Será que o homem foi mesmo à Lua?

Share Button

Mesmo 45 anos após o homem ter pisado na Lua, muita gente ainda duvida que que isso realmente tenha acontecido! Por isso, separamos algumas provas dessa conquista!

No dia 20 de julho de 1969, a Agência Espacial Norte-americana (NASA) conseguiu um feito inédito: Fez com que um ser humano pisasse no solo lunar pela primeira vez!

Quatro dias antes, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins partiram para a Lua dentro da espaçonave mais poderosa existente (até então), a Apollo 11. Apesar do sucesso da missão, muitos ainda duvidam do assunto e afirmam que o pouso no nosso satélite natural fazia parte de uma enorme fraude para enganar o mundo inteiro sobre a conquista americana da Lua.

O homem pisou mesmo na Lua ou tudo não passou de uma fraude criada pelos EUA?

O homem pisou mesmo na Lua ou tudo não passou de uma fraude criada pelos EUA?

Com essa farsa, dizem os conspiracionistas, os Estados Unidos ganhariam a corrida espacial que vinham travando há anos com a União Soviética…

Mas, bastam apenas alguns minutos de pesquisas na web para descobrirmos uma série de fatos que provam que o homem foi à Lua, sim! Por exemplo, separamos 7 deles:

1 – A conspiração envolveria meio milhão de pessoas

No auge do projeto Apollo, quase meio milhão de pessoas trabalhavam nisso (de acordo com cálculos feitos pelo site de língua inglesa da ONG Clavius) e até hoje, 45 anos depois, ninguém “abriu o bico”!

Alguns sites ainda argumentam que nem todo mundo precisaria ficar sabendo da farsa, pois somente o alto escalão da NASA estaria envolvido no plano. Mas, como a fabricação das naves era terceirizada, os técnicos (de fora da NASA) que ajudaram a projetar e construir as naves e os equipamentos usados na viajem teriam que saber da fraude também.

Isso porque ainda não colocamos nessa conta os parentes dos funcionários… 

O fato é que manter tanta gente calada por tanto tempo é muito difícil e bastaria um envolvido falar para todo o plano ir por água abaixo!

2 – Questão financeira

Como foi dito no tópico anterior,  manter essa turma toda calada deve ter um preço.

A NASA teria que gastar muito dinheiro pra manter a farsa do projeto. Calcule aí os mais de 500 mil “agradinhos” que os Estados Unidos teriam pago aos cúmplices: Gastariam mais com subornos do que se tivessem mandando mesmo os homens para o espaço!

3- A União Soviética desmentiria

A União Soviética estava competindo (e ganhando, em algumas vezes) com os Estados Unidos para ver quem conseguiria levar o primeiro humano à Lua. Se houvesse algum indício de farsa mesmo, com certeza os soviéticos iriam divulgar pra todo o mundo. Sem dó nem piedade!

A soviética Valentina Terechkova foi a primeira mulher a ir ao espaço. Isso foi em 1963!

A soviética Valentina Terechkova foi a primeira mulher a ir ao espaço. Isso foi em 1963!

4 – Rochas trazidas de lá

Os astronautas do Projeto Apollo trouxeram 382kg de rochas lunares que foram estudadas por diversos cientistas no mundo inteiro. Até os russos (rivais dos EUA) puderam comparar as pedras trazidas pelos Estados Unidos com amostras (cerca de 300 gramas) que eles haviam trazido anos antes de missões não-tripuladas, da série Luna. Se os soviéticos encontrassem alguma diferença na composição entre as pedras americanas e as russas, certamente iriam chiar e a farsa cairia por terra!

Rochas trazidas pela tripulação da Apollo 11!

Rochas trazidas pela tripulação da Apollo 11!

5- Espelhos instalados no solo lunar

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

O projeto Lunar Laser Ranging Experiment foi desenvolvido pela NASA para que consigamos saber com exatidão a distância entre a Terra e a Lua. Para isso, foram instalados alguns espelhos na Lua, que refletem feixes de laser disparados daqui da Terra. As luzes dos laseres são apontadas para esse espelhinhos, que refletem os feixes de volta e, o cálculo do tempo dessa “ida-e-volta” resulta na distância Terra-Lua.

Refletores instalados no solo lunar pelos astronautas da NASA! (foto: Wikipédia)

Refletores instalados no solo lunar pelos astronautas da NASA! (foto: Wikipédia)

O cálculo é:

Distância = (velocidade da luz × Tempo levado para a luz para refletir) / 2.

Um dos espelhos foi instalado lá pela Apollo 11 e mais dois foram colocados na superfície lunar, tempos depois, pelas missões Apollo 14 e Apollo 15.

Abaixo, um vídeo mostrando como são feitas essas medições:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/9rvw9zSuIRo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

6 – Fotos de satélite mostram equipamentos deixados pelos astronautas.

Separamos abaixo uma das imagens tiradas pela da sonda americana Lunar Reconnaissance Orbiter, lançada em 2009. Podemos ver num dos locais onde a missão Apollo 11 pousou restos do módulo de pouso, além de mais alguns instrumentos e as trilhas deixadas pelos jipes norte-americanos:

apollo11-objetos

Foto tirada pela Lunar Reconnaissance Orbiter mostra restos de equipamentos deixados pela missão Apollo 11

 

7 – Vídeo feito por Buzz Aldrin durante a conquista da Lua

Assista ao filme abaixo que é uma gravação de uma hora e meia da “estadia” dos astronautas na Lua:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/Dn_d7wR0ZW4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

Essas são apenas algumas das provas que mostram que o homem foi mesmo à Lua. É claro que muita gente ainda continuará duvidando dessa conquista da humanidade e precisamos saber o que você acha dessa história. Você acredita que a Lua já foi visitada por nós? Deixe seus comentários aí abaixo!

Share Button
Conspirações, Lendas Urbanas
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

135 comentários

  1. Mr Wood Dude

    O homem já foi à lua mais de uma vez, não tem sentido ficar repetindo q não fomos.

    Quanto a afirmir q somente a primeira ida durante a Guerra Fria era mentira, bem, ta ae o post pra desmentir a loucura

    • Nartrix

      Segue informações para informar que tudo não passa de uma grande FARSA para enganar chimpanzés:
      http://www.afraudedoseculo.com.br/

      A antiga União Soviética e os EUA forjaram uma rivalidade que de fato não existia, algumas intrigas, mas nada além disso, os assuntos relacionados à poder e soberania estavam sob controle entre eles de modo que a humanidade viesse à pensar que havia rivalidade entre eles, ou já se esqueceram que os EUA e a União Soviética eram aliados na 2ª Guerra Mundial contra Hitller??? Estudem para que não sejam enganados. Se você que está lendo soubesse que por exemplo (por exemplo!) o Brasil estivesse disputando com os EUA uma “suposta” corrida espacial você não estaria cheio de orgulho e satisfeito mesmo que o Brasil perdesse??? Claro que estaria! Pois é! Tudo fazia parte do acordo! Ora! Tinham cientistas russos que faziam parte da Nasa naquela época, ou você não sabia disso??? Quanta inocência heim!? Seja humilde e admita que você estava sendo enganado por todos esses anos, é decepcionante, pois sinceramente eu também fiquei decepcionado, mas, não podemos tapar o sol com a peneira, infelizmente foi mais fácil criar truques cinematográficos aqui na Terra do que tentar ir para a Lua, claro!!! Agora se você ainda não se conforma, tudo bem, eu entendo e respeito! Um dia você também entenderá, mesmo que seja depois da morte!

      A suposta Guerra Fria foi para manter a população mundial condicionada ao medo por um possível apocalipse nuclear, a fim de se manter domínio através do senso de uma rivalidade inexistente. Ora! Não é difícil de se imaginar como isso ocorre, no Brasil por exemplo, os partidos políticos simulam uma rivalidade que de fato não existe, a suposta rivalidade não passa de uma velha tática de guerra “dividir e conquistar”, pois, através de uma falsa rivalidade, são capazes de dividir a opinião das pessoas para enfraquecer a força do povo. A eleição é outro grande exemplo disso, os partidos políticos escolhem seus representantes para que o povo vote, mas, se ELES ESCOLHEM, então não existe eleição, existe sim SELEÇÃO, esses canalhas que selecionam as pessoas para que nós “tolos” votemos, que, na verdade, é uma conspiração disfarçada de democracia, ou melhor, demoniocracia, ou ainda, DEMO=demônio e CRACIA=graça, ou seja, GRAÇA DO DEMÔNIO. Acreditem se quiser, isso é bíblico, quem ofereceu um reino para Jesus? Se ele (o diabo) ofereceu é porque é dele concorda? Basta ler em Lucas 4:6 “E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; PORQUE A MIM ME FOI ENTREGUE, e dou-o a quem quero”.

      Pois é, está escrito também que a verdade liberta, mas isso serve de lição de casa para que você mesmo pesquise!!!

      A mídia está completamente dominada, é óbvio que a grande mídia estará sempre do lado dos que estão no poder. É claro também que existem lobos em pele de cordeiro, se é que vocês me entendem!!!

  2. Marcos A.

    O interessante é que os que não acreditam que o homem foi à lua são os mesmos fanáticos por teorias de conspirações e creem em homenzinhos verdes nos visitando, ilumminatis, Nova Ordem mundial, Chupa Cabra, Papai Noel, Bicho Papão e por aí vai.

  3. Ricardo

    Cara, eu sinceramente acredito que o homem foi à Lua, mas confesso que 2 coisas me deixam no mínimo intrigado:
    1. quando vejo as fotos da nave, que parece muiiiito rudimentar.
    2. como diabos eles voltaram da Lua? Toda a parafernália necessária pra dar a propulsão na nave…

    • Borba

      Claro, você teria projetado uma nave muiiiito melhor que as centenas de cientistas, engenheiros e técnicos empregados pela Grumman Aircraft no desenvolvimento do módulo lunar.
      Pena que você não estivesse lá para ajudar os pobres coitados…

    • Marcos A.

      Por causa da baixa gravidade não é necessária muita propulsão para a volta e uma vez saindo da Lua a atração gravitacional da Terra se encarrega do resto, afinal a própria Lua está em contínua atração da gravidade terrestre.

    • Thauã

      Orbitar é cair. Você chega a uma velocidade lateral tão rápida que a terra se curva pra longe de você. Em termos leigos, os satélites e a Estação Espacial Internacional, tá tudo caíndo. Só que estão caíndo pra um lado, tão rápido que erram o chão. É a esplicação mais símples que há. E orbitar é literalmente isso.
      A Estação Espaicial Internacional, por exemplo, está orbitando a 420-430 Km de altura a uma velocidade de 8Km/s ou 27500 Km/h. Ela dá uma volta na terra a cada hora e meia.

      É nessa velocidade que a Apollo tinha que chegar. E aí acelerar mais ainda pra “cair” até a lua. Imagina quanto combustível precisa? E combustível é pesado. Você precisa de combustível pra levar combustível. Ou seja, se você quer levar mais 1Kg pra órbita, vai precisar colocar mais uns 100Kg de combustível. Aí precisa aumentar seu tanque de combustivel, o que deixa tudo mais pesado.

      Toda aquela parafernalha era pra levar o Módulo Lunar (Chamado LEM, Lunar Excursion Module 10149Kg) e o Módulo de Comando/Serviço (CM, Command Module, 30332 Kg). Só até a órbita da lua. Procure fotos dos dois.
      Depois da injeção lunar, a manebra que colocou a Apollo em rota pra lua, o CM virava de cabça pra baixo e se conectava com a LEM, que estava montada abaixo dele. Dois astronautas passavam para o LEM.
      O LEM se separava do CM e descia pra lua com motor próprio, anulando aquela velocidade “pro lado”.
      Cumprida a caminhada, o LEM deixava pra trás 5600 Kg de peso morto e decolava uns 20 segundos de combustível pra queimar. Era o suficiente para reencontrar com o módulo de comando. Os dois se acoplavam em órbita e os astronautas passavam de volta para a capsula de reentrada.
      A partir daí, o LEM era descartado e o CM acelerava pra cair de volta na terra.
      Perto de entrar na atmosfera terrestre, o módulo de serviço, que continha o motor responsável por acelerar o CM de volta até a terra, era descartado e a capsula onde ficavam os três astronautas descia como um cometa.

      Não basta ser caro pra caramba, não dá pra reutilizar nada do que você manda pra lua. Nada mesmo! Nem os trajes espaciais. É por isso que não mandamos mais gente pra lá.

    • Ozeas

      Não é bem assim. A tecnologia empregada em 1969 era melhor que a de hoje. Basta se informar mais a respeito. Não se pode chamar de rudimentar apenas pq estamos acostumados ver coisas mirabolantes em filmes de ficção científica.
      Teorias da conspiração vão existir sempre. Os anti-conspiracionistas vão dizer que impossível iludir o povo. Não é. Se fosse uma farsa, ela passaria sem problema algum, mesmo que fosse questionada pelos conspiracionistas para sempre. E daí?

  4. Kédima Oliveira

    Se com a tecnologia que tinhamos naquela década conseguimos ir a lua, então com a que temos hoje, já haveria excursões escolares pra lá. Para uma transmissão ao vivo naquela época, ou seja um link da lua, só a bateria teria que ser maior que foguete.

    • Borba

      Seus conhecimentos sobre a tecnologia da época são assombrosos! Com certeza, vamos precisar mudar tudo o que sabemos sobre os avanços técnicos do século XX!!!

    • JP

      Já pesquisou quais os custos e riscos de uma viagem até à lua? Não é uma excursão de férias -.-

      Não há excursões escolares para lá porque é completamente inviável nas condições atuais. Além disso, já temos informações suficientes, por esse e muitos outros motivos seria uma viagem completamente desnecessária.

  5. Vander

    Sorte de vcs que o R7 publica estas bobeiras do efarsas. O site vai morrer e podem chorar. Foram PTlisados e fazem parte do falso capitalismo que impõe pensamentos mentirosos. Cedo ou tarde o R7 para de publicar seus lixos.

  6. William

    Acredito que o Gilmar poderia aproveita e refutar os velhos “argumentos” mal embasados que muita gente cai, a exemplo de: a bandeira “tremulando”, a falta de estrelas, temperatura, pegadas sem umidade, os conspiranóicos (conspirador + paranoicos) adoram usar disso pra desmerecer um grande feito humano, talvez por inveja dos EUA ter ganhado a guerra fria… Vai saber… Me cago de rir quando vejo alguém citando: “Leia a Fraude do Século (website preferido dos conspiranóicos)”, kkkkkkkkk.

  7. Jefferson

    Hoje em dia até desanima ler comentários na Internet (seja sob o assunto que for) pois parece que o povo anda tão carente que precisa se apegar violentamente à uma ideia pra poder sentir que “faz parte” de algo.
    Se dois leitores postarem uma opinião semelhante é capaz de um deles mudar de lado só pra discussão não acabar ali >.<

  8. Mario

    Acompanho o site tem pouco tempo, graças aos vários hoax que meus “amigos” das redes sociais de extrema direita e esquerda compartilham diariamente, e curto muito o trabalho de vocês. No entanto, quando vocês abordam uma Teoria da Conspiração os dois primeiros argumentos que vocês usam são me incomodam, mesmo confiando no trabalho de vocês, pois são meio falaciosos: a quantidade de gente que estaria envolvida e ciente da Conspiração, e a quantidade de dinheiro pra “comprar” toda essa gente.

    Bom, por que acho falaciosos?

    Primeiro que em qualquer plano, ainda que não tenha nada de conspiratório, sempre há várias pessoas envolvidas em diversas etapas e nem todas precisam estar cientes que fazem parte de algo, ou de qual o verdadeiro objetivo daquilo em que estão inseridas. Em um plano, pessoas podem executar tarefas visando uma meta, que ao mesmo tempo ajuda outras a atingirem uma outra meta, que é mais importante, mas as primeiras não sabem disso. Exemplo: vocês falam que os responsáveis pela construção da nave tinham que saber do plano, mas não tinham; para eles bastava saber que estavam construindo uma nave para ir à Lua, pois a nave precisava existir.
    (Quero, no entanto, deixar claro que aqui estou criticando a argumentação usada e não arrumando justificativas que sustentem a Teoria Conspiratória.)

    Segundo (e aí não é exclusivo de vocês, pois escuto muito esse argumento), com relação ao dinheiro que seria usado pra “comprar” as pessoas, é algo que me deixa meio pasmo. Como alguém pode pensar que a única forma de se comprar uma pessoa é com dinheiro? É muito estranho para mim! É como se a pessoa que use esse argumento só consiga imaginar alguém se vendendo por dinheiro, porque ela própria só consiga se imaginar se vendendo por dinheiro (ainda ela nunca venha a se vender de fato). Esse é um argumento muito usado em Teorias sobre “vendas” de competições esportivas, como a Copa do Mundo e lutas de UFC, acompanhado de “esses atletas já ganham muito dinheiro e não teriam como comprá-los”. Excluindo o fato de quem gosta de dinheiro não se importa em ganhar mais dinheiro (e eu conheço gente assim), como um pouco de criatividade é possível pensar em outras maneiras de se “comprar” alguém. E como exemplo deixo as diversas vezes que o Rubinho “deixou” o Alemão passar a frente dele na Fórmula 1. Acho que o Rubinho tem dinheiro suficiente pra não se deixar “comprar” pelo vil metal; foi preciso outra coisa ali.

    Poxa, vocês fazem um trabalho muito legal aqui! Todos os outros argumentos já são, por si só, suficientes! Não precisa usar dessas falácias bobas! São argumentos raso demais! Tanto quanto a maioria dos argumentos que sustentam essas Teorias!

    Quanto a ida à Lua!? Acho que o homem foi sim lá dá um um rolezinho. Mas prefiro acreditar que não foram no que eles dizem que foi a primeira, porque essa Teoria da Conspiração é uma das mais legais!

    É isso! Continuem com o ótimo trabalho de vocês!
    Abraço!

      • Rafael

        Ótimo comentário! Lembrando que a maior parte dos cientístas que construiram a bomba atômica não sabiam o que estavam construindo.
        Eu ainda não cheguei a nenhuma conclusão sobre o homem ter ido a Lua. Existem bons argumentos de ambos os lados e eu ainda não tive tempo de me aprofundar nos argumentos.

  9. Durruti

    Claro que o Homem foi á Lua. Apenas o facto de na altura haver uma feroz competição entre os dois blocos, faria com que qualquer mistificação fosse logo exposta pela então União Soviética, que como é evidente analisou todos os factos ao mais pequeno pormenor

  10. Walter

    1 – A conspiração envolveria meio milhão de pessoas. Já li que foram 400 mil anos atrás, a cada ano aparecem mais. Pessoas manipuláveis se impressionam com grandes quantidades.
    2 – Questão financeira. Mais números para impressionar os incautos.
    3- A União Soviética desmentiria. Aposto que autor destas ‘provas’ não sabe ler russo e nunca leu nada a respeito. Na época do ‘fato’ a guerra fria impedia a importação de livros e revistas russos. Os patrões americanos não permitiam que o povo se contaminasse pelo comunismo…
    4 – Rochas trazidas de lá. Missões russas não tripuladas também trouxeram pedras de lá. Mesmo procedimento feito pelos americanos.
    5- Espelhos instalados no solo lunar. Dê o endereço de um algum centro espalhado pelo mundo que fez a incrível façanha de acertar um espelhinho de 50 cm à 380 mil km entre 2 objetos em movimento (terra e lua).
    6 – Fotos de satélite mostram equipamentos deixados pelos astronautas. As fotos são de uma nitidez incrível. Olhem os detalhes dos equipamentos. Observe como há inúmeros outros por lá no mesmo formato, só que esqueceram de citar nos relatórios. Nem precisava das setas.
    Papel em branco e mente vazia aceitar qualquer coisa…

    • Marcelo

      Entre as diversas bobagens, vou responder ‘a de numero 5:
      (sobre algum centro que pudesse fazer a incrivel facanha de acertar algum dos refletores deixados na Lua)

      Bem, VARIOS centros foram capazes de fazer a “incrivel facanha”… 🙂

      Os primeiros foram
      1- Air Force Cambridge Research Laboratories Lunar Ranging Observatory, no Arizona
      2- Pic du Midi Observatory, na Franca
      3- Tokyo Astronomical Observatory, no Japao
      4- McDonald Observatory, no Texas

      Para os incapazes de usar o google, basta dar uma lida em

      http://en.wikipedia.org/wiki/Lunar_Laser_Ranging_experiment

      • Edivaldo

        wikipédia ? ahauhauhauahuua de quem é o wikipédia ? quem controla a Internet amigão ? Pq os sites da Deep Web não aparecem no google ? os EUA controlam o undo filhão…

        • Eu™

          >Leia http://www.universetoday.com/111188/how-do-we-know-the-moon-landing-isnt-fake/

          Você postou um link que aponta as falhas nos argumentos dos conspiraciotários! Um link que mostra que eles estão errados! KKK

          >Diversos posts de americanos (incluindo cientista) duvidando da ida à lua.

          “Americanos mentem”, não é esse o maior argumento contra a ida do homem à Lua? Se americanos mentem, como você acredita nos comentários feitos por.. AMERICANOS? Temos um paradoxo aqui! E o “cientista” que comentou, chamado DINOPHILE, não mostrou nenhuma credencial e NEM respondeu uma pergunta simples sobre o campo que supostamente ele domina, física. Grande cientista, hein? Agora mostre um cientista de verdade que duvide do feito.

          >Um questão simples pra você: “we’ve had massive disasters just trying to put a shuttle into Earth orbit. Geez, how come the technology was so much better in 1968 than it is today? We saw, in “Apollo 13,” these engineers computing orbits with slide rules, by golly!”

          Uma questão pra você, mesmo com “todos os desastres” dos shuttle (2 no total), sabe quantos lançamentos com SUCESSO foram feitos? 133 (CENTO E TRINTA E TRÊS) lançamentos E pousos com sucesso.

          Seus argumentos são muito, mas MUITO inválidos. Deveria mudar de nick pra ACHISTA, porque de CIENTISTA você não tem é NADA.

  11. Davi

    Claro que o homem não foi à lua, estive lá semana passada e não vi nenhum módulo lunar, só minha cabana de verão.

    Discutir sobre essa viagem é como discutir como jogar xadrez com um pombo.

  12. Thauã

    Na verdade foram 7 missões com a intenção de levar gente pra superfície lunar, entre 1969-72. Apollo 11 a 17. Cada missão levou 3 tripulantes, dois para a superfície e um no módulo de comando, que ficava em órbita mediando comunicações. A 13 teve problemas (É dessa missão que vem a famosa frase “Houston, we have a problem”. Existe um filme sobre isso: Apollo 13) e a alunissagem (aTERRisagem, só que na lua)foi abortada. Ou seja, um total de 12 pessoas já andaram na lua.
    O Rover (aquele jipinho) só foi levado pelas missões Apollo 15 a 17. Aquelas trilhas são de pegadas mesmo.

    Porque não vamos lá de novo?
    Pra quê?
    Você que se pergunta isso, tens idéia do tamanho do Saturno V (o foguete que levou gente pra lua)

    GIGANTESCO!
    Muito maior que o ônibus espacial. É a maior aeronave já construída. Sim, maior que o An225.

    Um desses é muito caro.

  13. Soriak

    E o povo se perguntando o motivo de não terem ido de novo… eu digo: NÃO TEM NECESSIDADE! Enquanto se discute se houve ou não essa visita, eu concordo com um comentário que li aqui: possivelmente a Apollo 11 pode não ter sido a primeira, mas a primeira BEM SUCEDIDA. E até um tempo atás eu era um conspiranóico desses, mas é preciso analisar os fatos. E eu gostaria de ver os contra argumentos usados contra os teóricos da conspiração aqui no site, sera que rola? Abçz!

  14. Genilson

    Vou alimentar um pouco mais a discussão (de propósito). Os itens mencionados poderiam ser rebatidos, quase todos com certo sucesso:
    1. A questão do número de pessoas envolvidas não importa, já que quem sabia a verdade (se era ou não possível a viagem) eram poucos dentre eles (a equipe técnica, os cientistas). Isso diminui bastante a chance de alguém abrir o bico;
    2. A questão financeira, no caso a propina, ou uma aposentadoria permanente, só precisavam pagar alguns envolvidos diretamente com as pesquisas;
    3. No caso da União Soviética, se a viagem não era possível, não dava para eles negarem, se não soubessem como foi feito o truque. (É claro que hoje alguém saberia o truque, mas muita coisa se perdeu com o tempo, assim como rochas que foram surrupiadas);
    4. As rochas podem ter sido trazidas pelas missões não tripuladas;
    5. Os espelhos, levados para lá, da mesma forma;
    6. As fotos. Dizer que nos anos 60 não era possível adulterar fotos, ainda mais por uma nação rica, é ignorar os efeitos especiais de filmes de cinema P&B anteriores como Metropolis, ou alguns de Chaplin. Mais fácil adulterar foto que uma cena de filme;
    7. Vídeo de alguém na Lua daria para criar na Terra, uma simulação perfeita. Nem o efeito da gravidade escapa, já que conseguiram simular isso com velocidade diferente da filmagem.

    Mesmo assim, cada argumento que eu citei pode ser rebatido. E eu acredito que o homem foi à Lua, pelo conjunto dos itens, onde a probabilidade de estarem todos errados ao mesmo tempo é muito pequena.

    • Marcelo

      Em particular, o argumento 3 nao se sustenta de forma alguma.
      Dizer que o truque foi uma filmagem em estudio seria a coisa mais obvia do mundo. Os sovieticos nao falaram nada porque sabiam que era verdade – o maximo que eles podiam fazer era torcer para que a viagem desse errado.
      Mas acompanhar pelo radar, receber transmissoes de video e audio VINDAS DA LUA, etc,etc… se alguma coisa dessas fosse falsa, os sovieticos acusariam imediatamente.
      Alem do mais, toda a preparacao americana para dar esse passo foi acompanhada pelo mundo inteiro, desde a decada anterior.
      Ate’ mesmo a formacao academica de cientistas foi incentivada por um pool de universidades. Em Berkley, por exemplo, surgiu o “Physics Course of Berkeley” nos anos 60 – uma colecao de 5 livros usados em um programa para o ensino de Fisica avancada ainda dentro da graduacao.
      Enfim, todos os sinais de que eles tentariam chegar ‘a Lua ANTES dos russos foram dados. Uma das duas nacoes conseguiria o feito, e os americanos lograram exito.
      Naquela epoca, em um mundo polarizado por URSS e EUA , era uma disputa pela “supremacia tecnica e cientifica”, e se qualquer fraude houvesse, o outro lado apontaria imediatamente.
      Como se pode verificar aqui mesmo, no forum, somente quem nao entende nada de Ciencia, e’ que acha inacreditavel que o homem tenha ido ‘a Lua em 1969…
      Abracos!

    • Eu™

      >1. A questão do número de pessoas envolvidas não importa, já que quem sabia a verdade (se era ou não possível a viagem) eram poucos dentre eles (a equipe técnica, os cientistas). Isso diminui bastante a chance de alguém abrir o bico;

      Esse argumento é inválido, pois se os engenheiros e operários que construíram os foguetes, cápsulas, módulos de pouso, entre outros apetrechos (inclusive com eles sendo a maioria dos quase 500 mil envolvidos) não estivessem envolvidos, com certeza desconfiariam ao tentar fabricar toda a aparelhagem que não funcionaria. Logo foi necessário um projeto grande e complexo o suficiente para que não houvesse desconfiança. E se gastaram tanto pra projetar e construir algo que realmente funciona, por que não utilizar para realmente ir à Lua?

      2. A questão financeira, no caso a propina, ou uma aposentadoria permanente, só precisavam pagar alguns envolvidos diretamente com as pesquisas;

      Vide resposta do 1. Ou envolve todos (e paga pra todos ficarem quietos, gastando mais do que realmente gastariam para ir à Lua) ou envolve poucos, porém os demais apontariam ao detectar as falhas no projeto.

      3. No caso da União Soviética, se a viagem não era possível, não dava para eles negarem, se não soubessem como foi feito o truque. (É claro que hoje alguém saberia o truque, mas muita coisa se perdeu com o tempo, assim como rochas que foram surrupiadas);

      Eles não apenas acompanharam todos os vôos, como captaram as transmissões de rádio diretamente da Lua. E hoje sabemos que eles, apesar de negarem na época, também estavam com projetos avançados para enviar cosmonautas na Lua. Se houvesse o mínimo de desconfiança que seria tudo uma farsa dos EUA, com certeza eles seguiriam com os projetos e não só mandariam cosmonautas para lá como fariam questão de mostrar que nenhum americano jamais pisou na Lua.

      4. As rochas podem ter sido trazidas pelas missões não tripuladas;

      Impossível. Pela quantidade de rocha trazida (mais de 300 kg dos EUA contra menos de 300 GRAMAS dos Sovieticos, esses sim, de forma não tripulada), seria mais fácil e barato mandar pessoas para lá. Como aconteceu.

      5. Os espelhos, levados para lá, da mesma forma;

      Concordo, porém e os demais itens deixados lá e que podem ser observados pela LRO?

      6. As fotos. Dizer que nos anos 60 não era possível adulterar fotos, ainda mais por uma nação rica, é ignorar os efeitos especiais de filmes de cinema P&B anteriores como Metropolis, ou alguns de Chaplin. Mais fácil adulterar foto que uma cena de filme;

      São milhares de fotos, e centenas de horas de filmes. Todas divulgadas amplamente. Daria um trabalhão e gastariam muito mais com a edição do que realmente mandando gente pra lá.

      7. Vídeo de alguém na Lua daria para criar na Terra, uma simulação perfeita. Nem o efeito da gravidade escapa, já que conseguiram simular isso com velocidade diferente da filmagem.

      Aí é que tá o pulo do gato. Na época não existia meios de forjar, em vídeo, algo do tipo. Para a transmissão ao vivo do primeiro pouso da Apollo 11 seria necessário milhões de metros de película e um projetor que fosse capaz de reproduzir tudo isso aí sem cortes.
      Leia a matéria e veja o vídeo.
      http://gizmodo.uol.com.br/video-por-que-o-pouso-lunar-nunca-poderia-ter-sido-forjado/

    • André Queiroz

      Bbzinho, os soviéticos tinham tecnologia para saber o que seria uma farsa ou não. Talvez , apenas se talvez realmente tudo fosse uma filmagem em estúdio, no máximo enganaria trouxas como vc. Mas dai dizer que essa filmagem de estúdio, teria um objetivo de um grande complô internacional para enganar o mundo inteiro, apenas para garantir a superioridade americana? Que viajem essa sua….
      Outra coisa, na mesma época que os americanos foram, os soviéticos enviaram uma sonda não tripulada, Luna 15, e para evitar uma colisão espacial, trocaram planos de vôo com os EUA e ainda mais, acompanharam toda transmissão dos EUA pelo rápido. Será que isso tbm foi farsa? rssss

  15. Issacar

    O fato de existirem objetos feitos pelo homem deixados na lua, não significa que o homem esteve na lua… existe uma sonda em Marte, nem por isso o homem esteve lá. É justamente para isso que servem os robôs de avançada tecnologia, para ir onde o homem ainda não pôde chegar.

  16. Borba

    Os robôs de “avançada tecnologia” que estão atualmente em Marte, com exceção do “Curiosity”, tem menos capacidade de processamento e memória que seu smartphone. E a maior parte dos veículos automatizados enviados à Marte nos últimos 45 anos falhou miserávelmente, o que acabou por criar a piada de que “homenzinhos verdes” estariam sabotando as tentativas de sondar o Planeta Vermelho. O fato dos indianos recentemente terem conseguido sucesso logo na primeira tentativa é um verdadeiro milagre. O fato é que, do ponto de vista técnico da segunda metade do século XX, seres humanos são mais confiáveis por serem capazes de se ajustar às contingências e sanar problemas que os veículos automatizados não são capazes de resolver por si sós. Por exemplo: no primeiro pouso lunar, Neil Armstrong desligou o computador de bordo do LM, pois este deu tilt e estava conduzindo o veículo para dentro de uma grande cratera cheia rochas do tamanho de automóveis. Armstrong tomou os comandos e levou o LM para o lado, para um pouso seguro. Uma sonda automatizada teria se espatifado irremediávelmente.
    O envio de homens à Lua na sétima e oitava décadas do século XX (conhecidas como “anos 60 e 70”)foi motivado, principalmente, pela geopolítica da época e nada tem a ver com a situação global mais recente. Aquilo foi encarado como uma missão militar, não como um processo lógico de exploração e expansão humanas. Pelos padrões de segurança atuais, jamais se permitiria que seres humanos se arriscassem da mesma maneira, salvo por motivo maior. Como uma missão militar, por exemplo.

    • Eu™

      Claro que não há consenso. 20% dos americanos acham que é uma farsa, assim como 25% acreditam que o Sol gira ao redor da Terra, que seria o centro do universo. Dia desses uma imbecil foi presa ao tentar fazer compras com dinheiro impresso em casa, pois viu na internet que o Obama havia liberado. Por aí já dá pra ver o nível da ignorância. A partir do momento que ninguém nunca apresentou evidências irrefutáveis sobre essa suposta fraude, e que até agora os únicos argumentos são baseados em falta de conhecimento básico em física, química e fotografia, tudo isso não passa de bullshit e mimimi ignorante.

  17. Essa é uma questão bem debatida nos dias de hoje, aqui eu li uma questão muito inteligente, quando o colega disse: E quando o homem conseguir de fato pisar na Lua e tirar uma foto da terra, e sair repleto de estrelas a sua volta.

    Todo o passado será negro, manchado… ai sim toda a discussão aqui terá um lado correto e a humanidade vai sentir a verdadeira farsa da politica da guerra fria.

    Na minha humilde opinião, tenho minhas dúvidas do homem ter conseguido por os pés lá… Nem acredito que aquela aeronave espacial ridícula possa voar, muito menos tenha estrutura para as intempéries drásticas que existe naquela superfície sem nenhuma camada de proteção atmosférica.

    A tecnologia esta tão avançada e cada vez mais pessoas inteligente se ligando nos detalhes e fazem argumentos plausíveis.

    Ninguém quer ser desmascarado, isso é fato; outro fato é, se tenho provas reais, jamais vou perde-las e assim minhas convicções tendem a não acreditar que o homem chegou a pisar na lua, mas se o fizer novamente com a tecnologia da atualidade, com certeza terei a capacidade de respeitar se as provas serem semelhantes.

    Deixo aqui meu poster para a prosperidade…

    forte abraço a todos…

    • Eu™

      >Essa é uma questão bem debatida nos dias de hoje, aqui eu li uma questão muito inteligente, quando o colega disse: E quando o homem conseguir de fato pisar na Lua e tirar uma foto da terra, e sair repleto de estrelas a sua volta.

      Marcelo, pode ver todas as fotos tiradas pelas sondas de outros planetas e vai ver que nenhuma estrela aparece. A China mandou no final do ano passado uma sonda que deu uma volta na lua e fotografou a Terra. Advinha? Sem estrelas. Pode ver a maioria das fotos tiradas pelos astronautas que estão na ISS e pode ver que na maioria delas as estrelas não aparecem. Nas que aparecem, foi mantido o obturador da câmera aberto por tempo suficiente para capturar o brilho fraco das estrelas, ao custo de borrar as partes mais claras. É uma questão de conhecimento fotográfico, tempo de exposição, etc. E te contar, em várias fotos das missões Apollo se você mexer com o brilho e o contraste das imagens, vai encontrar as estrelas mais brilhantes no céu.

      >Todo o passado será negro, manchado… ai sim toda a discussão aqui terá um lado correto e a humanidade vai sentir a verdadeira farsa da politica da guerra fria.

      Se nem os soviéticos apresentaram argumentos (e eles mandaram não apenas rovers e sondas, como cápsulas não-tripuladas para a Lua, logo teriam poderio para refutar uma farsa) para isso, não vai ser um bando de comentarista de internet que vai conseguir.

      >Na minha humilde opinião, tenho minhas dúvidas do homem ter conseguido por os pés lá… Nem acredito que aquela aeronave espacial ridícula possa voar, muito menos tenha estrutura para as intempéries drásticas que existe naquela superfície sem nenhuma camada de proteção atmosférica.

      A “aeronave espacial ridícula” era apenas o estágio final da missão. E ela não era “ridícula”, ela é um monstro com mais de 4 metros de altura, de metal, plástico e outros compostos que hoje são usados para mandar gente pra ISS (que também é feita dos mesmos materiais da “aeronave espacial ridícula”). ISS que também existe numa superfície sem nenhuma camada de proteção atmosférica. O que tem a ver? Sondas e rovers “vivem” em vários planetas sem nenhuma camada de proteção atmosférica e rodam por décadas.

      >A tecnologia esta tão avançada e cada vez mais pessoas inteligente se ligando nos detalhes e fazem argumentos plausíveis.

      Os argumentos de hoje são exatamente os argumentos de décadas atrás, levantados por pessoas sem nenhum envolvimento com nenhum tipo de engenharia ou ciência, que baseados apenas no mais puro achismo criaram um mito sobre uma possível farsa. Cite o nome de alguém realmente gabaritado que hoje duvide do feito, que voltamos a conversar.

      >Ninguém quer ser desmascarado, isso é fato; outro fato é, se tenho provas reais, jamais vou perde-las e assim minhas convicções tendem a não acreditar que o homem chegou a pisar na lua, mas se o fizer novamente com a tecnologia da atualidade, com certeza terei a capacidade de respeitar se as provas serem semelhantes.

      A New Horizons acabou de passar por Plutão e já tem gente dizendo que é farsa. A Rosetta pousou um lander em um cometa, farsa. Não adianta, se você quiser acreditar que é farsa, vai fazê-lo mesmo com imagens FULL HD transmitidas ao vivo. A diferença é que tudo isso, com você acreditando ou não, realmente aconteceu. Deal with it.

  18. Marcus Lizander

    Não querendo meter o meu bedelho, mas já metendo…
    Eu não acredito que o homem tenha ido à lua, e querer me convencer com esses tópicos, devem estar de sacanagem!!!
    Vamos a eles:

    1 – A conspiração envolveria meio milhão de pessoas
    E porquê deveria envolver? Quantos funcionários há na Petrobrás e quantos tinham o poder de provar qualquer coisa relativa ao Petrolão? Porque seria diferente na NASA, onde se diz “é confidencial” e ninguém questiona, por ser um órgão de extremo sigilo americano?

    2 – Questão financeira
    Respondida a questão 1, é idiota fazer a segunda afirmação, vocês não acham? Se não precisa envolver muita gente, como gastar muito para calar a boca? De quem?

    3- A União Soviética desmentiria
    Para isso, ela teria que ter provas, vocês não acham? Como ela obteria provas para dementir, se até as fotos, publicadas na Nasa acerca das fontes de luzes capazes de gerar sombras em direções diferentes (sendo que a única fonte de luz na lua é o Sol) não convence vocês?

    4 – Rochas trazidas de lá
    Essa é muito idiota… Se a União Soviética tinha rochas lunares coletadas em missões que não envolviam humanos (para comparar, segundo o texto), porque os USA não as teria também? Tem que ser muito acéfalo para aceitar essa argumentação…

    5- Espelhos instalados no solo lunar
    Essa, igualmente idiota, cabe uma pergunta de volta: O homem esteve em Marte? Se não, há algo de errado com esse argumento, pois a NASA tem um equipamento em Marte, andando, recolhendo amostras, tirando fotos, enfim… se é necessário um homem ter ido lá colocar os espelhos, então, a presença do equipamento em Marte quer dizer que já estiveram lá também?

    6 – Fotos de satélite mostram equipamentos deixados pelos astronautas.
    Mais uma vez, a resposta da anterior mata essa pergunta. A presença de equipamentos na lua não prova a versão de que o homem tenha pisado lá.

    7 – Vídeo feito por Buzz Aldrin durante a conquista da Lua…
    Vídeo… essa é boa… Eu também tenho um vídeo, onde Tom Hanks, no filme Forrest Gump, aperta a mão do Presidente Kennedy, sendo este já morto. Falem sério… Vídeo qualquer um tem… já vi até um comercial que fazia uma brincadeira com o homem chegando a lua e caindo uma luminária… até cair a luminária, era tudo igualzinho…

    As pessoas tem o direito de defender o que acreditam, mas os argumentos usados devem ser um pouco mais “inquestionáveis”, vocês não acham?

    • Eu™

      > Eu não acredito que o homem tenha ido à lua, e querer me convencer com esses tópicos, devem estar de sacanagem!!!

      Você acreditando ou não, não irá mudar a realidade. Foram, e 6 vezes ainda.

      >E porquê deveria envolver? Quantos funcionários há na Petrobrás e quantos tinham o poder de provar qualquer coisa relativa ao Petrolão? Porque seria diferente na NASA, onde se diz “é confidencial” e ninguém questiona, por ser um órgão de extremo sigilo americano?

      Porque sem o envolvimento de todas essas pessoas, eles estariam construindo hardware de verdade capaz de levar gente à Lua. Então se constroem algo que possa levar, por que não levar? E a NASA não é um “órgão de extremo sigilo americano”, você está confundindo com a USAF. A NASA é uma agência civil, que responde sim ao governo, porém não tem todo esse sigilo que você garante ter. Principalmente porque eles dependem da divulgação dos resultados para garantir o orçamento do próximo ano.

      >Respondida a questão 1, é idiota fazer a segunda afirmação, vocês não acham? Se não precisa envolver muita gente, como gastar muito para calar a boca? De quem?

      Novamente, você gasta muito dinheiro construindo um hardware que pode voar, mas não irá, ou dinheiro pagando para todos os envolvidos ficarem quietos. Mas o principal nem é isso, o orçamento da NASA na época da corrida espacial era de 5% do orçamento dos EUA, e foi caindo drasticamente até chegar em menos de 0,5%. E isso não é suficiente para manter todos os projetos E ainda mandar mais gente pra Lua.

      >Para isso, ela teria que ter provas, vocês não acham? Como ela obteria provas para dementir, se até as fotos, publicadas na Nasa acerca das fontes de luzes capazes de gerar sombras em direções diferentes (sendo que a única fonte de luz na lua é o Sol) não convence vocês?

      Mandando gente lá, como iriam fazer antes dos americanos chegarem. Se eles desconfiassem mesmo que por um instante que seria uma farsa, com certeza continuariam seus projetos não apenas para garantir a soberania espacial como para esfregar na cara dos EUA que era tudo mentira e que eles (Soviéticos) descobriram tudo. Simples assim.
      E sobre as fotos, se houvesse mais de uma fonte de luz, não apenas gerariam sombras em direções diferentes como o fariam em TODAS as FOTOS, e AO MESMO TEMPO. Vide uma partida de futebol à noite.

      >Essa é muito idiota… Se a União Soviética tinha rochas lunares coletadas em missões que não envolviam humanos (para comparar, segundo o texto), porque os USA não as teria também? Tem que ser muito acéfalo para aceitar essa argumentação…

      300 g dos Soviéticos contra 300 kg dos EUA. Mandar missões não tripuladas para trazer a quantidade de rocha que foi trazida, sairia muito mais caro do que mandar gente de verdade. Como aconteceu.

      >Essa, igualmente idiota, cabe uma pergunta de volta: O homem esteve em Marte? Se não, há algo de errado com esse argumento, pois a NASA tem um equipamento em Marte, andando, recolhendo amostras, tirando fotos, enfim… se é necessário um homem ter ido lá colocar os espelhos, então, a presença do equipamento em Marte quer dizer que já estiveram lá também?

      Sim, seu raciocínio é válido. Agora me diga, e quanto aos demais objetos deixados por lá que foram detectados pela LRO e por outros países (China, Índia e Japão)? Todos eles (inclusive pegadas humanas e rastros os jipes, os módulos lunares, e até as sombras das bandeiras) foram levados por sondas não tripuladas e deixados lá só esperando outros países fotografarem?

      >Mais uma vez, a resposta da anterior mata essa pergunta. A presença de equipamentos na lua não prova a versão de que o homem tenha pisado lá.

      Não, mas as pegadas e os rastros dos jipes fotografados provam. Qual tipo de evidência faria você acreditar, te levar numa viagem pra você ver com os próprios olhos? Se for assim, espero que você tenha ido ao Pico do Everest ou à Fossa das Marianas, caso contrário duvido que acreditará que alguém já foi em algum destes lugares.

      >Vídeo… essa é boa… Eu também tenho um vídeo, onde Tom Hanks, no filme Forrest Gump, aperta a mão do Presidente Kennedy, sendo este já morto. Falem sério… Vídeo qualquer um tem… já vi até um comercial que fazia uma brincadeira com o homem chegando a lua e caindo uma luminária… até cair a luminária, era tudo igualzinho…

      Você tem milhares de fotos e centenas de horas de vídeos das 6 missões tripuladas? Não? A NASA tem e está ao alcance de qualquer um, pode analisar um por um e achar as adulterações que quiser. Só que tem que provar que foram adulterados, afinal só falar não serve né?

      >As pessoas tem o direito de defender o que acreditam, mas os argumentos usados devem ser um pouco mais “inquestionáveis”, vocês não acham?

      Refute meus argumentos um a um utilizando evidências científicas, químicas e de fotografia, que aí poderei pensar em começar a respeitar seus argumentos.

  19. Will

    Pegadas no solo lunar como se ele estivesse molhado sem atmosfera?
    No (suposto polso?) da navinha aí dos tais homens que foram a lua na suposta decida no solo lunar não subiu uma poeirenta sequer.. É como não ah atmosfera na lua era pra poeira que subiu após o pouso fica no ar e bem visível.. Cadê as estrelas?? Bandeira tremulando como se estivesse no vento se na lua não tem vento pois não ah atmosfera segundo ah NASA ou ah atmosfera?? Como as fotos suportaram temperaturas variáveis pra mais e pra menos, as mesmas provas que diz que o homem foi a lua são as que diz que não foram tem muito erro. É difícil acreditar.

    • Eu™

      > Pegadas no solo lunar como se ele estivesse molhado sem atmosfera?
      Sim, o que tem? Quem te falou que o solo precisa estar molhado (ou precisa haver atmosfera) para deixar pegadas?

      >No (suposto polso?) da navinha aí dos tais homens que foram a lua na suposta decida no solo lunar não subiu uma poeirenta sequer..
      *Pouso. E subiu sim, várias. Veja os vídeos dos pousos.

      > É como não ah atmosfera na lua era pra poeira que subiu após o pouso fica no ar e bem visível..
      Pelo contrário, se HOUVESSE atmosfera a poeira ficaria visível. Como não há, a poeira sobe e cai muito rapidamente. Física básica

      >Cadê as estrelas??
      Estão no céu, você não viu?

      >Bandeira tremulando como se estivesse no vento se na lua não tem vento pois não ah atmosfera segundo ah NASA ou ah atmosfera??
      Não há atmosfera, e não há vento, e também NÃO HÁ BANDEIRA TREMULANDO, como você consegue ver uma bandeira se mexendo a partir de uma FOTOGRAFIA? Só nos filmes de Harry Potter.

      >Como as fotos suportaram temperaturas variáveis pra mais e pra menos,
      Do mesmo jeito que os astronautas, embalados em um traje específico para manter a temperatura estável.

      >as mesmas provas que diz que o homem foi a lua são as que diz que não foram tem muito erro. É difícil acreditar.
      Difícil é estudar e ver que todos esses argumentos são facilmente derrubáveis com um pouquinho de estudo e conhecimento básico sobre física, química e fotografia.

  20. Rogério

    Incrível hein! Em 1969 o homem foi à lua (400 mil km) e hoje em dia dá um trabalhão para ir à Estação Espacial!! (400 km) Acorda, pessoal!

    • André Queiroz

      Acho que está enganado. Não dá trabalho ir a uma estação espacial. Dia desses um russo bateu recorde de 6 meses no espaço. O que vc chama de “trabalho” eu chamo de orçamento. Dia desses os EUA passaram por uma crise econômica e ainda há sequelas em relação a isso. Acorda!

  21. cleres gonçalves da silva

    Pessoal, no meu entender “a ida do homem à lua” entra no mesmo conceito de que o homem “veio do macaco” (o homem não veio do macaco)Como temos a liberdade de expressar nossa opinião sem ofender ninguém, me perdoem os que pensam diferente, mas sempre fui e serei muito averso às histórias que nos forçam a acreditar e infelizmente nos forçam a até estudar.
    Mataram Bin Laden e jogaram no mar; prenderam Sadan e o enforcaram a troco de quê?, em fim, resumindo, estão fazendo vocês acreditarem no que eles querem e o pior, estão tornando nossa raça em pessoas alienadas e manipuladas pela mídia.

    Minha opinião é que se o homem tivesse mesmo ido à lua já teria um Madonalds lá.

    • Eu™

      A única diferença entre tudo isso aí é que existem toneladas de evidências que suportam a ida do homem à Lua. E existem toneladas de evidencias que suportam a TE (que inclusive, NUNCA disse que “o homem veio do macaco”, precisa atualizar as suas fontes). Com você acreditando ou não, não mudará a realidade.

  22. sergio

    E claro que o homem foi a lua,inclusive os filhos dos astronautas que foram la ,eles estudam em uma das melhores universidades que exite na lua ,alguns já ate se formaram ,tem um deles que ate postou em um site dizendo que tem uma casa la e que todo ano ele passa as férias com a família,disse que não moraria la ,mais pra passar so as férias sim .

  23. sergio

    Mais e claro que o homem foi a lua ,inclusive os filhos dos astronautas estudam nas melhores faculdades da lua ,tem deles que já ate se formaram ,tem um deles que comprou uma mansão na lua so pra passar o fim de ano em suas férias .

  24. Sheri

    Olha só que curioso: A pessoa defende a ida do homem a lua, a TEORIA da evoluçao (obrigada genética) e ainda é esquerdopata. Ahahaha! Tudo faz sentido agora. ID na área! Modo ON na doutrinção bovina.

    • Eu™

      E cadê as provas para refutar todos os argumentos apresentado pelo autor do texto?

      Modo ON na estupidez papagaial, repetindo as besteiras que lê/ouve por aí sem sequer questionar.

      BÔNUS: Aprenda o que é uma TEORIA científica antes de vir aqui passar vergonha.

  25. Sheri

    Em entrevista para o programa ‘Agora É Tarde’,
    SE ATÉ O ASTRONAUTA BRASILEIRO MARCOS PONTES DIZ QUE NAO ACREDITA QUE O HOMEM TENHA IDO A LUA. Logo após declaração o apresentador, Danilo Gentili, exclama e ele inverte a afirmação. E aí, serà que foi APENAS um vacilo?

    m.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TLVy-rLL_qY

    • Eu™

      Ué, critica a “doutrinação bovina” mas acredita em vídeos do Youtube.

      Modo INCOERÊNCIA COMPLETA ON.

      KKKK

      E brasileiro adora botar palavras na boca dos outros, né? Já falaram que o Marcos Pontes não acredita na ida do homem à Lua, já falaram que ele viu (e acredita em ETs), já falaram tanta coisa… agora que tal perguntar para o próprio no que ele REALMENTE acredita?

      https://www.facebook.com/astronauta.marcospontes

      E olha só que curioso, postado em 9 de agosto:

      https://www.youtube.com/watch?v=dumMs3Lk048

      Veja só que coisa feia, esse videozinho que você postou não passa de edição e citação fora de contexto feito com o vídeo do Gentili!!

      Palavras do PRÓPRIO MARCOS PONTES:

      “NUNCA falei que não acreditava que o homem foi a Lua. Assista o video original do programa do Danilo Gentili para entender. Algum maluco pegou o video e editou para parecer que eu tinha dito essa besteira. Infelizmente isso acontece…E você verá que milhares de pessoas assistiram aquele video falso. Se não me engano, no programa do Danilo respondi algo como “Eu não ACHO que o homem foi à Lua, eu TENHO CERTEZA!” Aí ficou fácil cortar a segunda parte..kkkk.
      Mas tudo bem..ficou engraçado. “

      Muuuuuu…..

  26. Sheri

    Para finalizar, deixo um video no qual toda pessoa de bem, deveria ver. Esquerdopatas doutrinados são mais dificeis de largar o osso, afinal foram anos e anos de doutrinaçao, mas muitos estão conseguindo despertar. E graças ao bom Deus, o que se segue após é um efeito em cascata de banhos de realidade. Conselho: Saia da Matrix marxista e venha ver as coisa fora da cerca. Beijos.

    Aprendam com nosso professor e profeta.

    https://m.youtube.com/watch?v=tXcNmNX2kkQ&fulldescription=1&hl=pt&gl=BR&client=mv-google

  27. douglas alex pires

    EU tm

    estou ate comedo desse cara!
    o cara perde a maior parte do tempo respondendo aos céticos…
    acho q esse cara faz parte da mafia

  28. Sky of Eraklyon

    O homem não foi mesmo á lua não, foi tudo uma encenação, filmada no mesmo dia que a encenação da final da Copa de 98, que, é claro, foi comprada. Mas tudo isso foi filmado bem ás pressas, pra ser exibido antes do fim do mundo – ou alguém não reparou que ele já acabou desde 2000?! E a culpa, obviamente, é dos Iluminatti, porquê eles sã… Droga, acabou o meu refil de ironias, preciso comprar mais!

    Na boa, se alguém realmente me apresentar um motivo SÉRIO para duvidar disso, como uma prova cabal em vídeo, daquelas que não deixem dúvidas, penso em acreditar. E penso que isso jamais vai acontecer. O homem esteve na lua sim, e até agora todos os argumentos opostos á isso que já vi me parecem ser baseados numa única “prova”: se eu não estava lá para ver, isso prova que não aconteceu e ponto final..

    Aproveito para refutar um argumento sob o meu ponto de vista (alguém me corrija se eu estiver errado): essa velha conversa sobre a “bandeira tremulando, mas não há vento na lua” é endossada pela pura falta de observação. Provavelmente as pessoas acreditam que a bandeira tremule por enxergar as marcas de dobras no formato do tecido da mesma, semelhante ao que ocorre com uma bandeira ao vento. Porém, observe as fotos dessa bandeira de diversos ângulos. Vc notará que essas marcas são EXATAMENTE IGUAIS em todas as fotos, estão nos mesmos lugares e nas mesmas direções. Isso significa que são provenientes muito provavelmente da dobradura do tecido, já que com certeza a bandeira esteve dobrada durante toda a viagem, e foi aberta para ser fincada no solo lunar somente ao momento. As marcas permaneceram marcando o tecido, e a bandeira foi aberta assim. Não importa em qual fotografia, as dobras são perceptivelmente as mesmas, o que definitivamente NÃO ocorreria se houvessem correntes de ar, pois sob a incidência do ar, o tecido tomaria diversas formas.. E falando nessas correntes, aqui vai uma última pergunta á quem usa isto como argumento: sabendo a ciência que não existem correntes de vento na lua, que tipo de boçal se ESQUECERIA deste importante, porém simples detalhe, antes de filmar e fotografar todo o embuste?! Bastaria evitar as correntes de ar no “set de gravação” e pronto… Se fosse mesmo uma farsa, vcs acham que os americanos – americanos – cometeriam um vacilo como este?!?!

    Continuo com a minha tese que teorias conspiratórias são algo patético. Não se deve acreditar mesmo em tudo que é passado para nós, isso eu estou de acordo. Porém, não se deve DUVIDAR DE TUDO, também!! Por qual motivo existem pessoas que são capazes de acreditar que um vidro de cola escolar pode conter, na realidade, resíduos de esqueletos dos dinossauros derretidos e misturados á sangue humano, ou algo do tipo?! Qual a necessidade de se enxergar “verdades ocultas” em qualquer coisa?! Parece que a realidade não os satisfaz e eles passam a vida procurando discrepâncias nas coisas..

    • Eu™

      Pois é. Muitas dessas “hipóteses da conspiração” (não podem nem ser chamadas de teorias, já que pra ser considerada uma teoria deve-se ser cientificamente embasada e passível de evidenciar) são apenas falta de conhecimento e estudo. Um pouco de noções básicas de química, física, matemática e fotografia já seriam suficientes para derrubar mais da metade delas.

      Mas não, é mais fácil acreditar que é tudo mentira (mas não duvidam da existência de ETs ou de fósseis em Marte.. quá quá quá) do que aprender um pouco e ver que na real só estão fazendo papel de bobos.

      😉

  29. Tudo q gera dúvidas na minha opinião não deve ser considerado como verdade absoluta;existem sim,muitas perguntas sem respostas; Uma delas é em relação às temperaturas extremas na lua;100 graus positivos durante o dia e 100 negativos a noite. Como o homem sem roupas tecnológicas na época(até hoje não tem)conseguiria sobreviver? Outra coisa: Os filmes fotográficos da época não funcionavam nessas temperaturas.Se alguém entendido puder explicar agradeço.

    • Eu™

      >Tudo q gera dúvidas na minha opinião não deve ser considerado como verdade absoluta;
      Claro que não. Porém as dúvidas são facilmente resolvidas com apenas um pouco de estudo. Tanto que a grande maioria das alegações feitas pelos conspiracionistas são facilmente respondidas ao se ter noções básicas de química, física, matemática, etc. Os questionamentos são feitos a partir da ignorância das pessoas sobre o que está sendo discutido. E neste caso, as informações estão facilmente acessíveis para quem quiser. Mas vamos lá, vou te ajudar.

      >existem sim,muitas perguntas sem respostas;
      Não existem. Todas as perguntas foram respondidas, basta pesquisar

      >Uma delas é em relação às temperaturas extremas na lua;100 graus positivos durante o dia e 100 negativos a noite. Como o homem sem roupas tecnológicas na época(até hoje não tem)conseguiria sobreviver?
      O que seria uma “roupa tecnológica”? Que tipo de tecnologia você se refere? A Lua não possui atmosfera, portanto a única coisa que atinge “100 graus positivos durante o dia e 100 negativos a noite” é o solo lunar, devido a radiação solar.

      “A transmissão por irradiação transporta a energia térmica por ondas eletromagnéticas, principalmente na região do infravermelho. Ondas eletromagnéticas infravermelhas são ondas de luz que não são visíveis a olho nu.
      Quando um corpo é atingido por uma irradiação de calor, 3 fenômenos ocorrem: uma parte [e absorvida, uma parte é refletida e uma outra parte é transmitida através do corpo.
      O calor irradiado refletido depende principalmente da cor do corpo que o recebe. O calor recebido (não refletido) será tanto maior quando a cor do corpo se aproximar da cor preta e será tanto menor quando o corpo se aproxima do espelho ideal.”

      Já o contrário serve perfeitamente para refletir o calor irradiado pelo Sol. Por isso as roupas dos astronautas são brancas/claras. E pelo espaço ser frio, os astronautas que fazem caminhada espacial (ou seja, saem da proteção da nave, seja da ISS ou do Módulo Lunar) utilizam o traje de EVA (ou EMU) com sistema de aquecimento/resfriamento interno. Dá uma olhada aqui que você vai ver como o traje não é só uma “roupa qualquer”, e que esta tecnologia é usada desde a época do programa Gemini/Apollo sem muitas mudanças:

      http://www.space.com/21987-how-nasa-spacesuits-work-infographic.html

      >Outra coisa: Os filmes fotográficos da época não funcionavam nessas temperaturas.
      Os filmes, assim como os astronautas, não ficavam diretamente em contato com a superfície da Lua (desprotegidos). Então essa lógica – falsa – que “Os filmes fotográficos da época não funcionavam nessas temperaturas” não se aplica. Da mesma forma que os astronautas ficavam dentro dos trajes, os filmes (que foram especialmente produzidos pela Kodak a pedido e seguindo as especificações da NASA) ficavam encapsulados dentro das câmeras, que eram revestidas com material que refletia a radiação solar. Então dentro da câmera as temperaturas eram amenas o suficiente para o funcionamento correto.

      “Não há atmosfera para transferir de forma eficiente o calor da superfície lunar para dispositivos como as câmeras que não estavam em contato direto com o solo. No vácuo, somente a radiação funciona como mecanismo de transferência de calor. A física da transferência de calor por radiação é bem entendida, e o uso correto de acabamento óptico e pintura era o suficiente para controlar a temperatura do filme dentro das câmeras; a temperatura nos módulos lunares foi controlada com acabamentos similares que davam a elas a cor dourada. Além disso, enquanto a superfície lunar realmente fica bastante quente durante o meio-dia lunar, todos os pousos das Apollo foram feitos pouco tempo após o sol se levantar sobre o lugar do pouso. Durante as estadas mais longas, os astronautas perceberam o acréscimo na carga dos refrigeradores de suas roupas espaciais conforme o Sol continuava a se elevar e a temperatura superficial aumentava, mas o efeito era facilmente contrabalançado pelos sistemas ativos e passivos de resfriamento. O filme não estava sob luz solar direta, por isto ele não superaqueceu.”

      >Se alguém entendido puder explicar agradeço.
      Explicado. Se tiver mais alguma dúvida, sinta-se á vontade para perguntar.

  30. reinaldo

    Só o fato 1 e 2 já mostra o mesmo “motivo”, tendencioso, o site não cita todas as fontes também, nunca foi provado que existiu “meio milhão” de pessoas envolvidas no projeto, se tem, eu quero um site com a lista de todos os 500 mil. Mesmo que ainda sim existisse tanta gente envolvida, nada prova que os “500 mil” participaram de forma DIRETA da missão, construção etc…
    Levar pedras “da lua” não significa nada, uma vez que existem pedras da Lua que já caíram na terra, nada prova que realmente sejam tirados diretamente da lua.

    Por último, pense o seguinte: Ainda que seja “caro” enviar alguém pra lá, embora hoje em dia com nossa tecnologia, acredito que não iremos gastar bem menos para chegar até la, o quanto os E.U.A não iriam lucrar com isso? Pense, extração de minérios que devem ter lá, sem contar que seriam um lugar que daria muito lucro com viagem a turismo, o quanto não ganhariam com isso? Sem contar que no mínimo haveria colonização na lua, o homem tem essa mania, se enviassemos realmente um homem até lá, outras naçoes fariam o mesmo e ocorreria uma corrida colonialista óbvia, assim como pode acontecer com Marte, caso aquele plano de “morar” lá seja realmente possível.

    • Eu™

      >Só o fato 1 e 2 já mostra o mesmo “motivo”, tendencioso, o site não cita todas as fontes também, nunca foi provado que existiu “meio milhão” de pessoas envolvidas no projeto, se tem, eu quero um site com a lista de todos os 500 mil. Mesmo que ainda sim existisse tanta gente envolvida, nada prova que os “500 mil” participaram de forma DIRETA da missão, construção etc…

      QUEM É VOCÊ pra “querer” alguma coisa? Quem tem que provar aqui que é uma farsa são os conspiracionistas. E um pouco de interpretação de texto também ajuda, são APROXIMADAMENTE 500 mil, entre todos os envolvidos no desenvolvimento e construção das naves, foguetes, roupas, módulos, etc. Se quer saber, PROCURE, se não quer, azar o teu, eles foram com você acreditando ou não.

      >Levar pedras “da lua” não significa nada, uma vez que existem pedras da Lua que já caíram na terra, nada prova que realmente sejam tirados diretamente da lua.

      1) As pedras lunares que caem na Terra são raras e não chegam nem perto dos quase 400 kg trazidos de lá.

      2) As que foram trazidas pelas Apollo não possuem características das rochas que adentraram – e foram queimadas – pela nossa atmosfera. São rochas com a mesma composição interna, porém mantém as características externas lá da Lua, sem alteração devido à entrada atmosférica. Pergunte a qualquer geólogo.

      >Por último, pense o seguinte: Ainda que seja “caro” enviar alguém pra lá, embora hoje em dia com nossa tecnologia, acredito que não iremos gastar bem menos para chegar até la,

      Não. O gasto será o mesmo, porque a maior “tecnologia” necessária para botar humanos na Lua é a mesma há mais de 50 anos, que são os foguetes.

      > o quanto os E.U.A não iriam lucrar com isso? Pense, extração de minérios que devem ter lá, sem contar que seriam um lugar que daria muito lucro com viagem a turismo, o quanto não ganhariam com isso?

      Com certeza ganhar menos do que gastar. Se hoje custa 30 MILHÕES DE DÓLARES pra mandar UM astronauta pra ISS que fica a apenas 300 km daqui, calcule quanto se gasta para mandar gente para 400 MIL km. Matemática básica.

      > Sem contar que no mínimo haveria colonização na lua, o homem tem essa mania, se enviassemos realmente um homem até lá, outras naçoes fariam o mesmo e ocorreria uma corrida colonialista óbvia, assim como pode acontecer com Marte, caso aquele plano de “morar” lá seja realmente possível.

      Ah sim, pq é tão fácil construir uma base na Lua. Tão fácil quanto montar uma barraca de camping. Só que não.

      Reveja os absurdos que você escreveu e tente novamente, porque não foi desta vez.

  31. Vitória

    O cinturão de van Allen, que A PRÓPRIA NASA diz que NÃO TEM COMO PASSAR POR ELE, e ele é muito radioativo, há 700 milhas de distância dele os russos cheios de proteção sentiram os efeitos da radiação (ou seja, até chegar nele e atravessá-lo leva tempo, não dá pra dizer que o tempo de exposição à radiação seria curto) de olhos fechados (eles viam clarões que definiram como “disparos de estrelas”), imagina se atravessassem, eles seriam fritos. Esse cinturão não tem brechas e fica sempre no mesmo lugar devido ao campo magnético da Terra que o mantém lá, portanto não poderiam fazer uma “rota alternativa”, mas né, cada um acredita no que quiser, mas reflita sobre isso, sendo que a “incontestável” NASA não sabia que a radiação do cinturão era tão abrangente até o episódio com os russos

    • Eu™

      >>O cinturão de van Allen, que A PRÓPRIA NASA diz que NÃO TEM COMO PASSAR POR ELE

      Me mostre no site oficial da NASA algum link onde a agência afirma isso. Duvido

      >>e ele é muito radioativo, há 700 milhas de distância dele os russos cheios de proteção sentiram os efeitos da radiação

      Quais tipos de proteção os Russos usaram?

      >>(ou seja, até chegar nele e atravessá-lo leva tempo, não dá pra dizer que o tempo de exposição à radiação seria curto)

      O próprio James Van Allen que descobriu e estudou os cinturões auxiliou a NASA a bolar uma trajetória onde as Apollo passariam menos tempo possível sobre o efeito do cinturão

      >>de olhos fechados (eles viam clarões que definiram como “disparos de estrelas”),

      Esse efeito é relativo aos raios cósmicos, não tem absolutamente nada a ver com a radição dos cinturões

      >>imagina se atravessassem, eles seriam fritos.

      Não, não seriam, como não foram e como a Órion atravessou tranquilamente ano passado e não mediu nenhum nível de radiação mortifera (nem que afetasse os instrumentos da cápsula). Ou você também não acredita na Órion?

      >>Esse cinturão não tem brechas e fica sempre no mesmo lugar devido ao campo magnético da Terra que o mantém lá, portanto não poderiam fazer uma “rota alternativa”

      OS CINTURÕES (são mais de um, caso não saibam) são em formatos de anel e formam uma “rosquinha” ao redor da linha do Equador. Então SIM, há como ultrapassá-los recebendo a menor quantidade de radiação possível. Estude mais:

      http://www.popsci.com/sites/popsci.com/files/styles/medium_1x_/public/import/2014/image-of-Apollo-11-and-van-allen-belts.gif?itok=0UlCWEtz

      >>mas né, cada um acredita no que quiser

      Eu acredito nas evidências, e elas todas demonstram que o homem foi à Lua.

      >>mas reflita sobre isso, sendo que a “incontestável” NASA não sabia que a radiação do cinturão era tão abrangente até o episódio com os russos

      Aí é você quem está dizendo. E acusações sem provas são apenas falácias. Quero ler as palavras da NASA, do site oficial deles, afirmando isso. DUVIDO.

  32. Darcy

    A Lua é passado, o alvo agora é Marte.
    Muito se fala sobre farsa na net, pouco se prova.
    O homem esteve na Lua sim, por várias vezes, queiram ou não os conspiracionistas.
    Cientificamente, foi e é possível.

    Brincadeira os EUA montarem uma farsa de 14 bilhões de dolares, só pra enganar desocupados da internet no futuro, ainda com a conivência da URSS.
    Em um país que mal consegue lançar um foguete terra-terra, aparecem idiotas que dúvidam dos avanços científicos de quem vem a quase dois séculos investindo maciçamente em tecnologia e desenvolvimento.
    Daqui a pouco vão duvidar do telefone, da energia solar e da própria internete.

  33. welington

    OLÁ AMIGOS? TODOS NOS TEMOS UMA OPINIAO, SOBRE ESTE TEMA TAO OBISCURO, ( SE O HOMEM FOI A LUA OU NAO.) COMPLICADO NAO E COMENTA ESTA MENTIRA, DE QUE O HOMEM FOI PRA LUA. MAIS SIM, EU E VCS NAO PODER FASER NADA, PARA PROVA, DE QUE ELES NUNCA FORAM LA.

  34. MARCOS

    Eu prefiro acreditar, como sempre acreditei, que o homem pisou na lua, até que provem o contrario, doque não acreditar até que provem que pisou.

  35. Paulo

    Como é fácil impressionar as pessoas que não querem usar o bom senso com propaganda e faze-las acreditar em qualquer coisa. Até na estupida historia do homem pisando na lua. Só por um momento pense nos complexos cálculos necessários, feito em tempo real por computadores primitivos da época, com capacidade de processamento ridículos. A transmissão ao vivo também evidentemente falsa, por motivo semelhante. A imagem do modulo lunar pousando e levantando voo da lua deveria ser prova suficiente da fraude ( ainda hoje não conseguem fazer essa maquina funcionar, ou se conseguissem seria um desastre atras do outro). Assim como a historia do 11/09, essa é mais uma mentira que tem que se perpetuar pois os ‘donos’ da mídia de massa, cuja influencia vai muito alem disso, não vão nunca admitir publicamente suas mentiras e manipulações.

    • Eu™

      >Como é fácil impressionar as pessoas que não querem usar o bom senso com propaganda e faze-las acreditar em qualquer coisa.

      Como é fácil entrar numa seção de comentários e postar qualquer merda que vem à mente, sem comprovação nenhuma.

      >Até na estupida historia do homem pisando na lua.

      Prove que é estúpida, imbecil.

      >Só por um momento pense nos complexos cálculos necessários, feito em tempo real por computadores primitivos da época, com capacidade de processamento ridículos.

      Falsa premissa; Quem disse que A) os cálculos devem ser feitos em tempo real por “computadores primitivos da época? B) Os computadores da época possuíam sim poder de processamento suficiente para realizar cálculos complexos, ninguém queria rodar Crysis neles, só fazer contas. E isso é possível desde a invenção do ENIAC.

      >A transmissão ao vivo também evidentemente falsa, por motivo semelhante.

      Quer dizer que na década de 60 não existia transmissão ao vivo? Conte-me mais, por favor!

      >A imagem do modulo lunar pousando e levantando voo da lua deveria ser prova suficiente da fraude

      De qual dos 6 pousos você se refere?

      >( ainda hoje não conseguem fazer essa maquina funcionar, ou se conseguissem seria um desastre atras do outro).

      Falsa premissa. Hoje não temos aviões comerciais que voam mais rápido que o som, então o Concorde nunca existiu. FALÁCIA.

      >Assim como a historia do 11/09, essa é mais uma mentira que tem que se perpetuar pois os ‘donos’ da mídia de massa, cuja influencia vai muito alem disso, não vão nunca admitir publicamente suas mentiras e manipulações.

      Prove que: 11/09 foi forjado; que a ida do homem à Lua foi forjada; que a mídia inventou tudo isso. Duvido. Mas tem que mostrar evidências reais, não só falácias como você fez nesse comentário imbecil e analfabeto.

      CHOLA MAIS.

  36. Pablo revolucionário petralha

    OK..após ouvir os nossos sábios e sabiás brasileiros cheguei a seguinte conclusão…. tudo o que os americanos fizerem é falso e tudo o que os comunistas cubanos fizerem é verdadeiro, outra conclusão os estados unidos não possuem tecnologia e os cubanos são os caras.

  37. mensggforall

    Infelizmente o e-farsas entrou mais uma vez em um assunto difícil.
    Sei que muitos de vocês defendem até o fim isso de ida à Lua,
    mas infelizmente não há provas suficientes.
    Os russos podem até ter colhido poeira de lá, mas também não tem como saber.
    Imagina uma nave capaz de ir ao satélite, escavar e retornar… Em parte teria que fazer sozinha, e sem a tecnologia atual de computadores que tomam decisões complexas.
    ….
    E a refutação de o homem pousar na Lua está em que primeiramente sequer alguém foi lá pra fotografar os supostos locais de pouso (nada de fotos de riscos e pontinhos), atualmente não há tecnologia pra se ir à Lua, mesmo conseguindo investidores.
    E finalmente, se tivessem conseguido naqueles anos 70, não há um motivo sequer pra que desistissem do projeto. Instalar uma estação por lá seria de grande valia, renderia milhões.
    …..
    – Bem, agora já temos a declaração daquele cineasta…
    – E também antes apenas ouvimos falar que os russos já ensinavam nas escolas de que aquilo foi farsa, mas recentemente tivemos informação de que um ex-miiitar confirmou que os russos não tinham como saber, não havia provas de que sim, nem que não.
    Além disso, mesmo que soubessem de algo, nas décadas passadas seria muito fácil desmentir ou encobrir qualquer coisa que dissessem.
    ….
    Outra, nao se chateie se isso já te convencer ou se vierem provas finais, porque dizem que uma mágica tem que ser feita com grandiosidade. -Quem é que já conseguiu desvendar uma mágica sem que o mágico revelasse o segredo? Bem, temos o mágico do cinema, Stan Kubrick (cuja imagem estaria numa das fotos do projeto apollo), que confirmou em vídeo póstumo, que ajudou na representação das viagens, a despeito de sua filha, que tentou livrar a imagem dele. (Ora, o próprio vídeo já o livra, demonstrando que apesar de ter colaborado, não podia deixar encoberto pela eternidade)…

    • Armstrong Aldrin Collins

      >Infelizmente o e-farsas entrou mais uma vez em um assunto difícil.

      É um trabalho sujo mas alguém tem que fazê-lo, não é mesmo?

      >Sei que muitos de vocês defendem até o fim isso de ida à Lua,

      Não é questão de defender, é questão de mostrar a verdade.

      >mas infelizmente não há provas suficientes.

      Não, não há

      >Os russos podem até ter colhido poeira de lá, mas também não tem como saber.

      E isso prova o quê, exatamente?

      >Imagina uma nave capaz de ir ao satélite, escavar e retornar… Em parte teria que fazer sozinha, e sem a tecnologia atual de computadores que tomam decisões complexas.
      ….

      Foi exatamente desta forma que os soviéticos fizeram. E isso prova o quê, exatamente?

      >E a refutação de o homem pousar na Lua está em que primeiramente sequer alguém foi lá pra fotografar os supostos locais de pouso

      Já foram: https://en.wikipedia.org/wiki/Third-party_evidence_for_Apollo_Moon_landings

      >(nada de fotos de riscos e pontinhos)

      Só serve a foto que você quer? Não é assim que a banda toca.

      >atualmente não há tecnologia pra se ir à Lua, mesmo conseguindo investidores.

      Que tecnologia é essa?

      E finalmente, se tivessem conseguido naqueles anos 70, não há um motivo sequer pra que desistissem do projeto. Instalar uma estação por lá seria de grande valia, renderia milhões.

      Então quer dizer que nenhum avião comercial jamais ultrapassou a barreira do som, já que o Concorde foi aposentado? A lógica é a mesma.

      >– Bem, agora já temos a declaração daquele cineasta…

      Fake, diga-se de passagem

      >– E também antes apenas ouvimos falar que os russos já ensinavam nas escolas de que aquilo foi farsa,

      “Ouvimos falar”. Uau, que prova contundente!

      >mas recentemente tivemos informação de que um ex-miiitar confirmou que os russos não tinham como saber, não havia provas de que sim, nem que não.

      Falsa premissa. Isso nunca aconteceu. E os soviéticos eram os únicos capazes de comprovar uma possível farsa, e nunca o fizeram.

      >Além disso, mesmo que soubessem de algo, nas décadas passadas seria muito fácil desmentir ou encobrir qualquer coisa que dissessem.

      Outra mentira. Quanto mais tempo, maiores as chances de uma conspiração ser descoberta: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160201_teoria_conspiracao_tg

      >Outra, nao se chateie se isso já te convencer ou se vierem provas finais, porque dizem que uma mágica tem que ser feita com grandiosidade.

      Nada do que você falou prova que a ida do homem à Lua foi uma farsa, sorry.

      >-Quem é que já conseguiu desvendar uma mágica sem que o mágico revelasse o segredo?

      Eu já. Se você não consegue, o problema é seu.

      >Bem, temos o mágico do cinema, Stan Kubrick (cuja imagem estaria numa das fotos do projeto apollo), que confirmou em vídeo póstumo, que ajudou na representação das viagens, a despeito de sua filha, que tentou livrar a imagem dele. (Ora, o próprio vídeo já o livra, demonstrando que apesar de ter colaborado, não podia deixar encoberto pela eternidade)…

      De novo, relato de um vídeo falso: http://www.snopes.com/false-stanley-kubrick-faked-moon-landings/

      Tente de novo, mas agora com alguma evidência de verdade, e não conjecturas, achismo ou vídeos falsos.

  38. Nartrix

    O E-FARSAS É UMA FARSA!

    1. A NASA recebia comunicações de rádio da Lua em tempo real em 1969.

    2. “Instalaram” um espelho na Lua que ninguém consegue testar sem usar equipamentos estúpidamente caros que ninguém tem acesso.

    3. Não existem sequer imagens dos mais de 4 mil satélites da Terra girando em tempo real.

    4. A NASA mostra apenas imagens parciais da Terra “ao vivo” da Estação Espacial Internacional sobrevoando a pêra terrestre, mas nenhuma da Terra inteira girando num período de 24 horas sem interrupção.

    5. Bilhões de dólares investidos em programas espaciais, e ainda não temos uma câmera na Lua filmando a pêra terrestre girando em tempo real????????

    Já conseguem ver a fraude, ou ainda tá difícil?

    • Eu™

      NARTRIX!! IMBECILZINHO DE MERDA! HÁ QUANTO TEMPO, ACHEI QUE TIVESSE MORRIDO!

      Vamos lá:

      >O E-FARSAS É UMA FARSA!

      E você é um conspiraciotário imbecil acéfalo falacioso de merda. Ah, esqueci do ANALFABETO!!!!!!!!!!! Virou terraplanostra agora também, é?

      >1. A NASA recebia comunicações de rádio da Lua em tempo real em 1969.

      Rádio, sim. Tempo real, não. Tinha delay aproximado de 1,5 segundos, já que as ondas de rádio viajam à velocidade da luz. Precisa atualizar suas fontes!

      >2. “Instalaram” um espelho na Lua que ninguém consegue testar sem usar equipamentos estúpidamente caros que ninguém tem acesso.

      Vários espelhos, não só um. Os Soviéticos também mandaram, não só a NASA! Precisa atualizar suas fontes! Ah sim, e não precisa de equipamentos estupidamente caros, de onde tirou isso? Você pode frequentar um observatório que tenha o necessário e testar você mesmo, sem pagar UM CENTAVO pra isso! Precisa atualizar suas fontes!!!

      >3. Não existem sequer imagens dos mais de 4 mil satélites da Terra girando em tempo real.

      De onde tirou a informação (errada) que são 4 mil satélites? Precisa DEFINITIVAMENTE atualizar suas fontes, heim? Aproveita pra comprar um telescópio, assim você pode ver os satélites EM TEMPO REAL, AO VIVO, e com OS PRÓPRIOS OLHOS!!!!!!!!!!!

      4. A NASA mostra apenas imagens parciais da Terra “ao vivo” da Estação Espacial Internacional sobrevoando a pêra terrestre, mas nenhuma da Terra inteira girando num período de 24 horas sem interrupção.

      ERRADO DE NOVO! RÁ!
      http://epic.gsfc.nasa.gov/galleries
      Divirta-se!

      5. Bilhões de dólares investidos em programas espaciais, e ainda não temos uma câmera na Lua filmando a pêra terrestre girando em tempo real????????

      Falácia de NON SEQUITUR. Bilhões de dólares investidos em aviação civil e ainda não temos um avião à prova de queda?

      >Já conseguem ver a fraude, ou ainda tá difícil?

      Eu já vi. Se chama NARTRIX e é um TOTAL E COMPLETO ANALFABETO, além de uma FRAUDE FALACIOSA!

      Ps.: Quando você vai refutar as 10 provas apresentadas lá no Mensageiro Sideral, hein? Até agora só CORREU de TODOS os questionamentos feitos por nós lá no SITE! ARREGÃO!

  39. Nartrix

    O E-FARSAS É UMA FARSA!

    1. A NASA recebia comunicações de rádio da Lua em tempo real em 1969.

    2. “Instalaram” um espelho na Lua que ninguém consegue testar sem usar equipamentos estúpidamente caros que ninguém tem acesso.

    3. Não existem sequer imagens dos mais de 4 mil satélites da Terra girando em tempo real.

    4. A NASA mostra apenas imagens parciais da Terra “ao vivo” da Estação Espacial Internacional sobrevoando a pêra terrestre, mas nenhuma da Terra inteira girando num período de 24 horas sem interrupção.

    5. Bilhões de dólares investidos em programas espaciais, e ainda não temos uma câmera na Lua filmando a pêra terrestre girando em tempo real????????

    Já conseguem ver a fraude, ou ainda tá difícil?

    • Eu™

      NARTRIX!! IMBECILZINHO DE MERDA! HÁ QUANTO TEMPO, ACHEI QUE TIVESSE MORRIDO!

      Vamos lá:

      >O E-FARSAS É UMA FARSA!

      E você é um conspiraciotário imbecil acéfalo falacioso de merda. Ah, esqueci do ANALFABETO!!!!!!!!!!! Virou terraplanostra agora também, é?

      >1. A NASA recebia comunicações de rádio da Lua em tempo real em 1969.

      Rádio, sim. Tempo real, não. Tinha delay aproximado de 1,5 segundos, já que as ondas de rádio viajam à velocidade da luz. Precisa atualizar suas fontes!

      >2. “Instalaram” um espelho na Lua que ninguém consegue testar sem usar equipamentos estúpidamente caros que ninguém tem acesso.

      Vários espelhos, não só um. Os Soviéticos também mandaram, não só a NASA! Precisa atualizar suas fontes! Ah sim, e não precisa de equipamentos estupidamente caros, de onde tirou isso? Você pode frequentar um observatório que tenha o necessário e testar você mesmo, sem pagar UM CENTAVO pra isso! Precisa atualizar suas fontes!!!

      >3. Não existem sequer imagens dos mais de 4 mil satélites da Terra girando em tempo real.

      De onde tirou a informação (errada) que são 4 mil satélites? Precisa DEFINITIVAMENTE atualizar suas fontes, heim? Aproveita pra comprar um telescópio, assim você pode ver os satélites EM TEMPO REAL, AO VIVO, e com OS PRÓPRIOS OLHOS!!!!!!!!!!!

      4. A NASA mostra apenas imagens parciais da Terra “ao vivo” da Estação Espacial Internacional sobrevoando a pêra terrestre, mas nenhuma da Terra inteira girando num período de 24 horas sem interrupção.

      ERRADO DE NOVO! RÁ!
      http://epic.gsfc.nasa.gov/galleries
      Divirta-se!

      5. Bilhões de dólares investidos em programas espaciais, e ainda não temos uma câmera na Lua filmando a pêra terrestre girando em tempo real????????

      Falácia de NON SEQUITUR. Bilhões de dólares investidos em aviação civil e ainda não temos um avião à prova de queda?

      >Já conseguem ver a fraude, ou ainda tá difícil?

      Eu já vi. Se chama NARTRIX e é um TOTAL E COMPLETO ANALFABETO, além de uma FRAUDE FALACIOSA!

      Ps.: Quando você vai refutar as 10 provas apresentadas lá no Mensageiro Sideral, hein? Até agora só CORREU de TODOS os questionamentos feitos por nós lá no SITE! ARREGÃO!

    • Eu™

      Ok, concordo, mas só uma observação, não foram “6 vezes pra confirmar”. Foram 6 vezes pra fazer ciência e estudar. Na real foram 9 vezes, com 6 pousos, e haviam mais duas missões prontas que foram canceladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *