Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um robô autônomo foi atropelado e morto por um carro Tesla autônomo?

Acidentes

Um robô autônomo foi atropelado e morto por um carro Tesla autônomo?

Um robô autônomo foi atropelado e morto por um carro Tesla autônomo?

É verdade que um robô foi atingido por um carro autônomo e acabou morrendo ao tentar atravessar uma rua?

A notícia foi bastante compartilhada na redes sociais na segunda quinzena de maio de 2019, após publicação em vários sites e blogs. De acordo com a manchete, um robô autônomo teria sido atropelado e morto por um veículo também autônomo, sem motorista, da marca Tesla!

A notícia afirma também que o acidente foi fatal para o robô, que teria sido atingido pelo carro ao tentar atravessar uma rua nos Estados Unidos.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Veículo autônomo atropelou um robô autônomo! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 06 de janeiro de 2019, um robô modelo V4 da empresa Promobot foi vítima de um atropelamento na Paradise Road, em Las Vegas (EUA). O acidente ocorreu enquanto os engenheiros transportavam vários robôs para uma feira de inovação ali perto.

Segundo uma nota da empresa, seu robô teria quebrado um dos braços, além de inúmeras outras avarias que tornaram o aparelho irrecuperável.

Os robôs da Promobot são usados em feiras e eventos para apresentações e para servir de anfitriões nas festas. Eles possuem sensores e programações para que possam realizar tarefas pré-determinadas de forma autônoma, sem interferências humanas.

Quanto ao veículo autônomo que atropelou o transeunte robótico, trata-se do Tesla S, um automóvel elétrico e semi-autônomo. Em entrevista ao jornal Daily Mail, o motorista disse que, como o local parecia estar calmo, ele se sentou no banco do carona e que deixou seu carro no modo automático por 50 metros. Foi aí que ocorreu o acidente “fatal”.

Analisando o vídeo

No vídeo abaixo, podemos ver o momento em que o grave acidente ocorreu (Cuidado! As cenas podem ser fortes para quem tem algum parente robô!):

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Repare que o robô parece cair antes mesmo do carro passar ao seu lado e que a câmera já estava estrategicamente posicionada. Além disso, vários espectadores do YouTube perceberam que há uma corda próximo ao Promobot:

Notaram uma corda puxando o robô? (foto: Reprodução/Twitter)

No dia seguinte ao “acidente”, várias pessoas começaram a desconfiar de que o assunto era apenas um viral para divulgar a empresa dos robôs. Olivia Solon, editora da NBCNews, por exemplo, separou outras imagens de outros autômatos da mesma empresa em situações inusitadas no trânsito:

Outro detalhe que levanta dúvidas sobre a veracidade dessa história é que ainda não há nenhum veículo realmente autônomo à venda para o consumidor final. Os modelos da Tesla são semi-autônomos, ou seja, eles não dirigem sozinhos na cidade. Alguns modelos são equipados com um sistema que auxilia na direção nas estradas, mas o motorista é obrigado a ficar com as mãos no volante (ou a colocar as mãos no volante a cada X minutos), como podemos ver no vídeo abaixo (por volta do minuto 6):

A Polícia não registrou nenhum acidente

Em nota ao site de tecnologia de língua inglesa Wired, o oficial de informação pública do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas Aden Ocampo Gomez afirmou que não conseguiu encontrar nenhum registro de tal incidente. De qualquer forma, ele diz, o departamento de polícia “não relata esse tipo de incidente em propriedade privada”, mas uma coisa tão incomum assim iria bater em sua mesa, com certeza.

Conclusão

O acidente ocorreu em janeiro de 2019, mas há várias evidências de que tudo não passou de um golpe de marketing para divulgar a empresa que aluga robôs autônomos para eventos.  

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. BËN MÄHREN QADËSH

    24 de maio de 2019 em 10:06

    Ei, Gilmar! Ele (o robô), morreu ao tentar atravessar a rua ou porque foi atingido pelo carro? Abraços (rs)

  2. Pingback: Um robô autônomo foi atropelado e morto por um carro Tesla autônomo? | Cidade Bela FM

  3. lucascardozo

    1 de junho de 2019 em 23:45

    Como assim essa notícia surreal pode ser falsa? 🙁

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo