Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Tinta que muda a cor do carro ao toque de um botão!

Falso

Tinta que muda a cor do carro ao toque de um botão!

Vídeo mostra uma tinta revolucionária que dará ao proprietário a oportunidade de poder mudar a cor do seu automóvel a seu gosto com apenas um toque em um botão! Será verdade?

O filme, de pouco mais de um minuto de duração, mostra o que parece ser a realização do sonho da maioria dos proprietários de veículos do mundo. O carro pode mudar de cor com apenas um toque em um botão no painel do automóvel!

Sem dúvida, um recurso muito bacana!

Vídeo mostra a tinta paramagnética que dará ao proprietário do veículo a oportunidade de mudar a cor do carro a um simples toque de um botão! Verdadeiro ou falso: (foto: Montagem do E-farsas sobre vídeo do YouTube)

Vídeo mostra a tinta paramagnética que dará ao proprietário do veículo a oportunidade de mudar a cor do carro a um simples toque de um botão! Verdadeiro ou falso: (foto: Montagem do E-farsas sobre vídeo do YouTube)

A nova tecnologia chamada de “tinta paramagnética” é exibida no filme a seguir, que apareceu na web em maio de 2013 (e voltou a circular novamente em janeiro de 2014) e já teve mais de 240mil visualizações. Na frente da câmera, o carro passa de marrom para o azul e verde!

Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

Verdadeiro ou falso?

Ao assistir ao vídeo, a primeira pergunta que nos veio à mente foi: Como ficaria a documentação desses veículos que mudam de cor? No campo “cor do veículo”, que cor o proprietário deverá colocar?

Fazendo uma busca no YouTube, encontramos mais um vídeo (esse, de 2012) onde a mesma tecnologia parece ter sido empregada na pintura do automóvel:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Olha só! Já que dois vídeos distintos mostram a mesmo efeito na pintura de automóveis diferentes, podemos concluir que essa história é real, né?

Negativo! Isso não prova nada!

Se você prestar atenção nos dois vídeos, vai descobrir que ambos foram publicados pelo mesmo usuário no YouTube. Justin Jimmo tem apenas 11 vídeos publicados em seu canal. Dentre eles, esses dois vídeos dos carros e mudam de cor e mais um, que mostra como foi feito o truque.

No tutorial a seguir, o próprio Justin Jimmo explica como é relativamente fácil mudar a cor de determinado objeto de uma cena usando o software de edição de vídeos After Effects:

 

Tinta Paramagnética

Apesar dos vídeos serem falsos, a ideia de uma tinta automobilística que muda de cor ao gosto do cliente pode virar realidade. Em 2007, a então estudante de Engenharia Andrea Dangelewicz e seus colegas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma tinta (ainda em estágio experimental na época, é lógico) que funciona da seguinte forma: o motorista apertaria um botão no painel do seu carro, que enviaria uma corrente elétrica através da tinta, fabricada com um polímero especial contendo nanopartículas paramagnéticas. O blog Inovação Tecnológica explica:

[…]a corrente elétrica cria um campo magnético que afeta o espaçamento dos cristais no interior das partículas, alterando a forma como elas refletem a luz, o que, na prática, significa que sua cor se altera. A cor desejada poderá ser configurada variando-se a tensão aplicada à tinta.

A tecnologia chamou a atenção das montadoras de veículos e a Nissan chegou a cogitar o lançamento de um veículo que muda de cor graças à ideia da estudante Andrea Dangelewicz e sua turma, mas como podemos ler numa publicação de novembro de 2007 no Daily Tech, o projeto não chegou a sair do papel na fábrica da Nissan.

Conclusão

Apesar de haver um monte de estudos sobre tintas especiais que mudam de cor, os vídeos que estão circulando por aí são falsos!

Continue lendo
14 Comentários

14 Comments

  1. Alexandre Aguiar

    15 de janeiro de 2014 em 8:14

    Poderiam inventar um botãozinho desses para lavar o carro. Ficar sábado à tarde de baldinho e paninho na mão é dose. rsrsrs

  2. Carlos

    15 de janeiro de 2014 em 10:03

    Os ladrões iriam adorar essa tinta.

  3. Juh

    16 de janeiro de 2014 em 20:56

    A ideia é boa.

  4. Denis

    5 de fevereiro de 2014 em 19:53

    Knight Rider!

  5. carlos

    29 de maio de 2015 em 20:21

    Efarsas errando mais uma vez… a tinta existe a alguns poucos anos. Pesquisem mais antes de falar besteira

    • Gilmar Lopes

      30 de maio de 2015 em 20:10

      Leia o artigo inteiro, por favor!

  6. nilton

    1 de junho de 2015 em 20:02

    Ok, então explica como é feito.
    Falar que algo existe ou não é fácil, mas comprovar não é.

    • Gilmar Lopes

      1 de junho de 2015 em 20:05

      Ué! O correto seria quem está fazendo a afirmação que tem que provar, não acha?

  7. Eliel v8 Pintura Automotiva

    4 de agosto de 2016 em 5:38

    Isso é coisa do demooonio :@

  8. carlos

    23 de novembro de 2016 em 21:07

    esse site e o tal de detetive virtual do fantastico são a mesma merda. pensam que são os donos da verdade mas de nada sabem.

    • Gilmar Lopes

      24 de novembro de 2016 em 8:41

      Agora você disse uma verdade! Não sabemos de nada mesmo! Por isso a gente pesquisa antes de publicar!

  9. Marlon

    4 de agosto de 2017 em 18:44

    É farsa aquela bugat de 10,5 mill do salão do altomovel mudando de cor também é uma farsa??

    • Boo Gati

      5 de agosto de 2017 em 7:02

      Sim, farsa. Foram aplicados filtros na filmagem. Note que TODO o vídeo muda de cor, inclusive as pessoas próximas ao veículo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo