Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Escritório na Suécia implantou microchip em todos seus funcionários?

Conspirações

Escritório na Suécia implantou microchip em todos seus funcionários?

Será verdade que uma empresa sueca está obrigando a implantação de microchip sob a pele da mão de todos os seus 700 funcionários?

A notícia apareceu na web brasileira no dia 02 de fevereiro de 2014 e afirmava que um novo prédio de escritórios inaugurado na Suécia só aceitará a entrada de funcionários que possuírem um microchip de identificação implantados sob a pele da mão direita!

Seria que isso dará início à obrigatoriedade do uso de microchip que muitos temem?

A manchete foi infinitamente reproduzida em diversos sites e blogs, além de aparecer em diversos fóruns especializados em teorias da conspiração, mas a dúvida ainda permanece no ar: Será que essa notícia é real?

Empresa sueca obriga a todos os seus 700 funcionários o uso de um microchip na mão! Será verdade? (foto: Reprodução/Wikipedia)

Empresa sueca obriga a todos os seus 700 funcionários o uso de um microchip na mão! Será verdade? (foto: Reprodução/Wikipedia)

Verdadeiro ou falso?

O uso obrigatório de microchips sob a pele é uma lenda antiga que sempre volta a circular na internet desde sempre. Já mostramos aqui no E-farsas diversos boatos envolvendo a implantação obrigatória desses microdispositivos nos humanos, como a tal da Mondex (em 2008) ou a falsa notícia que dizia que todos os bebês europeus seriam “chipados” em 2013.

O sucesso da disseminação desses boatos se deve ao fato de que muitos atribuem o microchip à Marca da Besta, mencionada na Bíblia, mas não é bem por aí…

Antes de prosseguirmos, vale lembrar que o microchip usado para identificação existe mesmo e funciona por meio de radiofrequencia RFID, mas não há nenhum plano mundial para que os governos forcem a população a utiliza-lo (até mesmo porque existem outras formas menos invasivas de se identificar o cidadão)!

No caso dessa notícia sobre a empresa da Suécia que estaria obrigando seus 700 funcionários, podemos afirmar que houve um exagero na história!

A maioria dos sites brasileiros se baseou em um artigo publicado no dia 29 de janeiro de 2015 no site da rede de notícias BBC. No entanto, como podemos ler na reportagem, ninguém está obrigado a usar o dispositivo.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Rory Cellan-Jones, correspondente de tecnologia da BBC, foi até o Epicenter – um novo prédio de escritórios que abrigará jovens empresas de tecnologia (startups) no centro de Estocolmo – para conhecer esse novo sistema, implantando o microchip em sua mão (o microchip foi implantado por um tatuador que é amigo de um gerente de tecnologia de um dos escritórios do prédio):

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/M2AMlFF6EHg” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Rony explica que o sistema é utilizado para abrir portas (sem a necessidade da digitação de senhas) e para operar máquinas de xerox e cafeterias, mas que é muito incômodo ter que ficar contorcendo a mão toda hora que for usar o dispositivo!

Hannes Sjoblad – o entrevistado – é um defensor da implantação do microchip sob a pele “antes que alguma empresa ou o Governo obrigue” (notaram uma conotação conspiracionista aqui?). Sjoblad está testando seu sistema em alguns dispositivos do prédio e espera que a moda pegue, o que parece não estar acontecendo (até o mês de dezembro, apenas 8 funcionários aderiram ao sistema).

Ideia antiga

A ideia de usar um dispositivo de radiofrequencia sob a pele para substituir o cartão de crédito ou uma chave não é nova! A própria BBC fez um artigo semelhante em 2004, quando o produtor Simon Morton foi à Barcelona (a serviço da BBC) para ter um microchip implantado sob a sua pele. Na época, o produtor musical foi testar um serviço “revolucionário” que garantia entrada VIP em algumas boates da cidade, além da compra de bebidas sem o uso de cartão de crédito. Parece que o invento não se popularizou, visto que temos outras maneiras de sermos identificados, como a impressão digital, por exemplo e – além disso – o processo de implantação do chip é um pouco doloroso e incômodo!

A foto usada na matéria

A imagem usada para ilustrar a materia na maioria dos sites brasileiros é, na verdade, de 2005 e não tem nada a ver com a reportagem da BBC de dezembro 2014. A foto de uma mão com uma pequena marca avermelhada é da Wikipedia e foi cedida por Amal Graafstra, um empresario que tenta há anos popularizar o uso dos microchips (fabricados pela sua empresa) sob a pele. Já falamos sobre Amal Graafstra aqui no E-farsas!

Conclusão

A notícia é um pouco exagerada! Há uma empresa implementando o uso de microchips de RFID em seu escritório, na Suécia, mas nenhum funcionário está obrigado a usar o dispositivo! Não se preocupe, você não será obrigado a usar essa “Marca da Besta” (ainda).

Sugestão do leitor e amigo do E-farsas Riomar Bruno, através do nosso grupo no Facebook!

Continue lendo
7 Comentários

7 Comments

  1. Alvaro Reis

    4 de fevereiro de 2015 em 9:32

    Um passo de cada vez Gilmar… As coisas começam assim.

    “Ninguém é obrigado!”
    “É para o seu bem!”
    “Os famosos usam!”
    “São as maravilhas da tecnologia”

    E etc…

    Todos esses argumentos serão utilizados para que um dia (sabe-se lá quanto tempo) todos nós sejamos chipados.

    Na verdade já somos Semi-Chipados, pois os celulares já fornecem nossas localizações e outras coisas mais, porém, é extracorpóreo.

    Isso não é mais coisa de bitolado, vai acontecer…

    E o que é pior/melhor ou coisa que valha, nem obrigados seremos, todos vamos ser chipados por desejo próprio!

    • Gilmar Lopes

      4 de fevereiro de 2015 em 10:11

      Existem outras formas de “chipar” a população! Pode ficar tranquilho que não vai ser com um microchip!

      • Alvaro Reis

        4 de fevereiro de 2015 em 10:43

        Numa sociedade aonde Pau de Selfie foi abertamente aceito com escancarados sorrisos, quando for modinha encostar a mão numa máquina de Coca-Cola e a lata cair… Ah meu amigo! A turma vai se auto-chipar!

        Tô nem falando deste besteirol fanático-religioso-illuminati, mas que isso tá a uns dez passos de acontecer isso tá!

        Agora se o propósito será apenas uma facilidade tecnológica ou uma maneira de ter um maior controle sobre a população, isso não sei.

        Mas acredite, o FaceBook e o Twitter por exemplo nasceram com fins recreativos, mas hoje, servem a inúmeros propósitos que não estavam, obviamente, previstos. A exemplo de ter uma noção de qual tema esta em discussão na sociedade, conhecer perfis de afinidades de cada pessoa e enviar um anúncio de compras seguindo os padrões de “curtir” de uma pessoa e etc…

        Sem falar no sistema de reconhecimento de Face que já foi apropriado pelo governo americano:

        http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/06/1463466-eua-coletam-milhoes-de-fotos-pessoais-enviadas-pela-internet-segundo-jornal.shtml

        Enfim, nem tudo é farsa nem tudo é pura verdade… Mas que existem interesses disformes e ocultos por trás de algumas coisas, existem! E esta chipagem não será diferente.

      • charles dick

        19 de fevereiro de 2015 em 12:40

        Quais seriam as outras formas? Independente da forma, o fato de ser chipado já é uma tremenda violação do direito a privacidade e a liberdade.

        • Otto Lima

          26 de fevereiro de 2015 em 9:53

          Edward Snowden mostrou ao mundo que realmente há formas mais sutis (e ainda mais invasivas) de monitorar cidadãos, empresas e até países. Nada a ver com essas baboseiras que, aliás, parecem saídas do prontuário médico de um esquizofrênico.

  2. Erika Lima

    4 de fevereiro de 2015 em 10:21

    Isso ira acontecer ou mais cedo ou mais tarde. Com os rumos que a tecnologia esta tomando… Daqui a uns tempos, isso sera mais que normal…
    Gilmar amo o E-fasas e nao fico um dia sem passar por aqui… Vc faz um trabalho que e incrivel. Parabens!!!

  3. Erika Lima

    4 de fevereiro de 2015 em 10:22

    Isso ira acontecer ou mais cedo ou mais tarde. Com os rumos que a tecnologia esta tomando… Daqui a uns tempos, isso sera mais que normal…
    Gilmar amo o E-farsas e nao fico um dia sem passar por aqui… Vc faz um trabalho que e incrivel. Parabens!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo