É verdade que Jair Bolsonaro copiou o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” da campanha de Fernando Collor de Mello?
A imagem com um santinho do então candidato à Presidência da República, Fernando Collor de Mello, começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na primeira quinzena de março de 2019, voltando a ser compartilhada nas redes sociais na segunda metade de maio do mesmo ano.
Nela podemos ver uma foto de uma propaganda do então candidato nas eleições presidenciais de 1989 com os dizeres “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” e o texto que a acompanha dá a entender que Jair Bolsonaro teria copiado esse slogan em sua campanha, em 2018.
Será que isso é verdade mesmo? O slogan de campanha de Collor é o mesmo de Jair Bolsonaro?
Bolsonaro copiou o slogan de campanha de Fernando Collor? (foto: reprodução/WhatsApp)
Verdade ou mentira?
A imagem é falsa! O slogan usado por Fernando Collor durante sua campanha à Presidência, em 1989 foi “Vamos Construir um Brasil Novo”, como podemos ver na imagem abaixo:
O vídeo abaixo é do primeiro programa eleitoral do segundo turno das eleições de 1989. Nos últimos segundos, Collor repete seu slogan “Vamos Construir um Brasil Novo“:
Origem do slogan de Bolsonaro
O slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” surgiu de um grupo de paraquedistas brasileiro surgido no final dos anos de 1960. O grupo chamado Centelha Nativista era da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército e Jair Bolsonaro foi paraquedista em sua trajetória militar, assim como o seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão:
Jair Bolsonaro durante treinamento na Brigada Paraquedista, nos anos 1980 (foto: reprodução/Google Images)
Em um artigo publicado pela Universidade de São Paulo chamado “Breve História dos Slogans Políticos nas Eleições do Brasil Republicano”, o Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense/RJ, Adolpho Queiroz e o Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, Carlos Manhanelli apuraram que somente um candidato usou a palavra “Deus” em um slogan de campanha antes de Jair Bolsonaro: