Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Três investigadores dos ataques de 11/09 morreram no mesmo dia?

Conspirações

Três investigadores dos ataques de 11/09 morreram no mesmo dia?

É verdade que três jornalistas que investigavam dos ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center morreram de causas misteriosas no mesmo dia?

Notícia afirma que três investigadores que trabalhavam em um documentário sobre os ataques ao World Trade Center – ocorridos em 11 de setembro de 2001 – teriam morrido quase que simultaneamente (em um curto espaço tempo entre as mortes) e que suas mortes não puderam ser investigadas pela polícia.

O artigo dá a entender que os jornalistas podem ter sido assassinados para que provas fossem destruídas, mas será que isso é verdade mesmo?

Três jornalistas que estava investigando os ataques de 11 de setembro morreram misteriosamente! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Três jornalistas que estava investigando os ataques de 11 de setembro morreram misteriosamente! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

O rumor surgiu em fevereiro de 2015 e citava os nomes de três jornalistas que estariam envolvidos nas investigações sobre os atentados contra as Torres Gêmeas nos Estados Unidos e que, segundo a notícia que se espalhou por diversos sites e blogs, teriam morrido com pouca diferença de horas entre eles. A causa das mortes não teriam sido divulgadas, de acordo com a reportagem…

Muita gente começou a repassar a notícia, que dava a impressão de que haveria um grupo por trás das mortes com a intenção de acabar com possíveis provas que desmascarariam toda a farsa do 11 de setembro. No entanto, tudo não passou de um boato criado por um site de um jornalista norte-americano que se passa por uma freira que, supostamente, luta contra a Nova Ordem Mundial!

Explicando

O site “Whatdoesitmean” é recheado de notícias de cunho conspiratório inventadas por uma freira chamada Sorcha Faal que é, na verdade, o jornalista norte-americano David Booth. O artigo, que foi publicado no dia 13 de fevereiro de 2015, mistura uma série de histórias inventadas com algumas pitadas de dados reais. É verdade que três jornalistas morreram nos Estados Unidos em um curto espaço de tempo, mas suas mortes não tem nada de misterioso, como foi afirmado.

O correspondente da CBS Bob Simon morreu no dia 11 de fevereiro, aos 73 anos de idade, em um acidente de automóvel em uma rua de Manhattan, quando o carro em que ele estava como passageiro avançou um sinal vermelho e bateu em outro. Simon estava sem o cinto de segurança e foi levado junto com o motorista do outro veículo ao hospital. O jornalista morreu poucas horas depois.

Bob Simon

Bob Simon morreu aos 73 anos de idade em um acidente de automóvel! (foto: Reprodução/Mirror)

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Outro jornalista que morreu, só que no dia seguinte, foi Ned Colt, de um acidente vascular cerebral. Ned trabalhou até 2009 na NBC, quando saiu para trabalhar no setor humanitário as Nações Unidas, dedicando-se aos refugiados.

O que parece ter dado um pontapé na série de boatos sobre o suposto assassinato dos três jornalistas foi que no mesmo dia 12 de fevereiro, David Carr morreu em sua sala – na redação do NY Times. O jornalista desmaiou em seu escritório e morreu, subitamente. O mais curioso de sua morte (além de ter sido súbita) é que ele tinha a mesma idade de Ned Colt e – para alimentar ainda mais a imaginação dos conspiracionsitas  – pouco tempo antes, havia moderado um debate sobre um documentário do “espião” Edward Snowden.

David Carr morreu em seu escritório, aos 58 anos de idade! (foto: Reprodução)

David Carr morreu em seu escritório, aos 58 anos de idade! Sua morte repentina pode ter sido o estopim do boato! (foto: Reprodução/Zuma Press)

Diferente do que foi afirmado no artigo publicado por Sorcha Faal, nenhum dos três jornalistas estava trabalhando (pelo menos, não oficialmente) em um documentário a respeito dos ataques às Torres Gêmeas.

É fácil criar uma teoria conspiratória

Os ataques ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, chocaram o mundo inteiro e até hoje centenas de teorias conspiratórias surgem a respeito como, por exemplo, que o próprio Governo dos Estados Unidos estaria envolvido nos ataques, dentre outras…

Acontece que é muito fácil criar um boato qualquer, usando somente fatos reais. Um exemplo disso é a notícia real de três bombeiros aposentados que morreram no mesmo dia, 13 anos após salvarem centenas de vítimas das Torres Gêmeas. A “coincidência” poderia ser atribuída a algum grupo que estaria acabando com as “provas” da “farsa” que supostamente teriam sido os ataques terroristas. No entanto, ficou provado que o trio sofria de um tipo de câncer atribuído à inalação das poeiras tóxicas liberadas pelos escombros dos prédios.

Nada de inexplicado ou de conspiratório por aqui.

Conclusão

A notícia que insinua que três jornalistas que investigavam os ataques às Torres Gêmeas foram assassinados no mesmo dia é falsa! Houve 3 mortes de jornalistas em pouco espaço de tempo nos Estados Unidos, mas isso foi apenas uma fatalidade.

Continue lendo
25 Comentários

25 Comments

  1. Pierrot

    5 de março de 2015 em 7:50

    Ainda tenho minhas duvidas quanto ao 11 de setembro, e a duvida e a incerteza só aumenta em cima de muitos boatos que você fica com um pé atrás se é ou não verdade (mas também reconheço aqueles sem pé nem cabeça)

    • Gilmar Lopes

      5 de março de 2015 em 8:36

      Pra te falar a verdade, também sou meio cismado (principalmente, com o fato das torres terem implodido – aquilo não me entra na cabeça). Mas não podemos nos apoiar em boatos pra tentar validar uma teoria, né? 🙂

      • Felipe Peters Berchielli

        5 de março de 2015 em 13:45

        Gilmar, até hoje oque mais intriga é a implosão da torre 7…aquilo foi bizarro,quem sabe voce não da uma investigada e separa o fato do mito.

        • Danilo Vinicius

          10 de março de 2015 em 14:58

          O Gilmar só precisa ter cuidado para não acabar descobrindo muito e “apagarem” ele também, hehe, com ótimo serviço que ele faz de filtrar toda essa desinformação que circula pela internet, acabaria sendo uma grande perda.

          • Gilmar Lopes

            10 de março de 2015 em 15:02

            kkkkkkkkkkkkkkk! Meus amigos maçons, iluminatti e reptilianos não iam deixar isso acontecer!

    • Lucas

      31 de janeiro de 2019 em 23:05

      Esse link tem uma compilação de videos q tem argumentos plausíveis com perguntas q nao tem respostas sao muitas pontas soltas… Google agora esta tirando escondendo esses tipos de teoria da conspiração isso so faz com quem duvida mais ainda q EUA é uma Farsa. E outra coisa sao tantas pontas soltas e perguntas nunca respondidas q esta Mas se vcs verem essa lista de documentários sobre 11 de setembro uma compilação seguir essa ordem talvez vcs vao ter um pouco de duvida… Meu primo me chamava de louco sobre 11 de setembro, mas depois q ele separou um dia pra ele so pra ver esses videos ele ficou sem respostas feitas nesses videos
      https://www.youtube.com/playlist?list=PL5XDIdAym6PC4UjOBy0kAV4CIhQ-PCUEF

  2. Hugo

    5 de março de 2015 em 8:26

    legal, da mesma forma que é fácil inventar qualquer coisa é muito fácil simplesmente desacreditar qualquer coisa né? Gosto do seu site porque você explica porque é falso tal boato, mas simplesmente “achar” não quer dizer nada.

    • Gilmar Lopes

      5 de março de 2015 em 8:34

      Não estou achando! Só estou mostrando que quem afirmou a suposta teoria conspiratória não apresentou nenhuma prova. Assim fica fácil, né?

  3. Marcos A.

    5 de março de 2015 em 8:34

    Os conspiracionistas piram com essas coincidências. Imagine a quantidade de gente que teria que ter envolvida em um fato desse tipo nos quais teriam que passar uma borracha para apagar os rastros. Tem que ser muito alucinado para acreditar em tanta bobagem.

    • Alvaro Reis

      5 de março de 2015 em 14:14

      Só pra refrescar a memória: A invasão do Iraque por parte dos EUA foi motivada por uma conspiração. Inventaram a história das armas de destruição em massa, e pronto, invadiram. Simples assim, uma mentira, uma guerra.

      Para você ver que nem tudo é conspiracionismo doido.

      E para chegar a um objetivo não é necessário explicá-lo as todas as pessoas envolvidas.

      Eu acho que o que mais apoia a teoria do acobertamento do 11 de Setembro, é o fato de não haver filmagem do avião se chocando contra o Pentágono.

      Minha gente… como é que o prédio mais vigiado do mundo depois da Casa Branca, não possuía uma câmera para flagrar um avião dando um rasante miraculoso (que já foi afirmado que se um boing 757 der um rasante a 400 Km/H, o que estiver no caminho o arrasto carrega consigo)e se chocar contra ele?

      Depois dizer que acharam os passaportes dos terroristas nos destroços das Torres? Sinceramente…

      Tem um balaio de fatos que não é doideira de “conspiracionista” não…

      • Gilmar Lopes

        5 de março de 2015 em 17:19

        Concordo contigo que tem muita coisa mal explicada nessa história dos ataques de 11 de setembro, mas as pessoas não precisam inventar novos boatos só por causa disso!

      • Lucho

        6 de março de 2015 em 19:22

        Maldita inclusão digital.

    • charles dick

      5 de março de 2015 em 17:07

      Não precisa envolver uma infinidade de pessoas, basta que apenas 2 ou 3 pessoas que lideram grupos ou entidades ligados a determinado fato estejam por trás da trama, e essas poucas pessoas pela sua posição e liderança tem as ferramentas para conduzir a coisa da maneira que eles querem.

      • Alvaro Reis

        5 de março de 2015 em 18:37

        Perfeito!

      • Marcos A.

        6 de março de 2015 em 12:56

        Duas ou três pessoas que lideram grupos? E os integrantes dos grupos são o que? Animais domesticados?

  4. dudu

    6 de março de 2015 em 9:54

    Os idiotas úteis ainda acham que o 11/9 é uma conspiração sionista, mas parecem ignorar o que faz hoje o EI com seus assassinos de plantão…talvez porque os nossos “intelectuais” sejam todos de esquerda e simpatizantes de assassinos que gritem “abaixo a América”.

  5. Marcos A.

    6 de março de 2015 em 13:15

    Aqui existe uma explicação razóavel para a suposta “implosão” do prédio: “E é aí que começam as conspirações. Para algumas pessoas, o impacto dos aviões no prédio não seria suficiente para derrubar as torres. Segundo os conspirólogos de plantão, um sistema de implosão teria sido acionado para fazer com que o prédio viesse abaixo, evitando risco maior. O argumento, no entanto, é rebatido pelo arquiteto Rubens Ascoli Brandão, que detalhou a estrutura do prédio em sua tese de mestrado. Nela, Brandão explica um sistema de equilíbrio do conjunto que inclui uma mega-laje de 600 toneladas. Segundo ele, a própria estrutura do prédio colaborou para o seu colapso.
    “Esse tipo de laje funciona como um contrapeso. Quando o prédio inclina para direita, esse sistema vai para a esquerda, como se você parasse a vibração”, explica Brandão. “Aquela laje ajudou no colapso pois adicionou muito peso diferencial. Carregaria muito mais as outras lajes e ruiria.” Além disso, o sistema construtivo do WTC previa que a estrutura do edifício ficasse restrita ao entorno do prédio, sem pilares de travamento no centro. O resultado foi que, com o impacto, parte da estrutura foi rompida, sobrecarregando os demais pilares.
    “O ponto mais resistente do prédio era a periferia, por causa do processo construtivo dele. Com um choque daqueles, a parte mais resistente no lado externo e com as lajes caindo umas sobre as outras, o efeito foi de uma implosão”, detalha Brandão. “O WTC foi projetado para suportar um choque de um avião, mas de menor porte. O choque, inclusive, arrancou a proteção contra fogo da estrutura metálica. A estrutura ficou totalmente exposta e isso também enfraqueceu a estrutura”, acrescenta a professora da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), Rosária Ono.”

    • David

      8 de março de 2015 em 23:59

      E o edifício 7?

      • Seizeis

        12 de março de 2015 em 21:17

        Pois é, também não vi nenhuma explicação sobre o Edifício 7. Nem tudo é loucura conspiratória, querido.

        • Hywoufh

          19 de março de 2015 em 10:56

          Esqueceram de explicar um ponto, logo todo o resto está errado! Bela lógica…

    • Luis Felipe

      10 de março de 2015 em 0:50

      Engraçado que com as duas torres aconteceram essa coincidência. Que coisa, não?

      Pior do que os conspiradores, são aquelas pessoas que negam a realidade de que muitas coisas acontecem por debaixo dos panos e os que estão no poder têm todas as ferramentas necessárias para esconder isso da massa. A massa é como o gado: fácil de manipular. Não é porque a massa não sabe, que quer dizer que é mentira, “conspiração”.

    • GUGO

      14 de setembro de 2016 em 22:22

      BLA BLA BLA E MAIS BLALBALBA…esse “mestrado” não sabe de nada!!! COMO O F.B.I PODE TER ACHADO UM PASSAPORTE DO TERRORISTA EM MEIO AO CAOS, MAS NÃO O AVIÃO??? VC QUER PARA TODOS QUE UM SISMPLES PEDAÇO DE PAPEL É MAIS RESISTENTE QUE UM AVIAO E UMA TORRE.ESSE BRANDÃO É UM TONTO MESMO!

  6. paulo

    13 de março de 2015 em 8:44

    Quem financia esses grupos (inclusive os atuais do Isis).Não precisa ser gênio p chegar aos EUA e seus aliados .Eles sempre perdem o controle sobre eles.Coincidencia?Duvido.

  7. Paulo

    18 de novembro de 2015 em 20:05

    Pelo jeito se não passou na globo pra vc é conspiração. Se tiver curiosidade veja o documentario “September Clues”, é apenas um ente outros, todos é claro de malucos conspiracionistas. Vc dará muitas risadas com tantas besteiras ditas por bombeiros, transeuntes e outras destemunhas que viram tudo ao vivo, tambem esses malucos mostran que o saguão dos edificios sofreu varias explosões de bombas detonadas la, e, tambem o edificio 7, que caiu na tarde daquele dia, misteriosamente depois de explosões. Como são loucos esses cosnpiracionistas.

  8. anonimo

    9 de outubro de 2016 em 8:52

    O conhecimento liberta senhores , a verdade pode mudar sua vida ? talvez ! – o ser humano tem medo da verdade , isso é natural – mas você não pode ser escravo da midia. retenha o que é bom para sua vida ,respeite a opinião alheia , se você não tem a capacidade de estudar sobre o assunto, então não despreze aqueles que buscam a verdade. não seja mais um papagaio, repetindo oque a midia te fala, oque jornais noticiam, ou oque sua avo falava do leite com manga.Você nunca viu a veracidade dos fatos ! , como pode afirmar que é assim ou assado ? não repita oque as pessoas te falam, mas estude , entenda , busque a veracidade.Oqué é conspiração pode vir a ser a sua realidade, a realidade humana.Abra seus olhos, e pare de ser manipulado, um dia saberás que tudo que te contaram foi mentira.A unica Verdade é Deus

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo