Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Projeto Abigail! Esse aterrorizante projeto da Área 51 realmente existiu?

Conspirações

Projeto Abigail! Esse aterrorizante projeto da Área 51 realmente existiu?

Projeto Abigail! Esse aterrorizante projeto da Área 51 realmente existiu?

Desde o último trimestre de 2018, uma estranha história sobre a Área 51 vem circulando na internet. Essa história é referente a um suposto projeto chamado “Abigail“, que teria sido o primeiro projeto dessa instalação militar norte-americana. O objetivo era criar uma espécie de supersoldado, porém as consequências teriam sido nefastas.

Se você é uma daquelas pessoas que não têm ideia do que se trata a Área 51, não tem problema, vamos explicar. A Área 51 é um local remoto da Base Aérea de Edwards, dentro da Área de Testes e Treinamento de Nevada, nos Estados Unidos. Atualmente, o objetivo principal da base é publicamente desconhecido. Contudo, com base em evidências históricas, ela provavelmente presta suporte ao desenvolvimento e teste de aeronaves experimentais e sistemas de armas. Embora a base nunca tenha sido declarada como secreta, todas as pesquisas e ocorrências na área são informações confidenciais. Devido ao forte sigilo, teorias conspiratórias envolvendo naves e seres extraterrestres sempre permearam o imaginário popular.

A Área 51 e suas edificações na superfície.

A história do “Projeto Abigail” ganhou uma maior repercussão nos últimos dias devido a um vídeo publicado pelo canal “Você Sabia?” (arquivo), no YouTube. O vídeo possui quase 3 milhões de visualizações, porém falhou num ponto crucial: dizer ou não se esse projeto existiu. No final no vídeo, por exemplo, é mencionado, ipsis litteris: Até hoje é muito difícil saber se esse projeto realmente existiu lá na Área 51 ou se é mais uma creepypasta criada por alguém.

Entretanto, será que é realmente difícil saber se isso existiu ou não? Será que não é tão somente um história ficcional de terror? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! O “Projeto Abigail” nunca existiu! A história não passa de uma “creepypasta” inventada por um canal no YouTube chamado “Creepypastas Everywhere”! Para quem não sabe, uma “creepypasta” nada mais é do uma história ficcional de terror, que tem como principais objetivos: causar medo e se propagar para o maior número possível de pessoas. Vamos explicar direitinho essa história para vocês! Não irá demorar muito, portanto vale muito a pena conferir!

A Versão Mais Popular do “Projeto Abigail”

Existem algumas versões ligeiramente diferentes que circulam dessa história. Assim sendo, vamos utilizar a que foi publicada no site “AminoApps” (arquivo), no dia 13 de abril de 2019, visto que é primeiro resultado da busca por “Projeto Abigail” no Google. Acompanhe a história:

Em 1943, havia um cientista chamado Albert Western, que trabalhava para o exército americano em uma base militar secreta da Força Aérea, criada no território denominado Área 51. Albert era obcecado em desenvolver o soldado perfeito, assim como o Capitão América. O cientista solicitou voluntários para o experimento, mas a maioria das pessoas não estava disposta a doar o próprio corpo para o experimento. Além disso, o homem que cedesse ao experimento, deveria ser de total confiança para evitar que as descobertas caíssem em mãos inimigas, então ele decidiu que a pessoa certa para esse trabalho seria a própria filha. Foi aí que o cientista deu início ao ‘PROJETO ABIGAIL’.

No entanto, pouco tempo depois de dar início ao experimento, os colegas do cientista o aconselharam a parar. O rosto de Abigail começou a se deformar, seus dentes começaram a crescer de forma descomunal, seus cabelos começaram a cair e sua pele começou a ficar enrugada. Abigail havia se tornado uma aberração. Ainda assim, o cientista não desistiu, ele estava disposto a continuar até as últimas consequências, pois sabia que se parasse, Abigail morreria, e ao contrário do que você deve estar pensando, Albert amava a filha.

O Desespero de Albert

Segundo relatos de alguns funcionários, eles tinham que levar uma grande quantidade de comida para um ser enorme que ficava enjaulado, e que, às vezes, viam Albert passar horas conversando e até chorando perto da jaula. Abigail havia perdido completamente a razão, ela media quase 3 metros de altura, seus ossos largos conservavam apenas um pouco de pele. Sem sua consciência, agora ela era apenas um animal selvagem.

A suposta foto de Abigail e o monstro que ela teria se tornado.

Todas as pessoas envolvidas no experimento alegaram que a operação tinha resultado em um fracasso, mas Albert ainda acreditava que poderia dar certo e se negava a todo custo a acabar com a vida de Abigail, como a maioria de seus colegas havia sugerido.

Um Último Pedido

Dois anos após Abigail ficar irreconhecível, Albert finalmente desistiu de que aquilo iria realmente dar certo. Ele acabou tirando a própria vida, mas antes deixou uma carta para seus colegas, implorando para que salvassem sua filha.

Com Albert morto, o Exército não estava disposto a continuar gastando dinheiro tentando fazer Abigail voltar ao normal, mas atenderam ao pedido de Albert. Não a matariam, deixariam que a fome fizesse isso. Os funcionários pararam de fazer comida para ela.

Na primeira noite, os funcionários ouviram gritos e uivos de Abigail. De alguma forma, ela acabou fugindo e matando dois guardas, mas ela só queria comer. Para evitar mais mortes, o governo americano decidiu selar toda a área em que Abigail se encontrava.

A Origem do “Projeto Abigail”

Conforme dissemos anteriormente, a história do “Projeto Abigail” nasceu a partir de um vídeo publicado pelo canal “Creepypastas Everywhere“, no YouTube, no dia 22 de setembro de 2018.  Confira o vídeo abaixo, que já obteve mais de 17 milhões de visualizações:

Entretanto, esse vídeo possui inúmeros problemas relacionados as informações fornecidas, visto que elas são de caráter impreciso ou enganoso. Vamos destacar alguns desses problemas:

  • Logo no início, o vídeo apontou que o governo norte-americano reconheceu a existência da Área 51, pela primeira vez, em 14 de julho de 2003.

Isso é mentira! Bastaria qualquer pessoa fazer uma busca na internet para ver que isso não procede. Aliás, o mais próximo que podemos chegar desse “reconhecimento oficial” ocorreu em maio de 2013. Foi nessa época que surgiu um documento do governo norte-americano confirmando a existência da Área 51.

  • O vídeo mencionou o envolvimento de um cientista chamado Alfred Western, e que o caso aconteceu em 1943. Além disso, o YouTuber citou que planejava contar esse caso há algum tempo, mas que tinha medo de que seu vídeo fosse derrubado pela plataforma.

Tudo mentira! Em primeiro lugar, nas pesquisas realizadas em diversos mecanismos de busca, não encontramos nenhum cientista chamado “Alfred Western”. Em segundo lugar, essa história de que o YouTuber estava planejando contar é balela. É apenas uma tentativa de convencer as pessoas. Não há nenhum registro sobre qualquer “Projeto Abigail” ou qualquer teoria conspiratória nesse sentido antes desse vídeo. Se fosse algo tão importante e com inúmeras provas ninguém iria simplesmente divulgar em um canal dedicado a “creepypastas“.

O Canal “Creepypastas Everywhere”

Em sua descrição no YouTube, o responsável pelo canal diz ser um escritor de “creepypastas” e, de fato, seu canal é dedicado a isso.

O responsável pelo canal alega ser um escritor de creepypastas.

Portanto, ninguém deveria levar a sério o conteúdo. É basicamente destinado para quem gosta de histórias de terror e não tem nenhum comprometimento com a verdade.

O canal é realmente destinado a propagação de tais histórias ficcionais de terror.

Qual a Origem das Fotos que Foram Utilizadas?

Encontrar a origem das principais imagens não é tão difícil assim, basta realizar uma busca reversa em mecanismos de pesquisa.

A “Foto” do Monstro

Apesar de ter uma clara aparência de computação gráfica, a imagem pode causar um certo medo, sobretudo em crianças.

De qualquer forma, não há motivo para se preocupar, porque essa criatura não existe. É tão somente uma arte criada pelo ilustrador britânico “Daniel Peacock”. Ela foi postada em setembro de 2017 no sitesArtStation” e “DevianArt.

A arte foi postada em setembro de 2017 no sites “ArtStation” e “DevianArt”.

Essa arte, inclusive, também pode ser comprada através do site “INPRT”.

A Foto da Suposta Abigail

Ao fazermos uma busca relacionada a suposta Abigail, no Google, os resultados que aparecem se referem basicamente ao “Projeto Abigail”. Porém, o Google não é o único mecanismo de busca do mundo, não é mesmo? Assim sendo, utilizamos o Yandex. Confiram os resultados que obtivemos:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Pesquisa realizada no Yandex.

Na verdade, a mulher da foto é a Sunny Harnett, uma atriz e modelo norte-americana, cujo nome de batismo era Annemarie Margot Elfreda Harnett. A foto teria aparecido em uma edição de 1957 da revista de moda “Harper’s Bazaar”. Diga-se de passagem, essa revista existe até hoje.

Fotos da modelo Sunny Harnett.

Infelizmente, ela nos deixou aos 63 anos, em maio de 1987, devido a um incêndio que ocorreu em sua casa. Ela acabou não resistindo aos ferimentos. Portanto, definitivamente, Sunny não morreu devido a um experimento do governo norte-americano.

Bônus: Outra “Foto de Monstro” Também Está Sendo Associada a Esse Caso

Alguém se lembra da história do “Experimento Russo do Sono”? Essa história é falsa e, inclusive, existe uma matéria aqui no E-Farsas sobre esse assunto. A principal imagem relacionada ao falso experimento voltou a circular! Agora, ela tenta retratar a suposta transformação de Abigail!

A principal imagem relacionada ao falso experimento voltou a circular! Agora, ela tenta retratar a suposta transformação de Abigail!

Entretanto, caso não saiba, esse “monstro”, na verdade, é apenas um boneco vendido como decoração de Halloween chamado “Spazm” fabricado pela “Morbid Enterprises”. Confira um vídeo de apresentação publicado em um canal de terceiros, no YouTube (em inglês):

Legal, não é mesmo?

Qual a Origem dos Vídeos que São Atribuídos a Essa História?

Entre imagens e vídeos totalmente genéricos, dois vídeos acabam chamando mais a atenção do espectador.

O Primeiro Vídeo

Esse vídeo foi desmentido em um artigo anterior intitulado “Vídeo mostra os horrores sofridos por paciente em manicômio na Rússia?“. É justamente aquele vídeo, onde aparece uma pessoa agitada dentro de um quarto contendo apenas uma cama hospitalar. Lembram dele? Vale a pena conferir o artigo!

Vídeo mostra os horrores sofridos por paciente em manicômio na Rússia?

Entretanto, caso estejam sem tempo, a filmagem é apenas o trecho inicial de um filme britânico de terror chamado “Entity”, que foi lançado em 2012! Nada de projeto secreto!

O Segundo Vídeo

Já o outro vídeo tem uma história curiosa. Isso porque, no passado, ele já foi compartilhado nas sociais como se fosse o registro real de uma bruxa devorando uma menina, no Peru!

Agora, no entanto, ele vem sendo utilizado como se retratasse Abigail! Diversos canais no YouTube, entre eles o “Luis Vasquez Herrera” e “Luz Arcturiana” utilizaram tais imagens nesse sentido.

Entretanto, não se trata de uma bruxa, tampouco da Abigail. Na verdade, estamos diante de um trecho do filme chamado “A Possessão de Deborah Logan“, que foi lançado em outubro de 2014. Esse é um filme norte-americano de terror no melhor estilo “found footage“. Porém, não há nenhuma base na realidade, ou seja, nada do que vemos diante dos nossos olhos realmente aconteceu.

Não seremos estraga-prazeres, então não diremos exatamente em que parte do filme essa cena ocorre para evitar os famigerados “spoilers“. Isso não nos impede, no entanto, de compartilhar ao menos duas cenas com vocês:

Uma cena do referido trecho do filme chamado “A Possessão de Deborah Logan”.

Mais um cena do referido trecho do filme chamado “A Possessão de Deborah Logan”.

Caso queiram assistir esse filme, é possível alugá-lo por apenas R$ 2,90 no Google Play.

Conclusão

O “Projeto Abigail” nunca existiu! A história não passa de uma “creepypasta” inventada e disseminada por um canal no YouTube chamado “Creepypastas Everywhere”, em setembro de 2018! Portanto, sempre tenham muita cautela ao acreditarem piamente nesse tipo de conteúdo, ainda mais aqueles de cunho conspiratório.

Continue lendo
12 Comentários

12 Comments

  1. Cesar Crash

    23 de maio de 2019 em 12:07

    Marco: “tão somente um história”.

    • Bone

      2 de outubro de 2019 em 14:58

      Parabéns pelas informações infelizmente ainda existe pessoas que acreditam em histórias tão absurdas.

  2. Tiago Silva

    25 de maio de 2019 em 20:11

    É so uma historia sim po… Alias a area 51 é só lenda e naves espaciais nao existem tambem.

    • Professor Vete

      27 de maio de 2019 em 13:01

      É so uma historia sim po…
      Sim, é. Conforme exaustivamente explicado e evidenciado no texto, que claramente você nem leu.
      Alias a area 51 é só lenda
      Não, não é. E em nenhum lugar do texto afirma isso. Você saberia disso se tivesse lido o texto, já que claramente você nem leu.
      e naves espaciais nao existem tambem.
      Claro que existem. 24 astronautas foram até a Lua em naves espaciais, sendo que 12 pisaram em sua superfície; O Ônibus espacial fez 135 missões, e também é uma nave espacial. As Souyz, as Dragon, as Cygnus e outras cápsulas, de carga ou de passageiros, são naves espaciais. Logo, naves espaciais existem mesmo!

      • CREEPER PASTA

        16 de julho de 2019 em 19:26

        Bom, acredita nessas bobagens quem quer …

        • Professor Vete

          10 de agosto de 2019 em 9:50

          Bom, acredita nessas bobagens quem quer …
          Crenças são irrelevantes. Acreditar em algo não torna esse algo real. Acredite que pode voar e pule do alto de um prédio e vai ver como tenho razão.

  3. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    27 de maio de 2019 em 12:50

    Eu ri demais quando vi esse historia pela primeira vez. Daria um bom filme? acho que sim mas tinha que ser nos moldes de Resident Evil… Mas o mais engraçado foi ver gente nos comentários do video (ou de um dos varios replicados) copm ódio ao pai da Abigail indignado como se isso tivesse sim sido verdade

  4. Felipe Gutierrez

    29 de maio de 2019 em 13:19

    Parabéns pelo canal, eu tinha feito uma pesquisa antes de entrar no canal e realmente todas as provas batem, também procurei o suposto Cientista ALBERT WESTERN e nada achei mesmo Abigail, nem se quer certidão de nascimento, virei fã do canal, se precisarem de ajuda alguma vez estou a disposição, forte abraço

  5. Alessandra Becker

    5 de junho de 2019 em 13:04

    Assisti o vídeo ontem e achei estranho o experimento, visto que pessoas expostas á radiação desenvolvem câncer, não viram monstros assim do nada! Basta entender um pouco de biologia.

  6. Felipe Almeida

    8 de junho de 2019 em 17:38

    Eu notei nessa creepypasta uma referência (ainda que sútil) ao personagem Albert Wesker do jogo Resident Evil, no decorrer da saga do mesmo, vemos varias tentativas de criar uma arma biologica “perfeita” e quase sempre os resultados são negativos, criando assim os monstros da serie.

  7. rhian

    13 de agosto de 2019 em 8:46

    na minha opinião o unico geito de descobri é indo la pra ver eu tô fora kkkkkkkk

  8. Roy

    10 de outubro de 2019 em 10:51

    É. A internet é uma lixeira mesmo! Parabéns, E-farsas por desmascarar mais uma mentira escrota dessa, que só pode ter saído da cabeça de algum doente!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo