Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Um pastor jogou fiel no chão para cura-la, mas acabou deixando ela tetraplégica?

Falso

Um pastor jogou fiel no chão para cura-la, mas acabou deixando ela tetraplégica?

Um pastor jogou fiel no chão para cura-la, mas acabou deixando ela tetraplégica?

É verdade que o pastor José Raimundo da Silveira jogou uma de suas fieis no chão para tentar curar a sua dor na coluna e acabou deixando a mulher tetraplégica?

A notícia se espalhou em vários sites e blogs no começo de abril de 2018, além de ter sido um dos assuntos mais compartilhados nas redes sociais. De acordo com o texto, o pastor José Raimundo da Silveira teria sido indiciado pela Polícia de Carauari (AM) por lesão corporal a uma fiel da igreja evangélica.

A notícia afirma que, durante um culto, Silveira teria jogado Juliana Martins Costa no chão com a intenção de curá-la de um desconforto na coluna através da fé e acabou deixando a moça de 28 anos de idade tetraplégica!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Pastor joga fiel no chão para tentar cura-la e acaba deixando a irmã tetraplégica! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Uma busca pelos nomes dos envolvidos nessa fatalidade e encontramos como resultados apenas sites e blogs que copiaram o mesmo texto.

A “reportagem” é vaga, não dando maiores informações a respeito como, por exemplo, o nome da igreja. Além disso, a notícia não é datada.

O assunto não foi publicado em nenhum jornal local, o que soa muito estranho…

Outro detalhe que chama a atenção é que o autor do texto afirma que a evengélica teria perdido o movimento das pernas e, no mesmo parágrafo, diz que ela teria ficado tetraplégica. Acontece que só é denominada tetraplegia a paralisia que afeta todas as 4 extremidades do corpo, conforme explicado aqui

A foto usada na “notícia”

Essa imagem já é conhecida na web, entre os grupos de WhatsApp, há tempos. Podemos ver em publicações no Facebook em meses anteriores, como essa feita no começo de 2018 na página Raça de Víboras. Perceba que, na ocasião, a fotografia ainda não estava associada ao pastor que teria deixado a fiel tetraplégica.    

Origens

No dia 1º de abril de 2018, o site Mixturando publicou a triste história da evangélica que teria ficado tetraplégica ao ser submetida a uma tentativa de cura por parte de um pastor de sua igreja. O site não deixou claro ainda se isso era apenas uma brincadeira do Dia da Mentira e isso talvez tenha impulsionado a viralização do assunto.

Algumas horas depois da publicação no Mixturando, outros sites começaram a copiar o texto, como o Portal do Zacarias (que serviu de “fonte” para vários outros sites).  

Atualização 05/04/2018

No dia 04 de abril de 2018, o Portal Mixturando fez uma atualização no seu artigo explicando que se tratava de uma brincadeira de 1º de abril (como já havíamos adiantado aqui no E-farsas):

“PRIMEIRO DE ABRIL! Essa reportagem foi nossa brincadeira de primeiro de abril. Mas oh! O resto do ano, nada de Fake News, o conteúdo exclusivo você sempre encontra por aqui.”

Conclusão

Não há provas de que a notícia afirmando que um pastor deixou uma mulher paraplégica após joga-la no chão seja verdade! Tudo começou em publicações feitas no Dia da Mentira!

Continue lendo
12 Comentários

12 Comments

  1. Rafael T

    3 de abril de 2018 em 22:27

    Parabéns pelo trabalho da pagina!!

  2. Junior

    4 de abril de 2018 em 1:43

    Aqui em Manaus num grupo de Jornalista era afirmado que isso era verídico. Nossa!!! Tem que ser muito bobo mesmo pra acreditar nesse tipo de notícia. Engraçado né, quando acontece qualquer desgraça todo mundo filma, por que só nessa desgraça que não filmaram? rsrsrs cadê a mãe da moça chorando? afinal é ela quem vai cuidar o resto da vida da jovem. Cadê a notícia na Globo, isso seria mais que um furo jornalístico. Digo e repito, tem que ser bobo mesmo pra acreditar nesses fakes. Obrigado E-Farsas. As pessoas deveriam olhar mais esse site.

    • Rubens

      6 de abril de 2018 em 23:05

      Não filmaram, pq simplesmente não havia ninguém filmando no momento.
      Sobre a rede globo, eles evitam notícias como esta para evitar problemas com grupos evangélicos q representa 20% da população.
      E o estigma de emissora que persegue evangélicos, eles querem sair dessa imagem. Infelizmente igrejas com essa absurdo tem um monte. Fim !

  3. Dener Portela

    4 de abril de 2018 em 2:34

    Fiquei puto quando vi uma Página de “Notícias” da minha cidade compartilhar essa publicação, corri aqui no e-farsas, comentei na publicação dizendo que era mentira e disse pra eles sempre verificar o e-farsas antes de compartilhar essas fake news. O Nervoso foi tão grande que depois pesquisei no Facebook todas as publicações dessa notícia e onde pude comentar apontei para o e-farsas e disse para as Páginas gastar um mísero minuto do seu tempo para verificar de a Fonte é confiável para não ficar compartilhando merda.

    Só que sabemos que isso é caça cliques e que infelizmente nunca vai acabar =/

    • Rubens

      6 de abril de 2018 em 23:18

      Erguer uma mulher no alto não é uma atitude muito louvável e normal, provavelmente não terminou bem, assim como não terminou bem o pregador que invadiu a jaula de leões, assim como o pastor que tentou andar sobre a água, na África e assim como o pastor americano,picado por cobra, que desafiou o bicho por acreditar possuir o poder de Deus. Tudo no andar debaixo.

  4. Roberto

    4 de abril de 2018 em 11:43

    qual site checa o e-farsas? como saber se isso não é uma farsa? agora entramos em um circulo sem fim. auhuhahauhah

    • Gilmar Lopes

      4 de abril de 2018 em 15:41

      Não temos nada a esconder! Acho que seria bacana um site que fiscalizasse no nosso trabalho! 🙂

  5. Daniel

    6 de abril de 2018 em 7:24

    Bom trabalho galera.

  6. Bastos

    9 de abril de 2018 em 1:04

    Se tratando do site Mixturando que é o Antigo Portal Atualizado, dentro ele é tudo fake news. O Erlan Bastos (dono dos sites), se mantem disso (além de estelionatos).

  7. PQP

    9 de abril de 2018 em 16:30

    Já não basta a vergonha de ser o país rei da corrupção, agora seremos conhecidos também como os reis dos mentirosos e das notícias falsas. Se vcs utilizassem essa energia toda para levar informação de qualidade, talvez chegássemos a algum lugar. Lamentável, extremamente lamentável. Enfim, cada país tem a mídia que merece e cada mídia tem o país que merece..

  8. Paulo Brificado

    23 de abril de 2018 em 14:59

    mds galera leva esse site a serio HUEAHUEAHUEHUAUHAHUA

  9. Paulo Brificado

    23 de abril de 2018 em 15:06

    como tem gente que leva esse site a serio ? hUEHUAEUHAHUEAHUEUHAHUEAUHEAUH

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo