Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A cidade de São José fechou o comércio na hora da passagem da tocha?

Conspirações

A cidade de São José fechou o comércio na hora da passagem da tocha?

Será verdade que a cidade de São José, em Santa Catarina, fechou as portas do comércio local na hora da passagem da Tocha Olímpica? Descubra aqui no E-farsas! 

Na segunda semana do mês de julho de 2016, uma publicação no Facebook – que no momento desta postagem já contava com mais de 3 mil compartilhamentos e um numero quase igual de curtidas – afirma que moradores da cidade catarinense de São José não teriam comparecido na passagem da tocha como forma de protesto! 

O texto ainda insinua que os comerciantes fecharam as suas portas e quem estava nas ruas correu para se esconder. Além disso, é afirmado também que moradores jogaram ovos, água e outras coisas na comitiva.

A população e os comerciantes teriam tomado esta atitude como forma de protesto, pela atual situação que o Brasil esta vivendo.

Será que isso é verdade?

print or

Reprodução Facebook

Verdade ou Farsa

A cidade de São José (SC), foi uma das escolhidas para participar da passagem da Tocha Olímpica, e de seu revezamento, a data da passagem pela cidade foi no dia 10 de julho (domingo), e este seria o principal motivo para o comércio estar fechado, pois ao contrário de grandes metrópoles, nesta cidade algumas lojas comerciais fecham no domingo.

Além do mais, de acordo com uma moradora da cidade, em um comentário na própria postagem, a rua em que foi feita a fotografia era uma avenida comercial, chamada de Presidente Kennedy, e não há residencias nela, apenas comércios.

Moradores de São José aguardavam a passagem da tocha no início da tarde de domingo (10) Foto:Odemar de Andrade/RBS TV

Moradores de São José aguardavam a passagem da tocha no início da tarde de domingo (10) Foto:Odemar de Andrade/RBS TV

Conversamos com o repórter que publicou a historia pela primeira vez e para o E-Farsas ele disse que havia publicado mesmo, porém logo excluiu a postagem, pois percebeu que a sua fonte estava errada, e justificou os mesmos motivos da moradora da cidade.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mapatocha

Trajeto da Tocha na cidade de São José, cerca de 4 KM Foto Reprodução

Trajeto

Durante o trajeto da tocha olímpica, ela passa por diversas ruas de uma cidade em São José! Foram cerca de quatro quilômetros, e como acontece em todas as cidades por onde ela já passou, a maioria das pessoas fica em pontos estratégicos para acompanhar a passagem da Tocha. Logo, em uma rua ou outra não terão muitos expectadores.

Simbolo dos Jogos Olímpicos

A Tocha Olímpica está passando por diversas cidades de todos os estados do Brasil. Ela foi acendida na Grécia, no dia 21 de abril de 2016 e, no Brasil, seu trajeto começou no dia 3 de maio e terminará no dia 4 de agosto, no Rio de Janeiro.

Mais de 12 mil pessoas de 327 municípios irão carregar a Tocha, usada para passar a chama de um condutor ao outro durante o revezamento até o acendimento da Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que ocorrerão de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro. Símbolo dos Jogos Olímpicos da Modernidade, a Chama Olímpica faz parte de um ritual realizado desde a Grécia Antiga. Ao longo dos anos, a Tocha Olímpica se consolidou como símbolo de paz, união e amizade entre os povos.

Uma tradição antiga que remonta às origens do revezamento da tocha era o envio de mensageiros a todas as cidades da Grécia Antiga, com a missão de anunciar a data de início dos Jogos. Junto com o anúncio era proclamada a trégua olímpica, que começava um mês antes do evento e se estendia até o fim das competições. Neste período, as guerras eram interrompidas para garantir o envolvimento de atletas e espectadores nos Jogos. Hoje, o trajeto também serve para anunciar que os Jogos estão chegando.

A Chama não se apaga

Muitas pessoas tentaram apagar a Tocha em diversas cidades e também aconteceu da Tocha que era carregada por seus condutores se apagar, porém o que sabemos é que a Chama não se apaga, pois a comitiva responsável pela passagem da Tocha tem o “fogo guardado” por assim dizer, que é um fogo reserva que fica preservado das intempéries que possam vir a acontecer.

Em seu deslocamento nestes anos, o fogo olímpico já cruzou o Canal da Mancha de navio, enfrentou a neve, mergulhou até a Grande Barreira de Corais, na Austrália, chegou ao espaço, andou de cavalo e camelo e viajou em canoas indígenas.

Conclusão

A postagem que afirma que os moradores e comerciantes da cidade de São José, em Santa Catarina, não teriam comparecido à passagem da Tocha, é equivocada, pois a Tocha passou na cidade em um domingo a tarde e a fotografia foi feita em uma rua de comércio, onde todos estavam fechados por ser domingo! Esta só foi uma das ruas por onde o comboio passou. Nas cidades por onde ele passa normalmente as pessoas ficam em locais estratégicos para acompanhar a sua passagem.

*Com a colaboração de Riomar Bruno

Continue lendo
26 Comentários

26 Comments

  1. Lucho

    17 de julho de 2016 em 13:24

    Como eu sempre digo, se sai no facebosta, é mentira. Facebosta é o pior lugar do mundo para se informar sobre qualquer coisa.

    E também, como eu sempre digo, o facebosta faz seus usuários ficarem mais burros e ridículos do que já o são.

    Aguardando o mimimi dos babacas defensores dessa merda.

  2. Pingback: A cidade de São José fechou o comércio na hora da passagem da tocha? - Cidadão Repórter

  3. Roseli Schutel

    17 de julho de 2016 em 19:33

    Moro na cidade de São José em Santa Catarina e aqui num domingo não tem casas de comércio abertas. As pessoas se concentraram na praça do centro histórico para ver a tocha que passou com toda a pompa e circunstância, por volta das 12:45 e depois seguiu em direção a Florianópolis que é visinha.

  4. VIEIRA

    17 de julho de 2016 em 22:18

    QUEM TE PATROCINA, A GLOBO? O PT? O GOVERNO FEDERAL INTERINO? AS MEGAEMPRESAS “CAPITALISTAS”?

    COM QUEM EU FALO PRA CONSEGUIR UMA “BOQUINHA DE RANGO” DESSA, HEIN?

    • Eu™

      18 de julho de 2016 em 8:25

      Além de burro por acreditar nessas lorotas do Facebosta, é invejoso!

      E cholão!

      CHOLA MAIS! KKK

    • Lucho

      18 de julho de 2016 em 19:20

      Como você consegue? Primeiramente aprenda que não se escreve com o caps lock ligado, favelado fedorento.

      Maldito incluído digital!

    • Eu™

      19 de julho de 2016 em 7:20

      A tua irmã.

      Chola mais

      • Eu™

        20 de julho de 2016 em 20:10

        Volta pra bosta do Sideral. Corno ateu.

        • Eu™

          21 de julho de 2016 em 11:10

          Aprendeu essa agora, é? Leu no Facebunda ou recebeu no Whatsapp, porque claramente você não teria inventado essa sozinho, de tão analfabeto que é!

          KKK

          Ps.: Pô, Gilmar… aprovar comentário de clone? Tá valendo então?

  5. Luiz Madruga

    18 de julho de 2016 em 0:47

    Realmente a notícia é equivocada…Mas a foto que tenta provar que a população foi às ruas prestigiar o evento, mostra poucas pessoas em frente à Câmera Municipal e deixa dúvidas se estavam realmente ali para promover a Coca-Cola (caras de ursos) ou as Olimpíadas . De qualquer modo, a passagem da tocha foi pífia e decepcionou àqueles que a assistiam. Lamentável !

    • Sedgewick Sexton

      18 de julho de 2016 em 8:10

      A foto mostra uma parte da rua, e apenas de um lado. E nosso povo adora ganhar um “brinde”, então elas ficar carregando qualquer coisa que os patrocinadores distribuam.

      • Sedgewick Sexton

        19 de julho de 2016 em 7:46

        Correção: “então eles vão ficar carregando”

    • Eu™

      18 de julho de 2016 em 8:28

      Você mora lá? A Roseli, do comentário acima, mora. E leia o que ela escreveu:

      Roseli Schutel
      17 de julho de 2016 at 19:33 – Responder
      Moro na cidade de São José em Santa Catarina e aqui num domingo não tem casas de comércio abertas. As pessoas se concentraram na praça do centro histórico para ver a tocha que passou com toda a pompa e circunstância, por volta das 12:45 e depois seguiu em direção a Florianópolis que é visinha.

      Chola mais.

    • Riomar Bruno

      18 de julho de 2016 em 9:06

      A Coca Cola é um dos patrocinadores oficiais do revezamento, inclusive praticamente toda a comunicação é por conta dela, sendo que no comboio da tocha vai alguns caminhões distribuindo os brindes, como uma espécie de leque em formato de cara de urso, umas tochas infláveis com as cores do Bradesco, etc.
      Como disse na matéria a população se concentra em trechos estratégicos para ver a tocha passar.
      Tive a oportunidade de acompanhar a passagem da tocha em Ponta Grossa, no Paraná, realmente a passagem da mesma é muito rápida, (https://www.youtube.com/watch?v=4zN2j6OXs_0) apenas alguns segundos, como se fosse uma corrida, algumas pessoas corriam ao lado da mesma para prolongar este prazer, a cidade de Ponta Grossa foi a ultima cidade do dia a receber a passagem da tocha, e neste caso foi realizado uma festa junto ao acendimento da Pira de repouso (https://www.facebook.com/BlogRiomarBruno/videos/1567637056874017/.
      Nesta festa eram diversos brindes distribuídos à população, alem dos que já citei, também era distribuído garrafinhas de plástico da coca que se acendiam , e mini latinhas de coca cola.

  6. Deivid

    18 de julho de 2016 em 8:29

    DOZE DIAS SEM LOROTAS NA INTERNET E CONT…

    DROGA, ESTAVA INDO TÃO BEM.
    E O POVO DA NET VAI INVENTAR BESTEIRA ENVOLVENDO JUSTAMENTE O MEU ESTADO ¬¬

    SOU DE SC ‘-‘

  7. Leandro

    18 de julho de 2016 em 18:24

    oh, será? fechar o comercio, os donos não ficariam muito felizes. kkk

  8. silvio

    18 de julho de 2016 em 20:00

    que pena…..a tocha deveria passar por dentro do hospitais…, souza aguiar…,entre outros…..pois dentro dos corredores tem muitos enfermos que estão esperando por atendimento digno a dias e podem ver a tocha passar….dentro das farmacias,,,,estão todas vazias, sem medicamentos e tem lugar de sobra para fazer revesamento ….

  9. Pingback: A cidade de São José fechou o comércio na hora da passagem da tocha? | Bola Baiana promoções e cupons de descontoBola Baiana promoções e cupons de desconto

  10. caf

    19 de julho de 2016 em 1:16

    tinha a esperança que fosse verdade, só lamento.

  11. Eriveldon

    19 de julho de 2016 em 10:11

    TOCHA OLIMPICA?? Fala sério? Quem quer ver essa mer.da??

  12. Mauricio

    19 de julho de 2016 em 14:32

    Não Vejo graça alguma na tocha olímpica mais acho que não é só eu KKK!!

  13. antonio

    19 de julho de 2016 em 20:04

    acho isso de emoção de segurar a tocha e o povo querer ve a tocha a maior besteira e boba ,num país onde os governantes não esta nem ai c/ tocha,c/ o povo etc…querem só encher seus bolsos.estamos num brasil onde não tem saúde,educação ,segurança e o pior não tem leis firmes p/ bandido.estamos vivendo onde tudo é caro e só pensam em aumento de impostos etc.,..esse brasil não tem exemplo algum em todos os sentidos p/ um país de fora se orgulhar.um país onde pobres e negros se ferra .um país não pode ser orgulho por promover olimpiadas,copa do mundo,carnaval e samba,deve em primeiro lugar ser um brasil de exemplo na saúde,educação ,justiça etc…o povo de ir as ruas p/ cobrar do governo os nossos direitos e melhoria e não p/ ve uma tocha coisa tosca.

  14. Lucas

    23 de julho de 2016 em 14:28

    Temos que prestar atenção nas fontes em que confiamos, para darmos a informação correta

  15. Mario

    1 de agosto de 2016 em 22:54

    Como o povo é ne parar uma cidade só par isso.

    • Eu™

      7 de agosto de 2016 em 10:30

      É.

  16. Roberto

    18 de março de 2017 em 15:32

    Embora seja uma notícia “comédia”, aqui não dá pra duvidar de nenhum tipo de absurdo…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo