Uma quadrilha internacional está roubando crianças no Brasil?

Share Button

Será verdadeiro o alerta espalhado pelas redes sociais sobre a existência de uma quadrilha internacional que está roubando crianças aqui no Brasil?

A notícia apareceu em vários sites na primeira semana de julho de 2017 e se espalhou através das redes sociais. De acordo com o alerta, um quadrilha internacional estaria sequestrando crianças em vários estados brasileiros, sobretudo no Paraná, usando um carro preto!

O texto ainda afirma que a região sul do país é o local preferido dos bandidos, pois lá existe uma predominância de crianças brancas, loiras e de olhos claros (que seria o biotipo mais parecido com o do europeu)!

Algumas das crianças raptadas, segundo o alerta, são usadas em rituais de magia negra e no tráfico de órgãos, enquanto outras são encaminhadas para adoção (de forma clandestina) no exterior!

O texto termina com uma dica importante: Nunca deixe seus filhos sem a companhia de um responsável!

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?

Quadrilha internacional estaria raptando crianças no Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Antes de começarmos a examinar essa história, é bom que fique claro que, seja lá a conclusão que chegarmos aqui, nunca deixe seus filhos sem a companhia de um responsável, ok?

Agora, vamos à nossa análise:

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

O texto alarmista foi publicado no site já conhecido aqui no E-farsas por disseminar notícias falsas, o Sociedade Oculta, no dia 03 de julho de 2017. Só por isso, já precisamos ficar com um pé atrás…

O autor desse alerta se baseou em um caso real para criar esse boato, o do menino Brayan Raab Fonseca, de 2 anos de idade, que desapareceu enquanto brincava com o seu cachorrinho, no quintal da chácara da família – em Curitiba (PR).

Essa tática de se misturar dados reais para trazer mais credibilidade para o fake news é uma das características de um boato digital.

Apuramos no site Desaparecidos do Brasil que a informação sobre o estado do Paraná ser o que mais sofre com crianças desaparecidas é mentira. Como você pode ver, o Paraná está em sexto lugar, com 26 desaparecidos. O estado com maior numero de crianças desaparecidas é o Rio de Janeiro com 110, seguido de Minas Gerais, com 88 crianças.

Não encontramos em nenhum site dados que confirmem um aumento no número de crianças desaparecidas. O jornal curitibano Gazeta do Povo explica que esses números podem ser até menores, visto que a maioria das famílias não dá baixa no boletim de ocorrência quando a criança é encontrada.

Pedido de desculpas

No dia 05 de junho de 2017, o próprio site Sociedade Oculta publicou uma nota se desculpando pelo “deslize” e explicou que:

[…]Desta forma fica esclarecido que conforme informações seguras não esta (sic) havendo tráfico de crianças no Brasil, porem (sic) temos que ficar atentos a nossas crianças.[…]

Conclusão

O alerta sobre uma quadrilha internacional de sequestradores de crianças atuando no Paraná e no resto do Brasil é falsa!

Share Button
Crimes, Falso
, , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

10 comentários

  1. Tatiana Pinheiro

    Graças a Deus, pois meu próximo passo seria ficar trancada em casa com minha filha, pois já sou altamente neurótica, não tiro o olho dela quando estamos juntas.
    Obrigada por esclarecer.

    • starblazer

      Senhora, de acordo com alguns que comentaram sob o seu comentário, não é necessário pânico, nem tão pouco, preocupação. E me parece que, de acordo com eles, vivemos num Universo bem diferente disso aqui e, quem teima em acreditar o contrário, como eu e a senhora e tentar proteger nossa prole, merece tratamento psiquiátrico. Esses mesmos, que não enxergam um palmo além do intestino, que tem amebas e protozoários no lugar de massa encefálica, são os mesmos que definham por conta de não acreditarem, ou que, talvez, se simpatizem com a pedofilia e afins. Todo cuidado é pouco. Muita força e meus parabéns pela preocupação, nada além do normal, com sua filha.

  2. Alan Souza

    Só alguém muito estúpido acreditaria nisso. Então os sequestradores usam um carro já identificado (engraçado que sabem a cor, mas ninguém anotou a placa…), e mesmo depois da notícia circular continuariam usando o mesmo carro?

      • Alan Souza

        Leio o e-farsas com frequência, considero um dos melhores sites da internet. nem sabia que essa corrente existia. Agora parece que você veio aqui só pra tentar zoar com os outros. Não aproveita pra se informar e ainda fala do que não sabe. Típico facebuquiano ou comentarista do G1…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *