Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um prefeito no Maranhão reuniu todo seu secretariado para entregar um único filtro de barro em uma escola?

Política

Um prefeito no Maranhão reuniu todo seu secretariado para entregar um único filtro de barro em uma escola?

Um prefeito no Maranhão reuniu todo seu secretariado para entregar um único filtro de barro em uma escola?

Será verdade que o prefeito da cidade de Paço do Lumiar/MA, chamado Domingos Dutra (PC do B), reuniu todo o seu secretariado para entregar um único filtro de barro em uma escola do município? A foto do prefeito segurando um filtro de barro ao lado de uma moradora, e juntamente com o seu secretariado, vem circulando nas redes sociais, principalmente no Facebook, desde o dia 19 de janeiro de 2019.

Entretanto, será que o prefeito entregou realmente um único filtro de barro em uma escola local? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdade ou Mentira?

No dia 16 de janeiro de 2019, Domingos Dutra, prefeito da cidade de Paço do Lumiar/MA, uma cidade que fica a aproximadamente 20 km a leste da capital, São Luís, fez a seguinte publicação em sua conta no Facebook: “A comunidade Nova Luz, recebeu 98 kits sanitários. Fizemos a entrega simbólica, porque na verdade os moradores já estão usufruindo dos kits, que contam com vaso sanitário, pia, fossa,caixa d’agua e muitas outras coisas. Essa casinha de porta azul ao fundo das fotos é um banheiro, instalações dignas para os que não possuem condições.

A comunidade Nova Luz, recebeu 98 kits sanitários. Fizemos a entrega simbólica, porque na verdade os moradores já estão…

Posted by Domingos Dutra on Wednesday, January 16, 2019

 

Na publicação também foram postadas quatro fotos, do que o prefeito chamou de uma entrega simbólica de kits sanitários, para moradores de uma comunidade chamada Nova Luz, localizada na zona rural do município. Uma das fotos, justamente a que aparece o prefeito segurando um filtro de barro ao lado de uma moradora, e juntamente com seu secretariado, acabou sendo republicada, isolada das demais, por outros usuários nas redes sociais, que acabaram a tirando do contexto. Essa foto também foi publicada no site “Portal Sertões”, no dia 19 de janeiro de 2019, que a divulgou como sendo um ato de solenidade para a entrega de um único filtro de água.

Entretanto, como podemos perceber, a entrega simbólica não se referia apenas a um único filtro de água, mas uma série de itens, inclusive estruturais, que teriam sido entregues ao moradores da comunidade Nova Luz. A entrega também não foi feita em uma escola.

Infelizmente, no entanto, não foi informada a quantidade de filtros de água entregue a população, e não encontramos, em um primeiro momento, nenhum edital referente a aquisição de filtros de barro, no Portal da Transparência do município. Por outro lado, houve, de fato a publicação de um edital, no ano de 2018, para a contratação de uma empresa especializada na implantação de 177 unidades sanitárias domiciliares para prevenção e controle de agravos nas comunidades Residencial Nova Luz e Nossa Senhora da Vitória, do referido município (consta atualmente como “em andamento”).

No dia 20 de janeiro de 2019, Domingos Dutra publicou algumas críticas em sua conta no Facebook, alegando ser vítima constante de falsas notícias:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Outro dia lendo alguns noticiários na internet, me deparei com um texto do filósofo italiano Umberto Eco, que disse : "O…

Posted by Domingos Dutra on Saturday, January 19, 2019

 

Em um comentário dessa mesma publicação, Domigues Dutra alegou que, no mesmo dia da entrega dos kits sanitários, entregou “uma escola toda climatizada para atender 600 alunos do Ensino Fundamental ao Médio, na sede de Paço, com bebedouros que fornecerão água gelada.”

Uma Polêmica Anterior Envolvendo a “Inauguração de uma Placa de Trânsito”

Em novembro de 2017, o prefeito Domingos Dutra foi novamente alvo de uma polêmica. Uma foto em que o prefeito aparece segurando uma placa de trânsito, juntamente com seu secretariado, viralizou nas redes sociais, e acabou sendo motivo de comentários irônicos.

Alguns sites, entre eles o “Meio Norte”, divulgaram que o prefeito estaria inaugurando uma placa de trânsito, dando a impressão que seria somente uma única placa. Contudo, segundo o site oficial da Prefeitura de Paço do Lumiar, o ato em que a foto foi tirada representaria o início da sinalização vertical em uma região do município. Na época, a vereadora Orlete Mafra destacou a importância do ato simbólico da colocação da primeira placa de trânsito:“É um símbolo do início da organização do trânsito em nossa cidade. Havia a necessidade desse disciplinamento para garantir mais segurança a todos. O prefeito Dutra e toda a sua equipe estão de parabéns”, afirmou a vereadora.

Uma foto em que o prefeito aparece segurando uma placa de trânsito, juntamente com seu secretariado, viralizou nas redes sociais, e acabou sendo motivo de comentários irônicos.

Uma outra foto que também foi divulgada na internet em relação ao ato simbólico.

A foto desse ato simbólico foi justamente o que acabou gerando grande repercussão na internet.

Conclusão

A alegação que Domingos Dutra, prefeito da cidade de Paço do Lumiar/MA, entregou um único filtro de barro em uma escola do município é falsa. Embora não tenha sido mencionada a quantidade exata de filtros de barro, que teriam sido distribuídos na comunidade Nova Luz, o filtro que aparece na foto, que vem sendo divulgada nas redes sociais, faz parte de um kit sanitário entregue a uma moradora local, não em uma escola. Aliás, segundo o prefeito, cerca de 98 kits já teriam sido entregues na comunidade, e a foto seria apenas um ato simbólico.

Continue lendo
7 Comentários

7 Comments

  1. Mauricio

    22 de janeiro de 2019 em 0:34

    é fake mais ele tirou a foto entregando um filtro de barro.. Ele entrego ou não o filtro de barro? eu não entendi foi nada, acho que vou no psicologo depois de ler essa materia x_x .

    • Marco Faustino

      22 de janeiro de 2019 em 7:20

      Olá Maurício! A alegação que está circulando nas redes sociais é que o prefeito teria entregado apenas um único filtro de barro em uma escola de seu município. Assim sendo, o texto é bem claro em dizer que a foto, que já tinha sido publicada pelo prefeito, acabou sendo republicada por terceiros e tirada de contexto, uma vez que se trataria apenas de um ato simbólico para marcar a entrega de 98 kits sanitários (sendo que outros filtros de barro fariam parte desses kits) na comunidade Nova Luz. Isso não quer dizer, que o prefeito entregou apenas um único filtro de barro na comunidade, e muito menos em uma escola 🙂

    • Lucho

      23 de janeiro de 2019 em 19:39

      O seu lugar não é num psicólogo. O seu lugar é numa escola, pois pelo gravíssimo caso de analfabetismo pode-se intuir que você jamais frequentou uma.

    • comentuaqui

      26 de janeiro de 2019 em 11:34

      Você precisa é ir pra escola, pra curar esse seu anafalbetismo funcional !

    • Alan Souza

      5 de fevereiro de 2019 em 11:41

      Sim, ele entregou um filtro de barro. Mas não foi a única coisa que ele entregou. A matéria explica isso direitinho. Se você não leu é só mais um afobado, tá perdoado. Se leu e não entendeu ainda deve dar tempo de você voltar pra escola…

  2. rudolpho

    23 de janeiro de 2019 em 13:48

    Mesmo assim, não precisa de solenidade para demonstrar o exercício o qual é primordial dos representantes do povo.

  3. Lucho

    26 de janeiro de 2019 em 7:54

    Viva as rediçossiaus. Viva a nova mídia que mostra tudo aquilo que a velha mídia não mostra e que jamais falaria besteira ou propagaria notícia falsa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo