Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Sérgio Moro acabou de ser eleito o 13º maior líder mundial pela revista Fortune?

Falso

Sérgio Moro acabou de ser eleito o 13º maior líder mundial pela revista Fortune?

Sérgio Moro acabou de ser eleito o 13º maior líder mundial pela revista Fortune?

É verdade que o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, acabou de ser escolhido pela revista Fortune o 13º maior líder do mundo?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs (como nesse aqui), e também nas redes sociais e em grupos do WhatsApp, no final de março de 2019. De acordo com o texto, o Congresso Nacional teria recebido ontem à noite a confirmação da premiação promovida pela revista Fortune.

O Ministro da Justiça e Segurança Sérgio Moro teria sido escolhido pela revista como 13° maior líder do mundo! O texto ainda afirma que o ministro foi um dos escolhidos entre 50 nomes, como a primeira-ministra da Alemanha Angela Merkel e o Papa Francisco.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

O ministro Sérgio Moro acabou de ser eleito o 13º maior líder pela revista Fortune? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Uma das coisas que chamam atenção no texto é que ele afirma que o fato foi noticiado “ontem à noite“, mas temos várias versões dessa mesma história e cada uma publicada em uma ocasião diferente.

Uma das versões que se espalharam no WhatsApp

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Fizemos uma busca na lista dos indicados desse ano (de 2018) no site da revista Fortune e não encontramos o nome do ministro lá! Também não encontramos na lista de 2017.

Sérgio Moro aparece na lista, sim, mas isso foi em 2016, como podemos ver a seguir:

Reprodução/Fortune

Diferente do que a “notícia” espalhada afirma, a mídia não se calou diante da homenagem da Fortune a Sérgio Moro (que na ocasião, ainda não era ministro). Vários jornais publicaram a respeito em 2016, dando os parabéns ao então juiz pela conquista.   

Conclusão

A notícia afirmando que Sérgio Moro foi eleito o 13º maior lider mundial pela revista Fortune é verdadeira, mas o fato não aconteceu “ontem à noite”. A homenagem foi feita em 2016 quando Moro ainda era juiz e o assunto foi comentado nos principais veículos de comunicação na ocasião!    

Continue lendo
5 Comentários

5 Comments

  1. Cláudio Cesar de Lima

    30 de março de 2019 em 7:19

    Bem, agora, no entanto, ele é um super agraciado.

  2. Sergio

    30 de março de 2019 em 12:19

    Mesmo sendo em 2016 é uma conquista importante para os brasileiros. Sergio Moro é 13° e Bono Vox 14°, realmente digno de comemorar, o Brasil está carente de heróis verdadeiros!!!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      9 de abril de 2019 em 10:56

      o Brasil está carente de heróis verdadeiros!!!
      O Brasil não precisa de heróis. O Brasil precisa aprender a votar direito, e a cobrar os políticos em que votaram. Enquanto se basearem na figura de “heróis” para nos salvar, vamos continuar tomando no cu na cabeça.

      • Gilmar Lopes

        9 de abril de 2019 em 11:01

        Acho que isso é da natureza humana. Como podemos ver nas religiões, todas pregam que um messias vai voltar para resolver todos os problemas do mundo (mesmo que seja acabando com mundo). Assim é na política: As pessoas acreditam que aquele que fala mais alto, que tem mais firmeza na voz e que traz propostas mais simples e rápidas para resolver problemas complicados é o messias.
        As pessoas não entendem que política não é feita com um único membro, mas com toda a sociedade trabalhando junta. A tendência humana é jogar as responsabilidades pra outra pessoa e deixar que ela se vire lá, enquanto fico aqui na minha.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo