Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um “OVNI” foi filmado sobrevoando a cidade de Conyers, no estado norte-americano da Geórgia?

UFO

Um “OVNI” foi filmado sobrevoando a cidade de Conyers, no estado norte-americano da Geórgia?

Um “OVNI” foi filmado sobrevoando a cidade de Conyers, no estado norte-americano da Geórgia?

Será verdade que um “OVNI” de coloração escura e formato retangular teria sido visto sobrevoando a cidade de Conyers, no estado norte-americano da Geórgia, em plena tarde do dia 30 de janeiro de 2019? Bem, é isso que alguns sites de cunho conspiratório ou ufológico, além de inúmeros canais questionáveis no YouTube vêm alegando.

Entretanto, será que estamos realmente diante de um objeto voador não identificado, quiçá uma nave extraterrestre? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

A Versão do Responsável Pelas Filmagens, que Foram Enviadas para a MUFON

Se você acompanhou nossa postagem sobre o “OVNI de Bariloche” provavelmente já sabe o que é a MUFON. Contudo, caso essa seja a primeira vez, que você esteja tendo contato com um conteúdo referente a Ufologia no E-Farsas, saiba que a MUFON (Mutual UFO Network ou Rede Mútua de OVNIs) é basicamente uma organização norte-americana, teoricamente sem fins lucrativos, que investiga casos de avistamentos de OVNIs por parte de cidadãos comuns, de todas as partes do mundo, que diariamente enviam seus relatos, fotos e vídeos para o banco de dados da própria MUFON. Este por sua vez pode ser acessado de forma gratuita e livre por qualquer pessoa. Aliás, a MUFON é uma maiores e mais antigas organizações deste gênero nos Estados Unidos, mas que sempre esteve envolvida em algum tipo de polêmica.

Assim sendo, recentemente, diversos sites e canais do YouTube, que rotineiramente abordam temas conspiratórios ou de cunho ufológico, geralmente de maneira bem pouco investigativa ou alarmista, fizeram alarde em relação ao caso #98202, que foi enviado a MUFON no dia 30 de janeiro de 2019, mesma data da ocorrência.

Assim sendo, recentemente, diversos sites e canais do YouTube, que rotineiramente abordam temas conspiratórios ou de cunho ufológico, geralmente de maneira bem pouco investigativa ou alarmista, fizeram alarde em relação ao caso #98202, que foi enviado a MUFON no dia 30 de janeiro de 2019, mesma data da ocorrência.

Descrito resumidamente como “rectangle shaped object slow moving constant altitude” (“objeto em forma de retângulo movendo-se lentamente com altitude constante”, em português), o usuário fez a seguinte declaração no relatório de avistamento:

“Saí do trabalho em meu carro para almoçar, indo em direção ao Leste. Olhei para a esquerda, e vi um objeto escuro em forma de retângulo no céu, que parecia imóvel. Reduzi a velocidade do carro para observar o objeto, e o veículo atrás teve que diminuir também. Segui rumo ao leste por 1,5 km, e continuei observando esse objeto. Entrei no estacionamento do restaurante Mammy’s Kitchen, e saí do carro para gravar um vídeo. Gravei o objeto por 1 minuto e 28 segundos. Durante a gravação, ele passou por trás de uma árvore muito próxima de mim, a aproximadamente 18 metros ao norte da minha localização. Nesse momento, me desloquei em direção ao Oeste, aproximadamente 3 metros para obter uma melhor visão. O objeto moveu-se muito lentamente na mesma altitude, em direção ao Norte/Noroeste, e depois passou por algum tipo de torre (celular etc…). Nesse ponto, por volta de 1 minuto e 20 segundos de gravação, você notará no topo do vídeo um avião fazendo sua aproximação em relação ao Aeroporto Atlanta-Jackson Hartsfield. Esta área é conhecida por ser uma área de aproximações regulares em relação ao aeroporto de Atlanta. Uma vez que passou por trás da torre, interrompi o vídeo e comecei um segundo vídeo, que durou 10 segundos, no qual o objeto estava começando a ficar menor à medida que se afastava da minha localização. Quando ele começou a se mover atrás de uma árvore, que estava em um estacionamento adjacente (Norte), interrompi o vídeo, e esperei que ele aparecesse no lado oposto em que eu gravei o terceiro e último vídeo, que durou 15 segundos, onde mostra o objeto se movendo ainda mais para longe. Durante os três vídeos, o objeto parecia estar se movendo a uma velocidade e altitude constantes, e na mesma direção. Quando assisti ao vídeo em câmera lenta, quadro a quadro, parecia haver momentos em que o objeto emitia luz (exceto, que seja o foco automático). O objeto também parecia estar girando ou sua parte externa é quase “fluida”, especialmente em torno do perímetro “superior” do objeto.

Minha primeira reação é que fosse uma faixa publicitária sendo carregada por uma aeronave, mas não consegui encontrar a aeronave. Naquele momento eu sabia, que tinha algo único que precisava gravar. Compartilhei meu vídeo com colegas e amigos. Eles também ficaram perplexos com a gravação, e continuam me perguntando sobre isso, enquanto eu estou escrevendo este relatório. Ficaria completamente satisfeito se isso fosse um objeto conhecido, e igualmente satisfeito se não pudesse ser provado como um objeto conhecido. De qualquer forma, é um objeto único, e despertou a minha curiosidade. Aproveitem os vídeos!”

Além disso, o usuário anexou três vídeos, que vocês podem conferir logo abaixo (coloquem em tela cheia para uma melhor visualização):

space

space

space

A Opinião e a “Análise” de Alguns Sites que Divulgaram Esse Caso

Segundo o site “OVNIS“, o caso #98202 indicava, que seria mais um “mistério ufológico” de 2019. Aliás, o “objeto lembraria uma folha de papel, mas se fosse uma folha, seria enorme e nunca se comportaria como visto na filmagem.” Além disso, “seu formato fugiria dos OVNIs tradicionais.“.

Já de acordo com o Scott Waring, um dos maiores hoaxers (disseminadores de farsas) da atualidade, quando o assunto é Ufologia, e responsável pelo blog “UFO Sightings Daily“, o objeto tinha o tamanho de um Boeing 727, e oscilava ligeiramente. Além disso, Scott Waring disse que havia um outro “OVNI” semitransparente passando acima do tal objeto.

O site “1428 ELM“, que é dedicado a assuntos relacionados ao gênero do terror (literário, cinematográfico ou musical), chegou a fazer questionamentos, que denotam uma ausência completa de qualquer tipo de pesquisa para tentar identificar o objeto. Em primeiro lugar, foi informado erroneamente que, “a partir do relato da testemunha, o objeto era do tamanho de um 727“. A testemunha não disse isso. Quem disse foi o hoaxer Scott Waring. Para piorar a situação, a responsável pela publicação, chamada Susan Leighton, disse que atualmente não havia nada semelhante ao que foi avistado voando nos céus (daqui a pouco comentaremos sobre isso).

Susan também mencionou que, a princípio, algumas pessoas poderiam pensar que seria apenas uma aeronave puxando uma faixa publicitária, devido ao Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos do mundo, que foi realizado no dia 3 de fevereiro de 2019, no Mercedes-Benz Stadium, na cidade Atlanta, no estado norte-americano da Geórgia. Porém, essa ilusão seria rapidamente desfeita, porque, de acordo com o “UFO Sightings Daily“, este fenômeno aéreo não identificado (UAP) não estava sozinho. Outro objeto prateado podia ser visto pairando acima do quadrado preto, e isso faria as pessoas se perguntarem se seria algum tipo de escolta. Para completar, Susan alegou, que havia uma base da Força Aérea nas proximidades (a Base da Força Aérea de Dobbins), “e que havia rumores de que Dobbins seria um local de teste para aviões de plasma e antigravidade, juntamente com veículos experimentais e armas.

O site “1428 ELM”, que é dedicado a assuntos relacionados ao gênero (literário, cinematográfico ou musical) do terror, chegou a fazer questionamentos, que denotam uma ausência completa de qualquer tipo de pesquisa para tentar identificar o objeto

Enfim, Susan cometeu uma série de absurdos em seu texto. Em primeiro lugar, considerou a opinião de um blog, pertencente a um cidadão, que jamais deveria ser levado a sério por ninguém. Em segundo lugar, o objeto não é um quadrado, mas um retângulo. Em terceiro lugar, o segundo “objeto” não pairou sobre o primeiro, mas passou a uma velocidade e altitude bem superiores. Quanto aos rumores sobre a base de Dobbins, bem, sempre há um rumor, geralmente nunca provado, sobre qualquer base das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Verdade ou Mentira? A Realidade Por Trás de Toda Essa História!

O tal “OVNI” retangular, de cor escura, é apenas uma faixa publicitária (um banner) sendo puxada por uma aeronave de pequeno porte! Já o outro “OVNI” é tão somente um avião comercial, que estava se preparando para pousar no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson. Nada de “mistério ufológico”, “nave extraterrestre” ou “avião experimental secreto do governo norte-americano” por aqui.

E como foi possível chegar a essa conclusão? Bem, primeiramente, ao contrário do que foi mencionado por Susan, não é incomum encontrar filmagens relacionadas a objetos semelhantes na internet. Ao analisar o caso, Scott Brando, responsável pelo site “UFO of Interest“, concluiu que o “OVNI” era tão somente um banner de publicidade sendo puxado por uma aeronave. E onde está a aeronave? Bem, não podemos vê-la devido a má qualidade do vídeo. Confiram abaixo, dois casos extremamente semelhantes anteriormente divulgados:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Evidentemente, muitos de vocês não ficariam completamente satisfeitos com essa comparação. Então, resolvemos dar uma ajuda ao Scott Brando e, ao mesmo tempo, apontar qual seria a aeronave, que estava puxando a faixa publicitária que, por sua vez, obviamente não tinha o tamanho de um Boeing 727.

Para fazer isso, utilizamos as informações fornecidas pelo próprio usuário, que alegou estar por volta das 11h34 no estacionamento do restaurante Mammy’s Kitchen (1294 N Main St NW, Conyers, GA). Eis o campo de visão que o usuário inicialmente possuía, lembrando que ao longo do vídeo ele começou a rotacionar para a esquerda, em direção a noroeste (clique aqui para ver a imagem ampliada):

Agora, sabendo a direção exata, que o usuário estava olhando, podemos voltar no tempo e saber quais aeronaves estavam dentro de seu campo de visão por volta de 11h34 EST. Para isso basta acessar o site “Flight Radar 24“, e observar como estava o tráfego aéreo nos arredores do Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson por volta das 16h34 UTC . Reparem no que encontramos (clique aqui para ver a imagem ampliada):

Uma aeronave bem pequena (um monomotor para sermos mais exatos), identificada como “N189AB”, estava justamente no campo de visão do usuário. A aeronave foi fabricada em 1964, pela PIPER, sendo um modelo PA-25-235, e atualmente pertence a empresa “AERIAL BANNERS INC”!

A empresa possui sede no estado norte-americano da Flórida, mas enviou uma aeronave, justamente a “N189AB”, para a cidade de Atlanta naquela época. O motivo? Fazer publicidade de empresas em razão da edição nº 53 do Super Bowl! Foi justamente a faixa publicitária carregada por essa aeronave, que foi vista pelo usuário! Além disso, essa aeronave fez dois sobrevoos na região de Atlanta, nos dias 30 e 31 janeiro, e mais um no dia 3 de fevereiro de 2019.

Para completar, segundo o “Flight Radar 24” a aeronave estava a uma altitude de aproximadamente 850 metros, e voava a uma velocidade de 70 km/h.

Uma aeronave modelo PIPER PA-25-235 semelhante a “N189AB”

A empresa AERIAL BANNERS, INC. possui sede no estado norte-americano da Flórida, mas enviou uma aeronave, justamente a “N189AB”, para a cidade de Atlanta naquela época. O motivo? Fazer publicidade de empresas em razão da edição nº 53 do Super Bowl!

A aeronave fez dois sobrevoos na região de Atlanta, nos dias 30 e 31 janeiro, e mais um no dia 3 de fevereiro de 2019.

Já em relação ao “objeto” que passa “acima” (na verdade, passa bem distante ao fundo, devido a uma questão de perspectiva) da “N189AB” é claramente um avião comercial. Encontrá-lo, no entanto, não é uma tarefa muito fácil devido a intenso tráfego aéreo da região. Inicialmente, poderia ser o voo “DAL386”, porém este passou na direção completamente oposta, ou seja, nas costas do responsável pela filmagem, embora fosse em direção ao aeroporto internacional de Atlanta.

Posteriormente, o voo “JBU483” encaixava praticamente de forma perfeita (clique aqui para ver a imagem). Porém, havia alguns problemas em relação a ele: o Airbus A320-232 (N746JB) estava a cerca de 10.000 metros de altitude, a uma velocidade de 610 km/h, sua pintura externa atual é de coloração verde-escura, e o voo estava indo rumo ao México, ou seja, nada compatível. Embora um outro voo, o “SWA1838” estivesse se preparando para pouso, a pintura externa da aeronave (N421LV) também é incompatível com o que vemos na filmagem do usuário.

Então, restou apenas o voo “SKV7540”, da Air Canada Express, cuja aeronave, um Embraer ERJ-175SU, estava a cerca de 2.000 metros de altitude, a aproximadamente 450 km/h, e se preparando para pousar no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson. Sua pintura externa encaixa perfeitamente com aquilo que vemos na filmagem enviada para a MUFON!

A aeronave “C-FEJB”, referente ao voo SKV7540, e que pertence a Air Canada Express

Embora os dados fornecidos pelo “Flight Radar 24” sejam um tanto quanto imprecisos em relação a posição exata da aeronave “N189AB” (talvez essa situação seja um pouco melhor na versão paga), acreditamos que ela estivesse um pouco mais a Oeste do que é mostrado pelo site. Além disso, é bem possível que o voo “SKV7540” estivesse um pouco mais ao Sul. Assim sendo, ambos são totalmente compatíveis com o que vemos na filmagem.

Conclusão

O “OVNI” retangular, de coloração escura, é tão somente uma faixa publicitária (banner) sendo puxada por uma aeronave da empresa AERIAL BANNERS, INC. Já o segundo “OVNI” é apenas um avião comercial, muito provavelmente um Embraer ERJ-175SU, referente ao voo “SKV7540”, que estava prestes a pousar no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson. Nenhum “mistério ufológico” ou “nave extraterrestre” nesse caso.

Entramos em contato com a empresa AERIAL BANNERS, INC. para sabermos qual era a mensagem publicitária, que estava sendo exibida naquele dia, porém até o fechamento desta postagem não obtivemos nenhuma resposta. Caso a empresa responda, manteremos vocês atualizados!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo