Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra que o Sistema Cantareira está cheio! Será?

Conspirações

Vídeo mostra que o Sistema Cantareira está cheio! Será?

Será verdade que o nível da água no Sistema Cantareira está cheio, ma a mídia está escondendo isso da população?

No dia 28 de janeiro de 2015, o vídeo que veremos mais abaixo foi publicado no Facebook. Nele podemos ver um homem mostrando que o nível da água do Sistema Cantareira está alto, mas a mídia, sob o comando de grupos poderosos, procura esconder essa informação da população!

Será?

Sujeito às margens de uma das barragens do Sistema Cantareira mostrando que o local tem muita água! (foto: reprodução/Facebook)

Sujeito às margens de uma das barragens do Sistema Cantareira mostrando que o local tem muita água! (foto: reprodução/Facebook)

Para provar a sua teoria, o homem coloca os pés dentro d’água e mostra que, aparentemente, ainda tem muita água à disposição do povo de São Paulo (que é o principal beneficiado pelas águas do Cantareira), mas que a mídia (controlada pelos maçons, pelos illuminati, pela Nestlé e pela Coca-Cola) só está mostrando o lado seco da região.

O vídeo, de pouco mais de 14 minutos de duração, já teve mais de 3,6 milhões de visualizações somente no Facebook, além de ter sido visto outras centenas de milhares de vezes em cópias postadas no YouTube em menos de uma semana.

Mas será que essa história é real?

Assista ao vídeo e, a seguir, leia o que descobrimos:

 

Verdadeiro ou falso?

Infelizmente, tem muita gente trabalhando bastante em prestar desserviços à população! É o caso desse senhor que aparece nesse vídeo…

Em seu canal no YouTube, esse homem faz um certo sucesso publicando vídeos onde ele aborda temas voltados à teorias da conspiração. Nunca prova nada! Seus vídeos são sempre baseados meramente em especulações e ele ganha dinheiro com a venda de seus DVDs.

Ele alega em seu vídeo que o repórter, quando sai para fazer alguma matéria externa, é obrigado a mostrar o “aspecto da notícia” e, por isso, é obrigado a filmar apenas as áreas secas dos reservatórios. Mas, convenhamos que seria um prato cheio para qualquer um desses programas sensacionalistas mostrar na TV que o Governo está mentindo e que há muita água (o que sabemos, não há).

Além disso, o sujeito ainda diz que a mídia é controlada por grupos illuminati que proíbem a veiculação de quaisquer informações que “eles” não querem que sejam divulgadas, no entanto, ele mesmo possui o seu canalzinho no YouTube desde 2009, sempre falando o que bem entender, e o canal continua lá, firme e forte… Parece que: ou os illuminati não existem ou não assistem ao canal desse senhor!

E o pior é que o seu público é amplo e ele, ao invés de usar sua popularidade para alertar a todos sobre a crise hídrica que toma conta do Brasil, perde tempo e energia para disseminar boatos e ampliar o caos da desinformação na rede.

Entenda o Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira é o maior dos sistemas administrados pela Sabesp para a captação e tratamento de água para a Grande São Paulo e é também um dos maiores do mundo. O sistema é composto por 6 represas interligadas por túneis e abastece os quase 9 milhões de clientes da Sabesp. Desde 2014, o Cantareira vem sofrendo a maior baixa de seu volume dos últimos 10 anos e espera-se que o Governo do Estado tome alguma providência quanto a isso.

Conforme podemos ver no gráfico abaixo, o sistema de abastecimento fornecido pelo Cantareira funciona em “degraus”. As primeiras barragens a ficarem sem água são as mais altas: 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Barragens que compõe o Sistema Cantareira! (foto: Reprodução/YouTube)

Barragens que compõe o Sistema Cantareira! (foto: Reprodução/YouTube)

Esse vídeo explica direitinho como funciona o Sistema Cantareira:

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/RBNbNM0PWsQ” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Ao contrário do que diz o cidadão em seu vídeo, a mídia não está escondendo nada, como podemos ver em inúmeras reportagens publicadas na web como essa do BrasilPost, por exemplo, que mostra fotos de satélite do Sistema Cantareira antes e depois da seca:

Sistema da Cantareira antes e depois da seca! (foto: Reprodução/BrasilPost/Google)

Sistema da Cantareira antes e depois da seca! (foto: Reprodução/BrasilPost/Google)

Também podemos fazer uma rápida busca por imagens no Google do Sistema Cantareira antes e depois da seca!

O homem que aparece mostrando um local com bastante água está em uma das represas mais baixas do Cantareira (em Mairiporã – SP), que ainda possui um pequena porcentagem de sua capacidade, mas que não atende à toda a população.

Igualmente ocorreu com outro vídeo que também fez sucesso nas redes sociais, esse outro camarada criou um enorme alarmismo ao mostrar que as represas do Sistema Cantareira estariam cheias quando, na verdade, ele estava mostrando apenas a barragem de Paiva Castro (a última e a menor das 6):

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/U8LX046Iwv0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Seca desde 2014

Em março de 2014, o jornal A Folha de São Paulo já alertava para o perigo da falta d’água em São Paulo. No vídeo abaixo, a TV Folha sobrevoou todo o Cantareira com um drone para mostrar que o negócio é sério e que, já naquela época, a crise hídrica era iminente:

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/bkNXfbDWTxM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Acompanhe diariamente aqui o nível dos reservatórios de água de São Paulo.

Conclusão

Cuidado com o que você assiste na internet! Esse sujeito está espalhando desinformação apenas para conseguir mais visualizações para o seu canal. O Sistema Cantareira está com apenas 5,2% de sua capacidade total de água. Por enquanto, o que nos resta fazer é ajudar na economia da água!  

Continue lendo
36 Comentários

36 Comments

  1. Fernando

    4 de fevereiro de 2015 em 13:00

    Quando Enéas denunciou a mafia para retirar o nióbio do Brasil também foi taxado como maluco conspiracionista …

    • Lucho

      4 de fevereiro de 2015 em 17:39

      Vc quer realmente comparar o Enéas com esse youtubeiro ignorante, caríssimo usuário de computador positivo?

      Daqui a pouco vc está falando que tudo é um conluio com os maçons, iluminatis (sei lá como escreve essa porra), bildeberg e o seu Juca da padaria.

    • Leonardo

      5 de fevereiro de 2015 em 1:37

      O problema é que o Nióbio é uma coisa que pode ser facilmente substituída, ou seja se o Brasil começar a vender caro ele os outros países vão começar a usar outros materiais.

    • Rogerio Silva

      6 de fevereiro de 2015 em 9:12

    • Ivangivaldo

      19 de maio de 2015 em 10:06

      Muitos anos atras o governo foi avisado de que haveria essa falta de agua e era preciso tomar providencias, mas o governo paulistucano preferiu privatizar metade da sabesp em vez de cumprir sua obrigaçao de investir.
      Agora temos um grupo particular lucrando com a venda da agua que abosorve todos os lucros da sabesp e assim não sobra dinheiro para investir no abastecimento de agua.
      O resultado é que provocaram essa seca nas represas justamente para faltar agua e ter desculpa de aumentar as tarifas de agua, para assim os privatizadores ganharem mais dinheiro.
      Só não viu quem nao quis as represas cheias de agua sendo esvaziadas de proposito pouco antes de começar essa seca.
      Portanto essa falta de agua foi totalmente provocada para criar o caos e assim a sabesp lucrar com os aumentos de tarifa.
      Foi exatamente assim quando houve o apagao na epoca do FHC.

  2. paulo bueno

    4 de fevereiro de 2015 em 16:34

    midia tucana
    PSDB controla tudo
    na TV do Brasil .

    • Diego Dantas Amaranto

      24 de maio de 2015 em 13:42

      Não é só o PSDB mas sim quem está por detrás dessa palhaçada toda.

  3. Lucho

    4 de fevereiro de 2015 em 17:37

    Verdade Oculta. Por que será que eu não estou surpreso que, com esse nome, ele só publique as maiores teorias da conspiração e outros tipos de necedades?

    E, como de costume, viva a era e a sociedade da (des)informação. E viva a inclusão digital, como de costume.

    • EvandroJGC

      5 de fevereiro de 2015 em 7:19

      Quando minha irmã trouxe o dvd desse cara em 2009-2010 (não vi o vídeo aqui, não tá carregando), já vi que não prestava, esse nego não passa dum inútil aproveitador, devia tomar uma surra de relho!

      • Lucho

        5 de fevereiro de 2015 em 17:25

        Quem tem que levar uma surra de gato morto até o gato miar é quem compra essas merdas.

        Esse cara aí é um filho da puta? Não tenha dúvidas. Só que ele está apostando na credulidade e ignorância das pessoas. E ninguém nunca perdeu dinheiro ao apostar na ignorância das pessoas.

        E por ignorante aqui não estou me referindo a falta de estudos. Conheço gente que mal sabe ler e escrever e é extremamente inteligente, assim como conheço pessoas com “diproma” e são verdadeiras antas.

        • MM

          14 de junho de 2015 em 0:14

          O teu alvo é o verdade oculta,da até pra desconfiar.A verdade sempre incomoda.

  4. Daniele

    4 de fevereiro de 2015 em 19:12

    Essa eu ja sabia que era mentira. Eu moro em uma cidade que fica bem pertinho da represa Jaguari/Jacarei, quase todos os dias eu passo por lá, sou a prova viva de que isso é verdade sim

    • Renato

      14 de maio de 2015 em 23:49

      Prezada Daniele Boa Noite.

      Aproveitando que você mora bem pertinho da Represa Jaguari / Jacarei e quase todos os Dia Passa pôr lá, poderia prestar um GRANDE SERVIÇO A POPULAÇÃO BRASILEIRA, PRODUZINDO UMA PEQUENA FILMAGEM DA REPRESA MOSTRANDO SEUS RELEVOS PARA QUE POSSAMOS EVIDENCIAR QUE É REALMENTE O LOCAL SUPRACITADO E SE PUDER MOSTRE NA FILMAGEM UM JORNAL ONDE APAREÇA A DATA DA FILMAGEM, PARA SABERMOS QUE É RECENTE. DESTA FORMA NÓS QUE MORAMOS LONGE E NÃO POSSUÍMOS MEIOS PARA ESTARMOS INDO PESSOALMENTE AO LOCAL SERÍAMOS MUITO GRATOS PÔR SEUS PRÉSTIMOS.
      ATENCIOSAMENTE …
      RENATO.

  5. Luiz inacio lula da silva

    5 de fevereiro de 2015 em 6:14

    vuces acriditam im tudio que leie,num ta vendu qui noi tamu tirandu partidu di tudo! ção bobu memu.noi que é vende a agua pa ruma mais dinheiru pra fidel…..kkkkkk útárius….bora mengu

    • Paulo

      3 de março de 2015 em 21:40

      AHUUAHUAAHA auhuhahauha

      iço ae “companhero”

      \,,/ = metaleiro
      \,,. = metalúrgico

  6. Alvaro Reis

    5 de fevereiro de 2015 em 9:01

  7. Carlos

    5 de fevereiro de 2015 em 16:03

    Ha ha ha…. Crise hidrica???? Mudaram o nome da velha e boa “seca”, porque???

    • Lucho

      7 de fevereiro de 2015 em 17:42

      Jargão politicamente correto de jornaleiro.

  8. Chilboton

    5 de fevereiro de 2015 em 21:17

    Faço minhas próprias pesquisas e tiro minhas próprias conclusões, e vejo que o ser humano está pior do que na antiguidade, sendo cada vez mais induzido a acreditar em mentiras, vocês irão ficar surpresos ainda, muita coisa está por acontecer e tudo o que vocês tiram sarro, amanhã vai lhe fazer pensar…REFLITA HUMANO, ESPIRITUALMENTE SOMOS COMPARADOS COM UM NÍVEL DE JARDIM DE INFÂNCIA!!!

  9. Jonas

    6 de fevereiro de 2015 em 12:03

    O cara que fez o vídeo é mal informado e/ou canalha. Mas triste é quem continua acreditando nele aqui e lá no Youtube.

  10. Everton

    6 de fevereiro de 2015 em 13:18

    Como assim será? o cara mostra que tem água, o será entra onde aí? no cu de quem publicou isso… sera?

    • notreve

      7 de fevereiro de 2015 em 10:59

      No c* de quem só lê o título do post, não lê o post e quer comentar.

    • Lucho

      7 de fevereiro de 2015 em 17:42

      Esse comentário parece estar escrito em português, mas não estou muito certo disso.

  11. charles dick

    10 de fevereiro de 2015 em 16:23

    O dono e os simpatizantes deste site acreditam que todas as pessoas são boas e sem más intenções e só querem o nosso bem, e que problemas de seca, fome, terrorismo etc são obras do acaso provocadas simplesmente por fatores naturais. E muita inocência.

  12. Leano Silva

    12 de fevereiro de 2015 em 11:52

    Li tudo com todo cuidado. Ouvi tudo que tinha direito. No final, não acredito em ninguém. Até do E-faças estou duvidando. Todo mundo tem um interesse “por baixo dos panos”. Cuidado. O dinheiro é a raíz de todos os males. A Bíblia (a única que acredito) explica!!!

    • Paulo

      3 de março de 2015 em 21:36

      Tem toda razão !

      e dessa eu não duvido, apesar de ter um monte de revoltadinhos arrogantes que por se autorotularem “ateus”, que são os “à prova de engano.”

  13. gilberto silva

    14 de fevereiro de 2015 em 13:15

    os caras que dizem a verdade neste mundo,revelam o falso caráter dos falsários e espertalhões. e faz se necessário taxa-los de loucos,extremistas ou outro nome qualquer que possa torna los desacreditados. e-farsas é um belo exemplo disso.

  14. gilberto silva

    14 de fevereiro de 2015 em 13:17

    os caras que dizem a verdade neste mundo,revelam o falso caráter dos falsários e espertalhões. e faz se necessário taxa-los de loucos,extremistas ou outro nome qualquer que possa torna los desacreditados.

  15. TOTAL ALIEN

    27 de fevereiro de 2015 em 15:39

    ENTÃO MOÇADA QUANDO EM ALGUM POSTZINHO PATÉTICA NA INTERNET, TIVER A PALAVRA ILUMINATI PASSEM BATIDO, POIS É CERTEZA DE MERDA !!!

  16. gabriel

    3 de março de 2015 em 10:01

    pelo que pude perceber, a mídia mostra seca e o sr rubens mostra “muita água”, o que deixa claro que o problema não é a falta dágua, mas sim o manejo, sendo difícil acreditar que há falta dágua na grande são paulo quando a mesma está sobre o aquífero guarani…

    • Marcelo

      13 de março de 2015 em 16:26

      Quem não acredita na falta de água é porque é alienado ou vive em algum local distante com abundância de água. Aqui em Campinas, andando um pouquinho a pé, estava fácil encontrar um rio ou um córrego secos.
      E quanto ao aquífero é só pesquisar um pouquinho e verá que custa bem caro para extrair a água devido à profundidade.

  17. Paulo

    3 de março de 2015 em 21:32

    bom, pra mim esse sujeito aí, tal irmão Rubens
    ele mistura verdades com mentiras, o que já polui toda credibilidade dele…

    Mas,, colocar uma foto antes/depois do “google earth” é muita ingenuidade hauhauha

    como se o Google Earth fosse constantemente atualizado… em plena era photoshop, vc me tacar um antes e depois da seca…
    AFFF que merda hein mano?

    no google street, a casa onde eu moro há 5 anos, ainda tem o quintal que tinha quando comecei o aluguel.

    não defendo ninguem aqui, só digo que está difícil saber no que confiar…

  18. NFDR

    11 de março de 2015 em 15:58

    Meus caros irmãos, eu particularmente gosto desse site, estão de parabéns, se o tal rubens está mentindo sobre a falta de água, então suponho que a Globo também está mentido gravemente, pois diversas vezes citou a Amazônia como culpada, o que o tom quis dizer com “são de águas de março fechando o verão” estamos em março e não para de chover no amazonas, olha que a música é de um escritor carioca e foi lançada no sudeste, o que está acontecendo? Conspiração – ação ou efeito de conspirar, ação ou efeito de maquinar contra os poderes públicos, trama, conluio, plano secreto. O que custa você pesquisar mais um pouco, independente se você acredita ou não na bíblia, Ezequiel conta um relato sobre a conspiração de satanás querendo ser maior de Deus e subir ao Seu trono. O livro do Apocalipse relata, diabo rebelou uma terça parte dos anjos[…], existe uma maquina chamada HAARP pesquise sobre ela também e verás a conspiração contra nós, dúvido você ler apocalipse junto com daniel e depois afirmar que Deus é um mentiroso. Abraço Galera

  19. Pingback: Blog do Lucho

  20. Valentina

    21 de abril de 2016 em 16:35

    Eu não acredito, pois a população consome mais do que a capacidade de encher o rio cantareiro.

    • Lucho

      22 de abril de 2016 em 10:35

      Algo me diz que a senhora não leu o texto.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo