Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um estranho peixe “alienígena” foi encontrado no Rio Madeira, na Amazônia?

Viral

Um estranho peixe “alienígena” foi encontrado no Rio Madeira, na Amazônia?

Um estranho peixe “alienígena” foi encontrado no Rio Madeira, na Amazônia?

Será verdade que um estranho peixe, de uma espécie desconhecida, e que muitos taxaram de “alienígena” teria sido capturado no Rio Madeira, na Amazônia?

Bem, é essa a alegação, que vem sendo feita juntamente com um vídeo, onde mostraria uma estranha criatura, muito diferente de tudo o que já vimos até hoje na natureza. Contudo, será que essa história é verdadeira? Será mesmo que se trata de um peixe? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

A Viralização nas Redes Sociais, Principalmente Através do Facebook

Em janeiro de 2019, dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo passaram a compartilhar um vídeo, com cerca de apenas 40 segundos, mostrando o que seria um estranho peixe, de uma espécie desconhecida, que teria sido capturado no Rio Madeira, na Amazônia brasileira. Quem ajudou a viralizar esse vídeo, de forma muito considerável, foi um “ilustre” personagem que já apareceu aqui no E-farsas: Rodrigo Contreras Lopez (vide: Uma “aurora boreal” apareceu nos céus na Indonésia após o tsunami de dezembro de 2018?).

Através de seu perfil no Facebook, ele costuma publicar vídeos e fotos de “incidentes climáticos” ao redor do mundo. Embora muitos vídeos sejam verdadeiros, é possível notar que ele faz isso de forma bem sensacionalista, e não aparenta verificar a fonte dos vídeos, visto que, em alguns casos, ele dissemina vídeos falsos ou de outras ocorrências e lugares, que nada têm a ver com o caso apresentado. Além disso, ele faz uma grande mistura de alegações sobre fenômenos climáticos, quase sempre usando a palavra “tsunami” de maneira totalmente incorreta, e sem explicar o que realmente aconteceu para os seus seguidores (a falta de informação sempre leva a rápida disseminação). Rodrigo alega ser o climatólogo de uma página chamada “Alerta Roja“, que por sua vez se apresenta como sendo um jornalismo independente. Curiosamente, a absoluta maioria das publicações da página são compartilhamentos do que é publicado pelo próprio Rodrigo.

Veja o vídeo publicado pelo Rodrigo, no dia 22 de janeiro de 2019, em relação ao caso do peixe “alienígena”:

Extraño #pez (Un Alien😱) , encontrado en el río #Madeira , principal afluente del amazonas en #Brasil 🇧🇷 22/01 #video

Posted by Rodrigo Contreras Lopez on Tuesday, January 22, 2019

Rodrigo ainda acrescentou a seguinte descrição: Extraño #pez (Un Alien😱) , encontrado en el río #Madeira , principal afluente del amazonas en #Brasil 🇧🇷 22/01 #video

Para vocês terem uma ideia, somente o vídeo publicado pelo Rodrigo Contreras Lopez já alcançou cerca de 2 milhões de visualizações, e foi compartilhado cerca de 38 mil vezes até a data desta postagem. Resumindo? Em apenas 8 dias, dezenas de milhões de pessoas, principalmente da América Latina, foram expostas ao vídeo publicado por ele.

Verdadeiro ou Falso?

A informação é falsa! O vídeo não mostra nenhuma espécie de peixe desconhecida, muito menos alienígena, encontrada no Rio Madeira, na Amazônia.

O vídeo mostra um animatrônico! Sim, um dispositivo robótico desenvolvido com o objetivo de reproduzir algum ser vivo, seja ele real ou não (por exemplo: seres humanos, dinossauros, alienígenas etc…). Ele pertence ao “Animatronique“, que é um departamento de animação mecânica criado na oficina de efeitos especiais de maquiagem CLSFX Atelier 69, uma empresa francesa. Na verdade, o vídeo mostra a realização de alguns testes rápidos feitos na cabeça de um ser alienígena, que foi criada por essa empresa, justamente para as gravações de um filme chamado apenas de “MMM”.

Confira o vídeo original abaixo, que foi publicado no dia 16 de janeiro de 2019:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

MMM, Quick tests before shooting

Posted by Animatronique effets spéciaux on Wednesday, January 16, 2019

 

O vídeo original, até a data desta postagem, possui cerca de 10% do número de visualizações em relação ao mesmo vídeo publicado de forma totalmente distorcido por Rodrigo Contreras Lopez. A mentira dá lucro, a verdade não. Enfim, confira também algumas fotos da estrutura interna e externa desse animatrônico:

Foto mostrando a estrutura interna do animatrônico

Mais uma foto mostrando a estrutura interna do animatrônico

Foto mostrando a estrutura externa do animatrônico

Mais uma foto mostrando a estrutura externa do animatrônico

Outra foto mostrando a estrutura externa do animatrônico

Conclusão

O vídeo que vem sendo divulgado nas redes sociais como se fosse a captura de um estranho peixe “alienígena” no Rio Madeira, na Amazônia, é, na verdade um animatrônico criado por uma empresa francesa, com o objetivo de ser utilizado nas gravações de um filme.

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Pingback: Um estranho peixe “alienígena” foi encontrado no Rio Madeira, na Amazônia? - Blog Ultradicas

  2. Pingback: Um estranho peixe “alienígena” foi encontrado no Rio Madeira, na Amazônia? - Nitro News Brasil

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo