today-is-a-good-day
20.4 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Bolsonaro copiou o slogan de campanha de Fernando Collor?

- Publicidade -

É verdade que Jair Bolsonaro copiou o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” da campanha de Fernando Collor de Mello?

A imagem com um santinho do então candidato à Presidência da República, Fernando Collor de Mello, começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na primeira quinzena de março de 2019, voltando a ser compartilhada nas redes sociais na segunda metade de maio do mesmo ano.

Nela podemos ver uma foto de uma propaganda do então candidato nas eleições presidenciais de 1989 com os dizeres “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” e o texto que a acompanha dá a entender que Jair Bolsonaro teria copiado esse slogan em sua campanha, em 2018.

Será que isso é verdade mesmo? O slogan de campanha de Collor é o mesmo de Jair Bolsonaro?

Bolsonaro copiou o slogan de campanha de Fernando Collor? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A imagem é falsa! O slogan usado por Fernando Collor durante sua campanha à Presidência, em 1989 foi “Vamos Construir um Brasil Novo”, como podemos ver na imagem abaixo:

Foto: Reprodução/Mercado Livre)

Podemos ver outra versão da propaganda eleitoral de Collor à venda no Mercado Livre:

Reprodução/Mercado Livre

Abaixo, compare a original com a montagem:

- Publicidade -

O vídeo abaixo é do primeiro programa eleitoral do segundo turno das eleições de 1989. Nos últimos segundos, Collor repete seu slogan “Vamos Construir um Brasil Novo“:

Origem do slogan de Bolsonaro

O slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todossurgiu de um grupo de paraquedistas brasileiro surgido no final dos anos de 1960. O grupo chamado Centelha Nativista era da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército e Jair Bolsonaro foi paraquedista em sua trajetória militar, assim como o seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão:

Jair Bolsonaro durante treinamento na Brigada Paraquedista, nos anos 1980 (foto: reprodução/Google Images)

Em um artigo publicado pela Universidade de São Paulo chamado “Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano”, o Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense/RJ, Adolpho Queiroz e o Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, Carlos Manhanelli apuraram que somente um candidato usou a palavra “Deus” em um slogan de campanha antes de Jair Bolsonaro:

Foi Ademar de Barros, ex-governador, quem utilizou o slogan “Fé em Deus, Pé na Tábua” durante sua campanha. Em 2014, um livro com esse título foi lançado contando um pouco da vida desse político.

Conclusão

Jair Bolsonaro não copiou o slogan de campanha de Fernando Collor de Mello!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. “Jair Bolsonaro foi paraquedista em sua trajetória militar, assim como o seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão” Tem um Erro ai Gilmar… Mourão não é Pqd e sim Artilheiro acontece, que ele como muitos militares tem o curso de básico de salto e de mestre de saldo fazendo cm que ele possa ostentar oSimbolop de paraquedista em sua farda (assim como o caso do policial ‘da swat” que conduziu Lula. Mourão não serviu em unidade paraquesidta tendo sido Comandante Militar do sul que por ter um regimento de Cavalaria no comando faz com que muitos pensem também que ele é Cavalariano!

  2. “Jair Bolsonaro foi paraquedista em sua trajetória militar, assim como o seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão” Tem um Erro ai Gilmar… Mourão não é Pqd e sim Artilheiro acontece, que ele como muitos militares tem o curso de básico de salto e de mestre de saldo fazendo cm que ele possa ostentar oSimbolop de paraquedista em sua farda (assim como o caso do policial ‘da swat” que conduziu Lula. Mourão não serviu em unidade paraquesidta tendo sido Comandante Militar do sul que por ter um regimento de Cavalaria no comando faz com que muitos pensem também que ele é Cavalariano!

  3. …mas, Bolsonaro está indo pelo mesmo caminho de Collor com as rusguinhas entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Só espero que não acabe como o Collor.

    • O presidente está perdendo muito dos apoios que ele teve durante as eleições! Collor também foi nesse mesmo caminho e, sem base, acabou sofrendo impeachment!

  4. …mas, Bolsonaro está indo pelo mesmo caminho de Collor com as rusguinhas entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Só espero que não acabe como o Collor.

    • O presidente está perdendo muito dos apoios que ele teve durante as eleições! Collor também foi nesse mesmo caminho e, sem base, acabou sofrendo impeachment!

  5. Sem as reformas que estão no congresso, o ministro da economia não saberá com quanto dinheiro poderá dispor para investimentos do governo. Existe o rito da República….e a maioria dos que aqui escreve, fazem questão de ignorar isso. Intencionalmente ou não. É o bê-á-bá do Congresso. Tente cronometrar quanto tempo a oposição toma das votações com suas intervenções e discussões…tudo isso leva ao retardamento da análise e posterior votação dos projetos. Essa é a cartilha para derrubar presidente….tem mais coisas, como induzir o presidente para as pedaladas…e cair na armadilha do impeachmente.

  6. Sem as reformas que estão no congresso, o ministro da economia não saberá com quanto dinheiro poderá dispor para investimentos do governo. Existe o rito da República….e a maioria dos que aqui escreve, fazem questão de ignorar isso. Intencionalmente ou não. É o bê-á-bá do Congresso. Tente cronometrar quanto tempo a oposição toma das votações com suas intervenções e discussões…tudo isso leva ao retardamento da análise e posterior votação dos projetos. Essa é a cartilha para derrubar presidente….tem mais coisas, como induzir o presidente para as pedaladas…e cair na armadilha do impeachmente.

  7. São iguais em TUDO,desde da forma de falar e colocando Deus no meio de tudo.
    Os caçadores de marajas,mais amigos e familiares,envolvidos em corrupção..🤣🤣🐃
    Um povo sem Cultura e educação,um dia vira bolsomerda,porque, já foram COLLOR E AERCIO E outras MERDAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui