Esposa leu a última mensagem de Marcelo Rezende para o Brasil?

Share Button

Será verdade que a esposa de Marcelo Rezende leu, aos prantos, a última carta que teria sido deixada pelo jornalista antes de morrer?

O texto surgiu na web no dia 18 de setembro de 2017 em diversos sites e blogs, se espalhando rapidamente através de muitas publicações nas redes sociais. De acordo com o texto, a esposa do jornalista Marcelo Rezende – morto 2 dias antes em decorrência de um câncer – teria lido, chorando muito, a última carta escrita pelo marido para o Brasil!

Na carta, o jornalista teria dito que o amor que damos a alguém é maior do que o caráter e a inteligência e que devemos aprender a gostar das pessoas que estão em sua volta. Rezende ainda teria escrito que as pessoas parem que adiar uma boa ação, porque “a morte não escolhe segundo o que você fez ou deixou de fazer“.

Será que essa carta é mesmo de autoria do jornalista e apresentador criador do bordão “Corta Pra Mim!“?

Esposa de Marcelo Rezende teria lido a última carta deixada pelo marido para o Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 18 de setembro de 2017, o site especializado em criar notícias falsas chamado News de Hoje publicou o que, segundo ele, seria o texto de uma carta deixada por Marcelo Rezende. Logo em seguida, outro site (conhecido aqui no E-farsas por disseminar notícias falsas) chamado Notícias O Dia também publicou a mesma “notícia”, acrescentando que a esposa do falecido jornalista teria lido a tal carta! O Notícias O Dia ainda disse que a esposa do Marcelo Rezende leu a carta ao prantos, bastante emocionada…

Nem é preciso dizer que nenhum dos dois sites citam fontes, né?

O curioso é que o site Notícias O Dia mostra ter publicado a carta no dia 12 de setembro, 4 dias antes da morte do apresentador:

Site mostra data de publicação errada!

Será que podemos confiar em sites cuja a data de publicação de suas notícias estão erradas?

Uma olhada no texto da suposta carta, podemos perceber que há uma costura de vários autores num mesmo texto. Por exemplo, no trecho a seguir:

“O caráter e a inteligência podem impressionar as pessoas, mas é o amor que damos a alguém que nos faz brilhantes e inesquecíveis em sua vida… Porque o amor torna as pessoas indispensáveis. Assim, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém precisa se lembrar de uma coisa: as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam mesmo é do seu amor”

A frase acima circula há muito tempo na web e outras pessoas já assumiram a sua autoria, como o usuário Everton Melo em 2016.

Agora, reparem no próximo trecho da carta, abaixo:

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

“Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que estão em sua volta. Em pouco tempo descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos”.

Esse trecho é, na verdade, de autoria de Rubem Alves:

 

E, pra finalizar, o trecho da carta a seguir:

“Jamais adie uma boa ação que possa fazer agora, porque a morte não escolhe segundo o que você fez ou deixou de fazer. A morte não espera por ninguém e nem por nada. Ela não tem inimigos e nem amigos”

Essa frase é de um provérbio indiano antiquíssimo, como podemos ver nesse site!

A última postagem feita no perfil do apresentador no Facebook foi uma ilustração da sua chegada no céu, feita pelo @Desenhistaquepensa!

Marcelo Rezende não estava casado, mas tinha uma namorada – Luciana Lacerda – que usou as redes sociais para divulgar um vídeo emocionada onde ela dizia:

“Então gente eu estou vindo aqui para agradecer todas as orações, tudo o que vocês mandaram de vibrações boas, ao longo da nossa jornada desses cinco meses pesados, árduos (…). A cada pessoa que ajoelhou, pediu, a cada mensagem que foi enviada com todo respeito, com toda solidariedade. Quero agradecer todo respeito que vocês tiveram comigo e principalmente com ele[…]”

Boato semelhante

Essa não é a primeira vez que surgem supostas cartas de personalidades recém-falecidas na web! Em setembro de 2016, desmentimos aqui uma carta que teria sido escrita pelo ator Domingos Montagner 2 dias antes da sua morte.

Algumas pessoas se aproveitam de algum assunto comovente para inventar notícias em cima… Lastimável!

Conclusão

A carta atribuída ao jornalista e apresentador Marcelo Rezende não é dele! Com a inteligência e a bagagem cultural que ele tinha, certamente não iria escrever uma carta com remendos de outros autores! Além disso, essa alegada carta só apareceu em sites especializados em criar e disseminar fake news!

Share Button
Cinema / TV, Falso, Famosos, Morte
, , , , , , , ,