A verdade sobre o Fantasma do IML de Cuiabá!

Share Button

Descubra se o vídeo que mostra um fenômeno poltergeist de um fantasma batendo a porta de um hidrante no IML de Cuiabá é verdadeiro ou falso!

O vídeo apareceu nas redes sociais no dia 13 de março de 2017 e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados da web. Nele podemos ver um vigilante de um local pouco iluminado indo em direção a uma porta de hidrante, que fica batendo repetidas vezes sozinha!

Quando o homem chega próximo do fenômeno, a porta para de bater e o mistério de que (ou quem) estava causando esse barulho não é revelado!

Somente em uma das publicações desse vídeo no Facebook, o vídeo alcançou mais de 3 milhões de visualizações em menos de 24 horas e o texto que acompanha o vídeo afirma que o caso assustador teria sido foi filmado no IML de Cuiabá, no turno da noite…

Será que essa seria a comprovação de um fenômeno poltergeist? Será que finalmente alguém conseguiu filmar a manifestação de um fantasma?

Será que isso é verdade ou farsa?

Assistir filme de terror é fácil, quero ver trabalhar de segurança no IML. Situações vividas pelos seguranças em Araucaria. Alguém tem explicação?

Posted by Sargento Alexandre on Monday, March 13, 2017

Verdade ou farsa?

A primeira coisa que denuncia a farsa por trás desse vídeo é que ele não foi filmado em um necrotério de um Instituto Médico Legal em Cuiabá! Na verdade, esse filminho foi feito no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), da cidade de Araucária (PR).

Quem confirmou essa informação foi a assessoria de imprensa da instituição, que disse também que o vídeo foi gravado no dia 12 de março de 2017 e que irá abrir uma sindicância para averiguar o caso.

Analisando o vídeo

Para aqueles que acreditam em fenômenos paranormais, de poltergeist e coisas do gênero, esse vídeo é um balde a água fria, pois – infelizmente – o tal fantasma é apenas uma linha bem fina de nylon…

No frame abaixo, por volta do 1 minuto e 45, podemos ver que há uma linha amarrada na parte inferior da porta:

Linha denuncia a farsa!

Já mostramos aqui no E-farsas como é fácil simular um poltergeist usando apenas linhas de pesca e um pouco de atuação. Relembre clicando nos players abaixo:

 

Opinião dos leitores

Os fãs da nossa página no Facebook também deram suas contribuições para a elucidação desse caso. O leitor Alberto Albuquerque, por exemplo, percebeu que uma das portas estava aberta quando o vigilante estava indo em direção ao “fantasma” e se fechou quando o homem da lanterna estava voltando:

Note que a porta estava aberta! (créditos: Alberto Albuquerque/Facebook)

O leitor Lucas Mirkai fez um vídeo bacana explicando como o truque pode ter sido feito:

 

Comportamento estranho

Além disso, o comportamento dos presentes na cena é muito estranho. O vigilante caminha em direção ao barulho com o foco da lanterna apontando para a parede oposta a da porta da mangueira de incêndio. Quando as luzes se apagam (convenientemente), as “testemunhas” continuam calmos e tranquilos (sem sustos nem nada). Perceba que a lanterna continua clareando a parede oposta.

Era de se esperar, numa situação dessas, que a lanterna seja usada para iluminar onde está o barulho…

No YouTube, os primeiros canais que postaram esse vídeo são de usuários que publicaram quase nenhum vídeo na plataforma. O usuário Messias Nascimento tem apenas esse filminho no seu canal e o canal do Neto Fil possui 4 vídeos! Como já mostramos aqui no E-farsas, quando um vídeo viraliza dessa forma e é postado em canais que possuem poucos vídeos, quase sempre é sinal de que alguma agência ou produtora esteja por trás da história!

Vamos aguardar…

Conclusão

O vídeo não foi filmado em um IML e tudo indica que os fantasmas usaram linha de pesca para simular um fenômeno poltergeist!

Share Button
Falso, Fantasmas, Viral
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

46 comentários

  1. Moraes

    O que e-farsas diz esta errado, e apenas o reflexo do vinco na parte interna da porta…mas se repararmos a parte 1:08 do vídeo, o vigilante ilumina sem querer um objeto suspeito no interior da porta, bem no meio dela, o que possivelmente poderia fazer esse movimento uniforme de abrir e fechar.

  2. Fernando costa

    Com certeza não é o IML de Cuiabá moro em curitiba e o vídeo é de araucária. Foi aberto uma sindicância. Mas quero ver o filme mostrar um fio de nilon. Segundo testemunhas os guardas foram chamados para averiguar um suposto furto de dois de luz. Maiores informações acessem a página da rádio banda b

  3. Jeovane

    E-farsas, sempre acompanhei o site de vocês, mas essa explicação não foi convincente dessa vez! Em primeiro lugar vocês alegam que o fato de o local ser divergente entre iml e escola indica o primeiro indício de falsidade, Mas isso não pode ser levado em conta pois, quem espalhou onde foi gravado foram internautas. Iml ou escola é indiferente.
    Segundo ponto, vocês Alegam ter uma linha, mas a porta do hidrante não tem molas nas dobradiças, como vocês explicam o movimento chicote? E digo mais, como pode ter alguém puxando meio a uma parede maciça?
    Não sejam radicais, não usem opinião própria ou “achismo ” para dar parecer sobre qualquer assunto, pois se vocês desvendam farsas, devem manter a seriedade do site, façam uma investigação melhor pois essa explicação esta furada.

  4. Eduardo

    Mi tirem uma dúvida sabemos que uma linha é capaz de puxar algo, será capaz de empurrar tbm, prq até onde sei uma linha é mole e incapaz de empurrar algo….???

  5. jose

    Também acho que são linhas que puxam a porta….
    Estão dizendo que a linha é capaz de puxar e não empurras, mas pensamento é simples…. a partir do momento que se tem um buraco redondo no meio da porta do hidrante, fica fácil de linhas puxarem a porta tbm. Simplesmente amarrando a linha da porta pelo lado de dentro, e dando o contorno em algo dentro, ex: tornaeira do hidrante, assim passando de volta para fora pelo buraco da porta vermelha. simples,

  6. Ronaldo

    Vc conseguir enxergar um fio de nylon fino nesse vídeo. Vou ter que cantar um pedaço dá música dos 50,00 reais.
    Você tá de brincadeira!!!!!!!!!!!

  7. Pedro

    vejo muita gente criticando quem acredita em fantasmas, mas só quem realmente passou por uma situação dessas sabe o quão sinistro o mundo pode ser as vezes. eu inclusive já passei por algumas situações parecidas quando eu era criança. a primeira foi quando eu tinha por volta de 13 anos, eram 9 horas da manhã, e eu estava tomando café, assim que eu terminei, eu fui colocar o copo na pia, e assim que eu o coloquei na pia, ele começou a se mover pra frente… surpreendentemente eu não fiquei com medo na hora, e no impulso eu peguei o copo de novo, o coloquei na pia novamente pra ver o que acontecia e ele ficou normal. a outra situação eu presenciei com a minha mãe, eu estava dormindo com ela, quando nós dois acordamos com uma luz piscando, e assim que formos olhar, havia uma luz piscando e flutuando em cima de uma pedra de mármore que fica grudada na parede, nós ficamos olhando sem entender nada, e essa luz foi se movendo até a cozinha, e continuou piscando, e quando nos chegamos na cozinha a luz desapareceu. no começo achamos que era um vagalume, mas eu sei como é um vagalume, e tenho plena certeza que aquilo não era normal… tenho arrepios só de lembrar

  8. Paulo Jorge

    A porta não tem trinco e é torta, fica aberta sempre e com a força com que é fechada a reação é abrir de volta com força equivalente, testem isso com a porta de sua casa desde que ela não tenha trinco para fechar mas, acreditar em fantasma é mais fácil que pensar racionalmente.

  9. Pingback: Crianças faltam aulas com medo do “Fantasma do IML de Cuiabá”

  10. Andre

    Cara se você não percebeu o que ate uma criança de 05 anos perceberia, era que a porta que esta aberta é a do sentido oposto a porta do Hidrante colega, a primeira foto é da parte da frente da porta do hidrante e a segunda foi tirada no sentido oposto, calma coleguinha dono do site, vc viu um fio de pesca com essa qualidade de video ? e com pouca iluminação ? caraca você deve ser o Macgiver kkkkkk, ta você explica como a porta estava se fechando e como ela estava se abrindo ? outra fita de nilion no sentido oposto ? bom uma coisa é certa o video é fraudulento claro até mesmo pela atitude dos gurdas que ali estavam, sem panico sem medo, e mais com a arma travada (apesar que não seria útil contra fantasma) enfim kkkkk poderia dizer outras coisas que tornam o video uma fraude não essas babozeiras que você posta querendo crédito a si mesmo

  11. Guh

    Nada aver sinto muito mas desta vez o e-farsas exagero em confirmar que a uma linha de pesca ali na porta que está batendo. Podemos até aceitar que foi uma farsa esse vídeo mas garantir que viu uma linha de pesca que é transparente em uma imagem dessas já seria de mais nem sempre o e- farsas me convence.

  12. pau no seu cu

    Nussa que retardado linha da onde o Jumento? isso pode ser descascado da tinta teia de aranha não tem nada ali mula larga mão de seu burro inventa qualquer desculpa esfarrapada e diz Desvendou kkkkkkk Avá tomar no cu na moral tu é muito mula

  13. Jhon

    Só um Olho Biônico pra conseguir enxergar uma linha de nilon nessas gravações kkk, acontece e-farsas, que vc só vê o que vc espera vê kk, esse já é o intuito do site ganhar mais acesso por desmascara esse tipo de coisa, mas nesse caso ta difícil viu, e outra pra que esses Seguranças iriam fazer um esquema complexo desse? correndo o risco de perderem seus empregos ( que não esta fácil ) ? até porque os mesmos já foram identificados, na minha humilde opinião, e-farsas nessa a farsa esta sendo vcs.

  14. Amarildo hretsiuk

    As autoridades abafam tudo,agora se for mentira,já teriam demitido os dois vigilantes, (a menos que a empresa que mantém os vigilantes não leve segurança a sério) pois estão lá para prestar segurança e não para fazer vídeos,mas para evitar alarme e explicar o inexplicável obrigam os autores a dizer que foi tudo brincadeira.

  15. PAULO SEM SOMBRA

    E vocês dizem que fantasmas não existem.
    Af!!
    Conheço um monte de assombração.
    A Juliana sem dente
    O Nerso tribufú.

    E ai vai….

  16. Milton

    A velocidade e o tamanho do ângulo com que a porta se abre, aproximadamente 90 graus, só se pode fazer com dois fios, um puxando para abrir e outro para fechar.
    Notem que no final a porta não abre tanto pois já não tem nada puxando.
    Com um fio apenas é quase impossível ter a mesma velocidade na abertura e no fechamento.
    Não acho que seja fake por isso.

  17. Lucas

    Boa noite sou Vigilante e de início pensei q este vídeo não fosse gravo no Brasil pois vigilantes de posto fixo apenas podem portar revólveres e se repararem no vídeo o vigilante usa uma pistola na qual é apenas permitida para transporte de valores escolta armada e spp por ter visto o vídeo sem áudio pensei que seria isso mais assim que coloquei o volume percebo que falam português no vídeo então deduzi a farsa fora a calma que as pessoas prestes estavam apesar de tudo é um belo vídeo e quem não conhece concerteza acreditaria kkkkkkk

  18. Considerando a hipotese de uso de linha de nylon, seria bem simples reproduzir o movimento da porta, pois uma pessoa apenas poderia fazer isso estando atras dos dois vigias, basta amarrar uma linha de nylon na fresta a cima ou abaixo do furo redondo da porta, essa linh serve pra puxar a porta ponto final! E amarrar outra linha de nylon na mesma fresta soh que desta vez a linha de nylon daria a volta na fresta e na torneira do hidrante, assim com um movimento de vai em vem uma unica pessoa conseguiria fechar e abrir a porta de forma cadenciada como podemos ver no video,.

  19. Xerloc romis

    Brothers, Eu já tinha reparado nesse detalhe da ponta da porta sim. mas existe outro fato mais determinante: se vocês colocarem o vídeo em câmera lenta, e pausarem nos minutos 0.53 e 0.55, verão claramente a lanterna iluminar o fio de nylon. pausem nesse momento. o fio esta atravessando o corredor.

  20. Crisper

    Pra quem acredita que esse videozinho tosco e mal encenado é de um fantasma, parabens. N vou nem perder tempo batendo boca q vc tem mentalidade infantil pra qcreditar em fantasmas.

  21. Fabio M

    Pois é essa tá difícil de explicar não é? Como a porta abre e fecha movida apenas por uma linha.
    Só haveria um modo de fazer isso, uma pessoa atras da parede aonde está o hidrante puxanando uma linha por um buraco para fechar a porta e outra do lado de fora puxando a porta para abri-la.

  22. Emagrecer correndo

    Tem lógica a explicação e se levar em consideração a reação ou melhor a falta de reação dos vigilantes diante de uma reação dessaa… o e-farsas solucionando o caso.

  23. FantasmEu™

    Chuuuuuuuuuuuuuuuuuupem forte, seus crédulos analfabetos!!!

    O detetive virtual do Fantástico não só esclareceu o “mistério” como reproduziu EXATAMENTE o que aconteceu com a porta, exatamente no mesmo lugar e EXATAMENTE com a linha de nylon no mesmo lugar que o Gilmar informou no post.

    Mas chuuuuuuupem, chupem gostoso, seus acéfalos otários que acreditam em vídeos do YouTube e páginas no Facebosta!

    TROUXAS!

  24. Caio

    Eu só me pergunto por que cargas d’agua o príncipe do mal, deveras ocupado com aparições em sessões do descarrego e frequência em Igrejas, de onde é expulso todas as noites, e em encruzilhadas nas quais recebe oferendas de seus seguidores, fica perdendo tempo brincando de abrir e fechar portinholas em escolas, à noite. Pôxa, demônio, assim não da pra te levar a sério. Por isso que o vigia e as testemunhas chegaram de boas, vc tá sem moral…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *