Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra os horrores sofridos por paciente em manicômio na Rússia?

Falso

Vídeo mostra os horrores sofridos por paciente em manicômio na Rússia?

Vídeo mostra os horrores sofridos por paciente em manicômio na Rússia?

Provavelmente, muitos de vocês, algum dia, já devem ter se deparado com esse vídeo em redes sociais ou no YouTube. A alegação que circula em torno dele é que se trata de uma filmagem de uma câmera de segurança, de um manicômio em Sadovich, na região da Sibéria, na Rússia. E não apenas isso, visto que o vídeo mostraria os horrores sofridos por um paciente dessa instituição psiquiátrica.

Confira o vídeo que circula na internet há pelo menos quatro anos, em um canal de terceiros, no YouTube:

No vídeo é possível notar um indivíduo visivelmente transtornado, em um quarto escuro, que contém apenas uma cama hospitalar. Podemos perceber também, que existe uma passagem de tempo entre os cortes, ou seja, isso demonstra que o indivíduo teria sido supostamente filmado por semanas. Para completar, o vídeo conta até mesmo com um “evento sobrenatural” no final.

Entretanto, será que esse vídeo é realmente verdadeiro? Trata-se de um caso real? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Existe uma Cidade Russa Chamada Sadovich ou um Hospital Psiquiátrico com Esse Nome?

Não! Ao fazermos uma pesquisa sobre “Sadovich” constatamos que não há nenhuma cidade ou hospital psiquiátrico com esse nome, na Rússia!

Em junho de 2016, um blog chamado “Mundo Tentacular” (arquivo) escreveu um texto sobre “As Experiências no Hospital Psiquiátrico de Sadovich” (arquivo), mas o conteúdo é falso! Não passa de uma “creepypasta” (história ficcional de terror). Por não haver uma indicação explícita disso, exceto pelas “hashtags” utilizadas na postagem, muitos usuários desavisados podem ter acreditado na história.

No texto, inclusive, são apresentadas duas fotos do que seriam as ruínas do suposto hospital psiquiátrico.

Primeira foto atribuída ao suposto Hospital Psiquiátrico de Sadovich.

Segunda foto atribuída ao suposto Hospital Psiquiátrico de Sadovich.

Entretanto, em uma rápida busca reversa por imagens notamos que a primeira foto retrata as ruínas de um palácio em Slawikow, na Polônia.

Ruínas de um palácio em Slawikow, na Polônia

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Já a segunda foto retrata as ruínas do Palácio Ropsha, uma residência do século XVIII nos arredores de São Petersburgo, construída por ordem do então tsar Pedro (Pyotr), o Grande. Caindo aos pedaços devido ao abandono, o local foi alugado para a petrolífera estatal Rosneft por 99 anos, em 2016. Segundo o ministro da Cultura russo, Vladímir Medinski, o contrato está viabilizando a restauração do palácio para posteriormente ser aberto aos turistas.

Ruínas do Palácio Ropsha, na Rússia.

Existem outras imagens, mas acreditamos que seria desnecessário desmentir cada uma delas. Nosso artigo ficaria demasiadamente longo, e sem nenhum motivo justificável. Assim sendo, uma vez que esse hospital não existe, toda a história já ficaria comprometida, não é mesmo? A seguir iremos jogar a última pá de terra sobre esse caso.

Verdadeiro ou Falso? A Origem do Vídeo!

Falso! Na verdade, o vídeo é tão somente o trecho inicial de um filme de terror britânico chamado “Entity”, que foi lançado em 2012! No entanto, é difícil encontrar esse filme para alugar. Os melhores meios para assisti-lo (em inglês e sem legendas) seria através da Amazon e do iTunes.

Eis a sinopse do filme:

Em 1998, 34 corpos não identificados foram encontrados em covas rasas em uma remota floresta da Sibéria. Após investigações, nenhuma explicação oficial das autoridades russas foi oferecida sobre as circunstâncias das mortes. O caso foi encerrado. Em 2010, uma equipe de TV inglesa foi ao local com o apoio de uma médium para tentar solucionar ou ao menos lançar alguma luz sobre o que aconteceu. A última comunicação com o escritório da produção em Londres apontou que eles estavam se aproximando da região da Sibéria, onde os corpos foram encontrados. Nada foi ouvido novamente. ‘Entity’ é a história do que aconteceu com eles. A floresta foi apenas o começo.

Nada disso aconteceu, visto que se trata de um mero filme ficcional de terror.

Exclusivamente para fins de comprovação, existe uma cópia disponibilizada por terceiros, no YouTube. Confira abaixo e reparem bem no começo do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=dNr4zP2ZghU

Perceberam como é exatamente igual ao vídeo que viralizou ao longo dos últimos anos? Porém, isso não impediu que diversos canais no YouTube, seja por desconhecimento ou má-fé, lucrassem com a ingenuidade e a crença no sobrenatural de milhares de pessoas.

Diversos canais no YouTube compartilharam esse vídeo sem mostrar a verdade para seus usuários.

Conclusão

O vídeo é tão somente o trecho inicial de um filme britânico de terror chamado “Entity”, que foi lançado em 2012! Nada daquilo que é mostrado no filme aconteceu, portanto não há razão para dar credibilidade a essa história. Por último, é importante ressaltar que esse caso surgiu na internet somente após o lançamento do referido filme.

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    22 de maio de 2019 em 13:28

    A russia é o berço de coisas estranhas mas quem quiser conhecer mais sobre ciência, tecnologia, historia e cotidiano russoa recomendo o site englishrussia. Vão se surpreender com a quantidade de fotos que existem nesse site e suas categorias. Só da parte militar já é impressionante fora os lugares abandonados. acho que é o lugar com mais bases e bunkers abandonados do mundo

  2. Cesar Crash

    23 de maio de 2019 em 11:35

    Bom, só de conter uma pessoa flutuando…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo