Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Resolvido o mistério da foto do OVNI australiano!

Conspirações

Resolvido o mistério da foto do OVNI australiano!

Uma fotografia de um objeto voador não identificado postada no Facebook tornou-se um dos maiores mistérios da rede social… por pouco tempo!

No dia 7 de agosto de 2015, uma publicação chamou a atenção de centenas de milhares de pessoas no Facebook. Um usuário daquela rede social postou uma foto bastante curiosa, onde podemos ver o que perece ser uma nave sobrevoando um lago, em uma tarde chuvosa!

A postagem dizia que a fotografia havia sido tirada na Austrália e que o Facebook estaria tentando remove-la da timeline a qualquer custo.

Apesar do autor da publicação nunca afirmar que se tratava de um disco voador, muita gente ficou alvoroçada para tentar provar que aquilo ali, pairando sobre o lago, seria uma prova de visitas alienígenas ao nosso planeta e a fotografia foi compartilhada mais de 780 mil vezes no Facebook, além de receber mais de 6.000 votos no Reddit e ser vista mais 1,8 milhão de vezes no Imgur!  

Será que essa foto é real?

Mistério do ovni australiano resolvido! (foto: Reprodução/Facebook)

Mistério do ovni australiano resolvido! (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A foto é real, mas não se trata de nenhuma visita alienígena!

Quem resolveu descobrir a verdade sobre essa fotografia foi o pesquisador David James, do blog de língua inglesa Skeptical. Com a ajuda de vários internautas, James conseguiu rastrear o local onde a foto foi tirada e a explicação para o “fenômeno ufo”, assim como nos ensina a Navalha de Occam, é muito mais simples do que muitos possam imaginar.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Diferente do que havia sido informado, o ovni não foi fotografado na Austrália, mas de dentro de um restaurante no Grand Teton National Park, no estado norte-americano de Wyoming!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

No Google Maps é possível ver a fachada do local onde a “nave” teria sido flagrada.

O ovni era apenas um reflexo

No site do restaurante que fica no parque há diversas fotos do interior dos aposentos, onde podemos ver claramente um lustre no teto. Quem tirou a linda e curiosa fotografia fez isso com os vidros da janela fechados, deixando o reflexo das luzes do quarto criarem a ilusão de que havia uma nave lá do lado de fora!

Perceba as semelhanças entre o suposto ovni e a luminária do teto:

australia-ovni2

Note as semelhanças entre a luminária e o suposto ovni! (fotos: Colagem de foto do Facebook com imagens de divulgação do Signal Mountain Lodge!)

Conclusão

O ovni da Austrália era apenas um reflexo de uma luminária na janela de um restaurante nos Estados Unidos. A ideia do autor da postagem de afirmar que o Facebook irá remover a foto foi uma ótima tática para chamar a atenção de mais leitores, mas o ceticismo e o bom senso resolveram o “mistério”!

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. JESSÉ

    17 de agosto de 2015 em 12:38

    Acho bacana essas montagens feitas sem edição por computador.

    Existem vários casos semelhantes a este na internet. Utilizando reflexos de luminárias em janelas fechadas.

  2. EvandroJGC

    17 de agosto de 2015 em 14:52

    Gilmar, poderia investigar aquele caso de alteração de frequência em afinação musical, que é ligado com projetos nazistas? Já procurei na internet, mas só tem teoria da conspiração (um lugar repete de outro etc.).

  3. Marcos A.

    18 de agosto de 2015 em 9:59

    O efeito ficou perfeito, realmente parece uma nave extraterrestre. Mas fiquei impressionado mesmo é com a beleza desse lugar.

  4. Frederico

    26 de agosto de 2015 em 16:47

    O cara que fez essa montagem é realmente muito bom. Quem olha diz realmente ter um “objeto” não identificado no céu.

    • Danilo

      19 de abril de 2016 em 14:37

      Só que não…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo