Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A revista Science dá amuletos da sorte aos seus leitores

Dinheiro

A revista Science dá amuletos da sorte aos seus leitores

Será verdade que a prestigiada revista Science está presenteando seus leitores com amuletos da sorte? Descubra se isso é verdadeiro ou falso!

Circulando pela web desde agosto de 2013 – primeiramente em espanhol e agora também em português –, a notícia afirma que uma das revistas científicas de maior prestígio, a Science, estaria sendo distribuída juntamente com um amuleto chinês da sorte.

A revista, de acordo com o texto que está sendo publicado em diversos sites e blogs e nas redes sociais, promete “100% de eficácia garantida” e o amuleto, que consiste em um pedaço de corda vermelha amarrando em uma moeda chinesa, promete uma taxa de sucesso de 50% em todos os períodos além de fortalecer os laços que mantêm o seu amor próprio.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Capa da revista Science com o vale-brinde da sorte. Verdadeira ou farsa? (foto: Reproduçao/Facebook)

Capa da revista Science com o vale-brinde da sorte. Verdadeira ou farsa? (foto: Reproduçao/Facebook)

Verdadeira ou farsa?

A história é falsa! A revista Science não está presenteando nenhum leitor com amuletos.

Para verificar se isso é verdade ou não, basta dar uma visitada ao site da Science. Perceba abaixo que, pelo menos nas últimas 4 edições da revista, não há nenhuma menção a amuletos.

 

Reprodução da capa da edição de 02 de agosto de 2013 da revista Science com a foto de Martin Harvey.

Reprodução da capa da edição de 02 de agosto de 2013 da revista Science com a foto de Martin Harvey.

No dia 2 de agosto de 2013, a capa da revista semanal veio com a excelente fotografia feita por Martin Harvey para a agência Alamy do Lago Magadi, no Quênia. Segundo a Science, geólogos estão fazendo perfurações no local para coletar dados climáticos detalhados do antigo leito do lago.

 

Capa do dia 09 de agosto exibe imagem feita pelo Grupo de R. Wiesendanger da Universidade de Hamburgo

Capa do dia 09 de agosto exibe imagem feita pelo Grupo de R. Wiesendanger da Universidade de Hamburgo

A capa da Science do dia 09 de agosto mostra a imagem feita pelo Grupo de R. Wiesendanger da Universidade de Hamburgo sobre digitalização de skyrmions magnéticos individuais (cinza) e algumas linhas espirais rotação restantes em uma bicamada de Pd / Fe em cima de um (111) de superfície de IR (não entendi nada, mas essa foi a tradução).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Capa da Science de 16 de agosto. Foto de Evans Lagudah e Zak Pretorius

Capa da Science de 16 de agosto. Foto de Evans Lagudah e Zak Pretorius

A edição de 16 de agosto da revista traz na capa a foto da dupla Evans Lagudah e Zak Pretorius e fala (dentre outros assuntos) sobre o fungo Ug99, mortal para linhagens de trigo desprotegidas, mas inofensivo para as plantas que possuem genes de resistência ao “ferrugem do trigo”.

 

Capa do dia 23 de agosto mostra imagem da dupla Luis Rodríguez-Lado e Michael Berg

Capa do dia 23 de agosto mostra imagem da dupla Luis Rodríguez-Lado e Michael Berg

E, por fim, a edição do dia 23 de agosto de 2013 da revista vem com a imagem na capa feita pela dupla Luis Rodríguez-Lado e Michael Berg e mostra a vista parcial do mapa de previsão de níveis elevados de arsênio em águas subterrâneas na China.

 

Origens

Quem inventou essa notícia falsa foi o blog humorístico de língua espanhola El Mundo Today. No dia 19 de agosto de 2013, o colunista Kike Garcia publicou a brincadeira que logo se espalhou pela rede.

O portal El Mundo Today se define como “um diário satírico cujo único fim é o entretenimento” e avisa que nada do que é publicado ali deve ser levado a serio.

Conclusão

Notícia falsa! Nenhuma das edições semanais da Science veio com amuletos da sorte.

 

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. Pingback: A revista Science dá amuletos da sorte aos seus leitores

  2. Lucho

    27 de agosto de 2013 em 19:05

    Quase sempre tem um site de fake news na jogada. El Mundo Today, gostei do nome.

  3. Pingback: A revista Science dá amuletos da sorte aos seus leitoresGMaster Auto Blog RSS Brasil | GMaster Auto Blog RSS Brasil

  4. Rafael

    31 de agosto de 2013 em 10:47

    Eu não sou a pessoa mais indicada a fazer essa tradução, mas uma um pouquinho melhor:

    COVER Spin-resolved scanning tunneling microscopy (STM) image (width: 51.6 nanometers)

    É uma microscopia por corrente de tunelamento (ou seja, não há luz involvida) em que as cores indicam o spin dos elementos na superfície (spin-resolved STM)…

    of single magnetic skyrmions (gray) and a few remaining spin spiral lines in a bilayer of Pd/Fe on top of an Ir(111) surface.

    o que está na superfície são skyrmions (o nome é referência à pessoa que primeiro descreveu essa configuração magnética: Tony Skyrme), em cinza, e algumas linhas de espirais de spin (espirais de spin são outro tipo de configuração magnética. O importante é que ela é topologicamente distinta de um skyrmion… ou, em linguagem mais simples, não existe uma transformação contínua entre um skyrmion e uma espiral de spin). Essas configurações magnéticas apareceram numa bi-camada de chumbo (Pb) e ferro (Fe) sobre um substrato de Irídio (Ir). O (111) é apenas para informar a orientação do cristal de Irídio. Sobre esse cristal é depositado as camadas de ferro e chumbo, cujos átomos são manipulados nessas configurações que você vê na figura.

    • Gilmar Lopes

      31 de agosto de 2013 em 10:49

      Obrigado pela ajuda!

      • Rafael

        31 de agosto de 2013 em 11:14

        Sem problema. Como eu disse, não sou a pessoa mais adequada para traduzir porque não trabalho com isso. Mas o legal desse trabalho é justamente aquela coisa de uma configuração magnética não poder ser transformada em outra. Então se você coloca o spin do átomos na bi-camada de chumbo e ferro nessa configuração chamada skyrmion, idealmente, ela vai continuar assim para sempre (na prática, isso não é totalmente estável, mas tudo bem…)

        O mais legal ainda é que existem dois tipos de skyrmions (chamados de skyrmion e anti-skyrmion). Então, em princípio, você pode armazenar informação digital no spin dos átomos de uma forma estável.

        Essa idéia não é nova, mas o que o grupo conseguiu foi fazer uma rede desses skyrmions. E isso é tipo uma memória de computador, entende? Em cada pontinho da rede você tem um skyrmion que armazena um bit de informação. Como esses skyrmions ocupam um espaço muito, muito menor que os domínios magnéticos típicos de uma memória que usamos hoje em dia, você pode imaginar fazer memórias de computador com capacidade muito maior daquelas disponíveis hoje.

        Bem, é isso. Final do momento nerd. Parabéns pelo site, gosto muito do que você faz.

  5. Rafael

    31 de agosto de 2013 em 11:18

    Oops… meu erro!

    Não é Pb… é Pd… vixe… não é chumbo, é paládio.

    Malz aê… 🙂

  6. André

    1 de setembro de 2013 em 9:18

    Do ponto de vista da probabilidade, a diferença entre sorte e azar é apenas uma questão de ponto de vista. Além disso, não há estudos científicos que comprovem que a posse de um pedaço de metal iria causar a ocorrência de acontecimentos favoráveis ao seu portador, portanto, a revista iria se contradizer se adotasse essa atitude – a menos, é claro, se a mesma fizesse parte de um estudo científico com os leitores.

    • Gilmar Lopes

      1 de setembro de 2013 em 13:01

      Ia ser legal, hein?

  7. Pingback: A revista Science dá amuletos da sorte aos seus leitores | TudoSobreTech

  8. Ronald Kyrmse

    15 de junho de 2015 em 11:30

    Sempre a falsificação mal feita! “Mysterious” em inglês tem Y, não I como segunda letra. E uma revista séria como a Science não usaria ponto de exclamação duplo (!!), coisa de facebuqueiro que não conhece pontuação. Algumas coisas é só olhar para ver que são farsas. Mas o espírito crítico anda muito em baixa entre os internautas!!!
    [ Coloquei três exclamações para ver se me torno mais crível ]

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo