Uma estátua Maia com código QR na cabeça?

Share Button

Qual será o mistério da estátua antiga da civilização Maia que possui um código QR na cabeça? Seria a prova de viajantes do tempo?

O QR code é um código criado em 1999 bastante usado no controle de estoque na indústria e no comércio, mas tudo indica que uma civilização antigaque teve seu auge entre os anos 250 e 900 – teria conseguido produzir uma estátua com o QR code em sua cabeça!

De acordo com o blog ETs e Etc, a estatua humanoide com uma enorme cabeça exibindo o que parecem ser instruções de um código QR!

O que será que isso significa?

Teriam os maias inventado o QR code?

Os viajantes do tempo existem mesmo?

Estátua com código QR! Mistério intriga internautas! (foto: Reprodução/Facebook)

Estátua com código QR! Mistério intriga internautas! (foto: Reprodução/Ets&Etc)

Mistério

Pouco se sabe a respeito dessa foto e de onde ela surgiu, mas podemos adiantar que não há nenhum indício de que ela tenha manipulada!

Com certeza, a foto foi tirada bem fechada propositalmente para evitar que sejam descobertos mais detalhes a seu respeito!

Abaixo podemos ver outra fotografia em um angulo diferente, mostrando que a estátua parece ser real mesmo:

Outra foto tirada de angulo diferente! (foto: Reprodução/Google)

Outra foto tirada de angulo diferente! (foto: Reprodução/Google)

No caso, a sombra arredondada abaixo da cabeça da peça pode ser explicada por uma pequena curvatura na esfera central no pescoço da figura. Na verdade, a luz vem por trás da peça de cima para baixo, entrando na altura do pescoço diagonalmente!

O código da estátua

Mas afinal, o que significa o código impresso na estátua?

O pesquisador do Metabunk, Mick West, conseguiu decodificar o código impresso nessa peça! O código QR esculpido na estátua é, na verdade, o endereço da Altech México, uma empresa que fornece componentes eletrônicos para controle industrial.

Foto: Metabunk!

Foto: Metabunk!

A Altech México é uma filial da Altech, que tem sede nos Estados Unidos! É normal empresas de grande porte investirem em cultura, patrocinando exposições.

maya-qr2

 

A descoberta levanta novas teorias (mais plausíveis, é claro!):

  • A estátua é moderna e foi feita sob encomenda da empresa, que pode ter patrocinado alguma exposição
  • O escultor pegou um QR code qualquer na web para “se inspirar”

Ou ainda podemos continuar acreditando na ideia de que:

  • O povo Maia conhecia o código QR centenas de anos antes dele ser criado
  • Um viajante do tempo deixou uma “pista” de sua passagem no passado

O novo e o antigo juntos

Muitas exposições feitas em museus e em instalações ao redor do mundo usam desse artifício de criar imagens com temas atuais representados em esculturas antigas.

Além disso, já mostramos aqui no E-farsas que artistas, às vezes, conseguem inserir elementos contemporâneos em obras antigas durante restaurações. Em 2008, pesquisamos a respeito do “mistério” de um astronauta esculpido no meio de outras figuras na fachada de uma igreja construída séculos atrás!

Astronauta foi inserido séculos depois, durante obras de restauração!

Atualização 08/09/2015

Após o assunto voltar a circular nas redes sociais, resolvemos dar uma segunda olhada nessa história e fizemos mais uma busca sobre esse “mistério”.

Segundo apuramos, o CEO da Altech se chama Michael Cooper e mora em New Jersey (EUA). O domínio Altechmexico.com está registrado em seu nome, como podemos ver nesse site de pesquisas de domínios:

dominio_altech

Michael Cooper, além de diretor da Altech, também é um artista plástico e escultor. Isso é confirmado em uma matéria do jornal NJ True Jersey, onde é explicado que Cooper possui mais de 40 anos de experiência em “fine art” e 30 anos em design gráfico. Ele também é proprietário da Cooper Graphics.

Cooper tem apresentado suas esculturas em inúmeros shows, ganhando vários prêmios e tem vários trabalhos em coleções particulares.

A partir dessas novas informações, podemos acreditar que é muita coincidência uma estátua antiga de um povo extinto há vários anos tenha um QR Code que nos leva diretamente ao site de uma empresa cujo o CEO é um artista plástico e escultor, que possui inúmeras obras em exposição nos Estados Unidos – além outras obras em coleções particulares!

Conclusão

Ainda estamos procurando mais informações a respeito dessa estátua (e você pode ajudar aí nos comentários), mas podemos afirmar com certeza que ela não é antiga e que o código gravado nela nos leva ao site de um fornecedor de produtos eletrônicos! Pelo que pudemos apurar posteriormente, o CEO da Altech é escultor e artista plástico e suas coleções fazem sucesso nos Estados Unidos!

Share Button
Tecnologia, UFO, Verdadeiro
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

8 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *