrasil.com.br

- UNICAMP - http://www.uincamp.br

- Resposta da Unicamp -
http://www.cocacolabrasil.com.br/arquivos/boatos/Carta_Unicamp_Boato_CC_Limao.jpg

- Pepsi - http://www.pepsi.com.br


Mensagem Original:

ATENÇÃO! 
    Esta informação tem procedência confirmada pelo Dr Rui Campanella, do Departamento de Pesquisas Biológicas da UNICAMP, fica o alerta e os conselhos a serem seguidos a todos os consumidores de Coca Cola.

    Muito cuidado! Não misture essas bebidas com limão. 

    Foi comprovado cientificamente que a mistura do ácido do limão com alguns componentes da Coca forma um composto químico que "rouba" o cálcio de nosso corpo, fazendo que ele seja eliminado pela urina. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento físico e mental das crianças e trazer sérios riscos de osteoporose nas pessoas adultas. 

    Por isso, NÃO MISTURE COCA, PEPSI E OUTROS REFRIGERANTES DE COLA COM LIMÃO. Passe essa mensagem para todos os seus amigos. 

    Faculdade de Engenharia de Alimentos-Unicamp 

Mensagem recebida em maio de 2003

8 respostas para “Pesquisa Unicamp – Misturar limão com refrigerante faz mal à saúde”

  1. glaucia disse:

    AI!! CÈUS!!
    vou me despedir dos meus amigos e parentes!
    TOMEI COCA COLA COM LIMÃO!!!!!!!!! KKKKKK

  2. Kelly Bastos Binhote disse:

    Se Coca Cola ou Pepsi com limão faz mal o que dizer da Pepsi twist ou da coca Twist(com um toque de limão) e que faz o maior sucesso?

  3. João Silva disse:

    Eu até levava este site a sério, mas com essa tô repensando a credibilidade. Como é que se consulta a empresa que está sendo alvo de crítica sobre a legitimidade de uma denúncia? Claro que o nome da UNICAMP foi utilizado indevidamente, mas dizer que refrigerante é saudável… faça-me o favor. Eu achava que a proposta de fidelização à veracidade das denúncias era um compromisso social deste grupo. Lamentável.

  4. Jorge Lelis Pinholi disse:

    O povo dos EUA é bem rigoroso quanto aos alimentos que injerem e não consta em lugar algum que tenham proibido o uso da coca cola, ou recomendado o seu não uso.
    Gostaria de ver a notícia de que alguma pessoa que injeriu coca cola durante toda sua vida e teve alguma enfermidade ou tenha morrido por esse motivo.
    Diminuí em muito a injestão de coca cola, cheguei quase a zero o seu uso, isso depois de tê-la injerido em grande escala por muitos anos.
    Sabe o que aconteceu comigo? Nada.
    Minha vida continua do mesmo jeito.

  5. Olá Gilmar: gostaria que investigasse essa ‘estória’, poi não encontrei nada relacionado a ela no seu site:
    Aconteceu no Barra Shopping GRAVÍSSIMO – CUIDADO LEIA E PASSE PARA TODOS OS SEUS Muito sério: Leia com atenção avisem parentes, filhos, amigos, vizinhos… Fique atento… No último sábado procurava vaga no Barra Shopping.Estacionei e desci do carro. Quando estava quase entrando no shopping chegou um homem branco com muletas. Perguntou-me se podia ajudar a anotar um número, e me deu o cartão com o número e um papel para anotar o telefone. Com muito prazer para ajudar, peguei o papel e comecei a marcar o número. Então em poucos segundos comecei a me sentir mal, sentia que estava desmaiando. Corri para o carro e me fechei, ainda me sentindo enjoado. Tonto, tentei ligar o carro e afastei-me um pouco do local, estacionando mais a frente. Depois, não me lembro de mais nada. Mais tarde despertei ainda bastante enjoado, e com a cabeça como se estivesse estourando; Consegui chegar até minha casa, e fui imediatamente para o hospital… Após os exames de sangue, confirmou-se o que suspeitava. Era a droga que está na “moda” no Brasil: a tal “Burundanga” ou escopolamina.” A coisa é terrível, um pouquinho de pó provoca um dos seguintes efeitos na vítima: a) morte ou b) perda total do livre-arbítrio. Criminosos normalmente tentam obter este último efeito, pois isso permite que eles dêem ordens às suas vítimas e mandem elas esvaziar as contas de banco, dar o carro pros ladrões, fazer sexo com eles, basicamente qualquer coisa que o criminoso mande. Daí saiu a reputação da escopolamina como a “droga do zumbi”, pois as vítimas parecem estar completamente sóbrias e racionais, quando na verdade parecem autômatos. “Você teve sorte” – me disse o médico. “Não foi uma intoxicação, apenas uma reação à droga… Não quero nem imaginar o teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficassem em contato com ela por mais 30 segundos…” Com uma dose mais forte, uma pessoa pode ficar até oito dias “desligada deste mundo”. Nunca tinha pensado que aquilo podia acontecer comigo! E foi tudo tão rápido. Escrevo não para assustar, mas para alertar. Não se deixem surpreender! O Médico do hospital Lorenço Jorge (Dr. Raul Heisman) comentou que já são vários os casos como este e me falou dos mortos que são encontrados com restos dessa droga nos dedos. Tenha cuidado. A escolopamina ou burundanga, usada também em medicina, provém da aqui América do Sul e é a droga mais usada pelos criminosos (geralmente agem em 3) que escolhem suas vítimas. Ela atua em 2 minutos, faz parar a atividade do cérebro e com isso os criminosos agem à vontade, fazendo com as vitimas o que querem: roubos, abusos, etc. E o pior: ela não se lembrará de nada!! Em doses maiores essa droga pode fazer a vítima entrar em coma e até levar à morte. Pode ser utilizada em doces, papéis, num livro,… ou ainda em um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás… Cuidado com pessoas que vem falar conosco como se nos conhecessem… especialmente nos pontos de ônibus… E não deixem estranhos entrarem em casa!! Reenvie este alerta para todos os seus contactos. Não custa se prevenir, maldade existe em todos os lugares e cada dia que se passa os bandidos estão inventando algo diferente… O Ricardo Boechat deu hoje uma notícia sinistra na tv. A notícia era sobre uma mulher que comprou uma garrafa de água em um sinal de trânsito, na Zona Oeste do Rio. Logo após beber a água a mulher começou a sentir-se mal e só lembra de ter acordado em uma lanchonete do Bob’s, sem o carro, obviamente. Uma pessoa vende a água e uma moto segue o comprador para “socorrer” a vítima e levar o carro. A água foi analisada e constataram que continha um anestésico de uso veterinário. É mole? ATENÇÃO, não compre nada de vendedores (bandidos) em sinais e engarrafamentos! É UMA NOVA MODALIDADE DE ROUBO – MUITO CUIDADO!!! Pode chegar logo em outros estados…

    A estória da escapolamina está rolando nas redes sociais. Não creio que essa droga seja tão poderosa assim, mas merece uma investigação mais acurada, como a sua.
    Grato pela atenção.
    Mario

  6. [...] evitem cair nesse tipo de bobagem. Temos ainda a famosa “refrigerante com limão mata” (http://www.e-farsas.com/pesquisa-unicamp-misturar-limao-com-refrigerante-faz-mal-a-saude.html), também disponível na versão cerveja [...]

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

As urnas eletrônicas brasileiras são 100% seguras?

É verdade que as urnas eletrônicas são totalmente à prova de ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...