today-is-a-good-day
19.9 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Vídeo mostra milhares de drones levantando uma carreta! Será verdade?

- Publicidade -

É verdade que 2.000 drones conseguiram levantar uma carreta de 40 toneladas? Descubra o que há por trás desse vídeo viral aqui no E-farsas!

O filminho tem menos de um minuto de duração e mostra vários drones levantando um caminhão por uma longa distância! Surgido nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2019, o vídeo alcançou mais de um milhão de visualizações em apenas uma das contas onde foi postado!

Segundo o texto que acompanha a cena, cerca de 2.000 drones conseguiram levantar do chão um caminhão, mas será que isso é verdade ou mentira?

Para responder a essa questão, fizemos um vídeo bem curtinho, que você pode assistir rapidão clicando no player abaixo:

Resumão pra quem não curte vídeo e/ou prefere os nossos artigos em texto

Em primeiro lugar, o peso de um caminhão desse tipo é de cerca de 40 toneladas. Se a gente dividir esse peso entre os 2.000 drones, cada drone teria que aguentar algo em torno de 20 quilos. Uma busca na web e encontramos drones que aguentam até 30 quilos, então é possível (pelo menos em teoria) que 2.000 drones levantem um peso desse.

O difícil mesmo é manter tudo firme no ar…

Como a gente pode ver, o cavalo – que é a parte da frente do caminhão – não fica reto quando sua carreta é levantada:

Foto: Reprodução/Google Images

Outro dificultador é a quantidade de cabos que envolvem o caminhão. Imagina o trabalho que daria lidar com tudo isso sem se enroscar.

- Publicidade -

O recorde de maior número de drones funcionando em sincronia é de 1500 e esse feito ocorreu em 2018. Nesse caso não há nenhum cabo para dificultar as manobras aéreas.

https://www.youtube.com/watch?v=6HPLwMhtlhU

Já pensou que quem conseguiu essa proeza teve grana para arrumar 2.000 drones, mas não teve como arrumar uma câmera decente?

Agora sem mais enrolação, o veredito

O vídeo que mostra milhares de drones levantando uma carreta é falso!

Ele faz parte de um vídeo maior que foi publicado pela primeira vez no canal da Scania no YouTube em setembro de 2019. No filme original, de pouco mais de um minuto de duração, podemos ver que trata-se de uma propaganda da montadora:

As cenas do caminhão “voando” foram feitas com a ajuda de computação gráfica e do talento da agência The Panics Amisterdan e o comercial foi dirigido por Chris Staves.

https://www.instagram.com/p/B3Kfm0Qnr8d/

Sobre o quadro Old Fake News

No nosso vídeo, relembramos uma fake news que circulou em novembro de 2005, e que checamos sua autenticidade na época. O vídeo mostrava um sujeito pulando de bungee jump e, ao chegar próximo à superfície do rio, um crocodilo agarra o desafortunado, arrancando-lhe a cabeça. Para ver o que descobrimos, veja o link abaixo:

Crocodilo arranca a cabeça de um saltador de bungee jump!

Conclusão

O vídeo mostrando drones levantando uma carreta é falso! Trata-se de uma propaganda para uma montadora de veículos!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Tecnicamente, o apelo publicitário é tão ruim quanto o apelo do anúncio da cerveja Foster. A peças produzidas podem ser atraentes para se assistir, mas não marcam nenhuma característica que releve o produto ou a marca.

  2. Gilmar, parabéns pelo excelente trabalho aqui no e-farsas. Acompanho diariamente desde 2014 e sempre consigo argumentar com pessoas que espalham mentiras por aí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui