Um artista pendurou um porco e o espancou até a morte em nome da arte?

Share Button

Será verdade ou mentira a notícia afirmando que um artista pendurou um porco e o espancou até a morte durante uma performance artística?

Imagens mostram um homem usando luvas de boxe, aparentemente dando murros em um porco que está pendurado em um gancho! O texto que acompanha essas fotos afirma que o homem seria um artista e que a apresentação da morte do animal seria uma forma de arte.

No vídeo que acompanha as fotos (que pode ser assistido aqui), um sujeito indignado afirma que irá acionar o Ministério Público a respeito desse criminoso, que teria esmurrado um pobre porco até a morte!

Na filmagem publicada no dia 09 de outubro de 2017, que já teve milhares de compartilhamentos, o rapaz afirma ainda que esse artista será preso por maltratar o pobre animal indefeso…

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Artista teria esmurrado um porco até a morte em nome da arte! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Em primeiro lugar, quem espalhou essa história sequer deu maiores detalhes a respeito desse suposto crime. É dito no vídeo que isso aconteceu “em uma exposição de arte”, mas não revela onde. Além disso, (apesar de não datar o ocorrido) a impressão que se quis passar é a de que isso teria acontecido recentemente.

No entanto, as imagens foram tiradas de um vídeo real, mas de um fórum de performances chamada Perfor 6, que ocorreu em novembro de 2015, no Subsolo Paço das Artes, em São Paulo.

O nome do artista é Marco Antonio Biglia, a performance se chama “Pugilismo_piece (zona de indiscernibilidade)” e o porco não foi pendurado vivo. Podemos ver em alguns trechos do vídeo abaixo (aos 40 segundos) que o bicho está morto:

 

O Perfor 6 foi o sexto fórum de performance da Associação Brasil Performance (BrP), intitulado [quem?]. O evento gratuito contou com performances, mesas de debates, workshop e exibição de vídeos.

Conclusão

As fotos mostrando um homem batendo com luva de boxe em um porco que estava dependurado foram tiradas de uma performance feita em novembro de 2015 e o animal (o porco, no caso) usado no evento já estava morto!

Share Button
Animais, Falso
, , , , , , , , ,