Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A prova da OAB terá uma 3ª fase que será oral?

Falso

A prova da OAB terá uma 3ª fase que será oral?

Será verdade que a Ordem dos Advogados do Brasil anunciou que a partir de agora a prova da entidade terá mais uma fase, que será oral?

A notícia se espalhou em diversos sites e blogs no final da primeira quinzena de setembro de 2017, sendo bastante compartilhada também nas redes sociais. De acordo com o texto,   a Ordem dos Advogados do Brasil estaria estudando a possibilidade de acrescentar mais uma etapa ao Exame de Ordem.

Fontes fidedignas, afirma o alerta, teriam avisado que a OAB irá endurecer o Exame de Ordem a partir do XXVº, ou seja, o primeiro exame de 2018. A novidade será a inclusão de uma 3ª fase para o Exame, uma fase oral!

A ideia, segundo informações, estaria baseada na “defesa” do TCC que o bacharel de direito já está acostumado ao final do curso, por isso, não haveria nenhum prejuízo!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

A OAB terá mais uma fase para o seu exame? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 12 de setembro de 2017, o Conselho Federal da OAB realizou o II Fórum Nacional de Exame de Ordem, reunindo representantes de todo o Brasil para debater temas ligados à aplicação da prova. Conforme foi explicado pela própria entidade, em nenhum momento foi sequer mencionada a possibilidade de se discutir o acréscimo de uma terceira fase ao Exame de Ordem.

A assessoria de comunicação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil entrou em contato com o E-farsas para que possamos ajudar no esclarecimento dessa notícia falsa, visto que somos referência em checagem de fatos no Brasil! Em nota, a OAB, por meio de sua assessoria, avisa que:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Gostaria de alertá-los acerca de notícia falsa que circula nas redes sociais dando conta de que a OAB estaria estudando mudanças no formato do Exame de Ordem. Abaixo o link para desmentido publicado em nosso portal oficial. Desde já agradeço a atenção de vocês e saúdo vosso trabalho.

http://www.oab.org.br/noticia/55569/noticia-falsa-nas-redes-sociais-sobre-mudancas-no-exame-de-ordem

Origens

A verdade é que essa fake news surgiu em um blog sério e voltado para os futuros advogados chamado Passe na OAB. Em uma publicação feita no dia 1º de abril de 2016, o blog resolveu fazer uma brincadeirinha para comemorar o Dia da Mentira e soltou essa notícia falsa sobre uma possível 3ª fase no Exame da Ordem.

No final do texto, o blog explica:

“[essa é] Uma ‘homenagem’ do blog para o dia da mentira, pois esta é uma das mais ‘deslavadas’ que convivo desde sempre, mas que muitos gostam de passar o ‘terror’ nos seus alunos ou colegas. Este é, sem dúvida, um dos maiores BOATOS de todos os tempos para OAB. Nunca se diga ‘nunca’, mas neste caso, duvido muito que isso um dia irá acontecer. Qual razão? A OAB não tem gente suficiente para avaliar um prova oral para milhares e milhares de examinandos.”

Mesmo o blog deixando bem claro que se tratava de uma brincadeira, muita gente acabou acreditando, compartilhando a piada como se fosse algo sério!

Em 2017, o Passe na OAB repetiu postagem, fazendo (mesmo que sem querer) com que o assunto voltasse à circular nas redes sociais!

O Exame da Ordem já teve Fase Oral

Apesar dessa notícia ser falsa, é bom lembrar aqui que a OAB já adotou a fase oral para a sua prova, no passado! Em julho de 1996, a Ordem dos Advogados do Brasil extinguiu essa fase, que já começou a valer para agosto do mesmo ano.

Na época, o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP, Fábio Ferreira de Oliveira, disse à Folha de São Paulo que:  

“A prova oral era o maior foco de injustiças do exame da OAB. Os candidatos ficavam mais nervosos, e o critério de avaliação era subjetivo. Variava muito de banca para banca examinadora. Por isso a decisão de extingui-la […] Provas escritas são mais objetivas, portanto, os resultados serão mais justos”

Conclusão

A Ordem dos Advogados do Brasil não tem planos de implantar uma 3ª fase no Exame da Ordem! Alguém pegou um texto humorístico de um site e espalhou, omitindo o trecho que avisava que aquilo era uma brincadeira!

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Lucho

    1 de outubro de 2017 em 14:43

    Bem que poderia ter, já que o que tem de sinhô dotô adevogado formado em uniesquina que nem falar sabe.

  2. marco aurelio

    22 de novembro de 2018 em 21:50

    Todo aluno dedicado merece o melhor ensino, e talvez muitos não saibam com buscar e conseguir mais aqui posso ajudar muitas pessoas com o cronograma 90 dias do aprovado direito com carlos toda forma de ajuda e valida quando se trata do nosso futuro

  3. Andrea Silva

    25 de janeiro de 2019 em 20:30

    Por isso é tão perigoso ler uma notícia e não procurar realmente mais informações sobre ela!

    Artigo esclarecedor

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo