today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Pombas moídas junto com a cevada da Ambev?

- Publicidade -

Será real o vídeo que mostra várias pombas sendo engolidas no meio da cevada que será usada na fabricação das cervejas da Ambev?

No dia 18 de março de 2017, o vídeo abaixo começou a se espalhar através do WhatsApp. Nele podemos ver várias aves sendo sugadas pela máquina que trata um certo tipo de grão. O texto que acompanha essa cena chocante afirma que funcionários da principal fábrica da empresa – em São Paulo – teriam gravado isso escondidos de seus superiores e que as pombas, atraídas pela cevada, acabam sendo moídas juntamente com os grãos!

Os diretores da companhia, de acordo com a denúncia, estariam ignorando o problema e afirmando que “tudo é proteína”.

Será que esse vídeo é real? Foi mesmo filmado na principal fábrica de cerveja do grupo Ambev?

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é real, mas não se trata de nenhum flagrante feito em uma fábrica da Ambev, em São Paulo. Na verdade, o vídeo nem é brasileiro!

Em outubro de 2016, o vídeo mostrando pombas sendo sugadas para o que parece ser um moedor de grãos surgiu na Rússia, como podemos notar em publicações feitas em sites russos, na ocasião!

O vídeo foi enviado para o canal de uma TV local no YouTube por um espectador, afirmando que ele fez as filmagens em um moinho de grãos de uma padaria na cidade de Kazan. A partir daí, o vídeo viralizou, ganhando versões em cada país por onde se espalhou.

Atualização 27/03/2017

Na versão espanhola dessa e-farsa o caso teria ocorrido em uma das fábricas da Cruzcampo em Sevihla (Heineken Espanha).

Conclusão

- Publicidade -

O vídeo não foi filmado no Brasil e não se trata de uma fábrica de cervejas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

40 COMENTÁRIOS

    • Está provado que não é daqui, que não estamos falando de Brasil e de brasileiros. Mas ela não duvida de nada…

      Pós-verdade ou raiva infinita do seu país?

  1. O lado triste é existirem pessoas capazes de postar mentiras. Mesmo na dúvida, repassamos com a preocupação de “e se for verdade ?”. Até que seja comprovado, muitas pessoas poderão ser atingidas. Melhor repassar na dúvida, do que calar e depois, quando acontecerem até mortes, descobrir que era verdade. Lamentável.

    • ERRADO!!!!

      Se tá na dúvida, pesquise e veja se o fato é real ou não. Google tá ai para isso, grandes portais de notícias como globo.com, uol, terra, etc também. Nunca se questionou pq uma noticia sensacionalista, alarmante, inacreditável aparece apenas no whatsapp ou blogs sem credibilidade alguma?

      Melhor criar esse hábito de questionar as coisas (principalmente espalhadas no whatsapp) do que passar para frente acreditando em tudo.

    • “Entendo” que pode ser pior. Não tenho nenhuma prova ou indício, só acho mesmo. Mas exijo da Ambev postar um vídeo mostrando como é aquilo que eu nem sei como é.

      É por isso que este país não progride…

  2. Não acredito que isso aconteça hoje em dia com tantas normas de higiene, o pessoal pega postagens antigas e tenta adequar aos problemas de hoje, fazer o que, pesquisar pra não compartilhar mentira.

  3. Não dúvida nada que esse tipo de barbaridade deva acontecer aqui no Brasil visto os últimos acontecimentos, só lembrando: Leite Parmalat, Carne Sadia, Seara… muito triste em pensar que existem crianças sendo alimentadas com esse tipo de produto. Triste!!!

    • O ilustre já ouviu falar de pão de cevada? Biscoito de cevada? Sabia que pão de cevada é muito apreciado na Europa? Não sabia? Então vá estudar primeiro, antes de falar bobagens por aqui…

  4. Uns dizem que é e este site diz que não é apenas alegando que não é. Por favor dêem uma contra prova, link ou algo parecido que indique a veracidade, senão fica seis por meia dúzia.

  5. Vale ressaltar que, apesar das palavras padaria e panificadora serem sinônimos, o termo padaria nos remete à padaria do bairro, onde compramos o pão pro café da manhã ou da tarde. E o caso aconteceu em uma fábrica de pães (popularmente chamada de panificadora), que produz em larga escala e fornece para mercados e padarias pães embalados (pão de forma fatiado, bisnaguinhas etc).

  6. Ouvi dizer que é um tanque de escoamento, que é o segundo passo depois da esteira de transporte. Os pombos “se jogam” nesse tanque pra cair numa galeria, onde é feito o descascamento, separação, brunição, homogeneização e ensacamento.

  7. Impossivel ser da Ambev, já q a mesma não usa cevada nas suas cervejas… ela usa milho transgênico na produção… se duvidam, leiam o rótulo da sua Brahma ou Skol e veja q nela é descrito CEREAIS NÃO MALTADOS, depois pesquise no Google o q seriam esses cereais não maltados

  8. Independentemente de ser na Rússia e em um moinho de padaria, é um absurdo deixar pombas comerem grãos que irão para consumo humano, e é pior ainda permitir que sejam trituradas junto com os grãos! :-O

  9. Independente do lugar, esse tipo de coisa não pode acontecer. Agora aqui no Brasil está uma vergonha, pois é um escândalo atrás de outro, por isso que as pessoas nem pesquisam quando recebem informações desse tipo e já associam como mais um escândalo Brasileiro.

  10. Como vamos acreditar em empresas que compram selo de certificação, já que a fiscalização e corrupta e vende o mesmo. Difícil acreditar. A administração brasileira e incompetente e ladrões. Então fica difícil de crer , vcs não acham?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos