Vídeo mostra raio caindo em um rio e matando todos os peixes! Será verdade?

Share Button

Incrível vídeo espalhado através do WhatsApp mostra o que seria o exato momento em que um raio atinge um barranco, fazendo ferver o fundo do rio! Será verdade?

O filme tem menos de 01 minuto de duração e começou a se espalhar através do WhatsApp e de várias redes sociais na primeira semana de agosto de 2017. De acordo com o texto que o acompanha, um raio teria atingido as margens de um rio, fazendo com que o fundo do local começasse a ferver, matando todos os peixes instantaneamente!

O texto ainda alerta para o perigo de se nadar durante uma tempestade com raios, pois apenas esse pequeno trovão teria matado todos os peixes desse rio!

Será que esse vídeo é real? É isso que acontece quando um raio atinge um rio?

 

Verdade ou farsa?

O filme é real, mas apesar de fazer bastante sucesso em 2017, sua primeira publicação foi feita no canal de uma empresa de engenharia finlandesa chamada Rannikon Merityö, em dezembro de 2012.

A Rannikon Merityö é especializada em escavação, drenagem e obras em áreas de litoral, mangue e em rios. O vídeo que se espalhou em 2017 como se fosse de um raio caindo em um rio é, na verdade, o resultado de uma detonação de bombas para afundamento do rio.

Quanto ao raio que podemos ver no começo da filmagem, trata-se do detonador usado para detonar as bombas submersas!

Fio usado para a detonação! (foto: reprodução/YouTube)

Conclusão

O vídeo que se espalhou como sendo de um raio atingindo um rio é, na verdade, um trabalho de dragagem de aprofundamento de um rio na Finlândia! Não é aconselhável ficar próximo de árvores ou em rios durante uma tempestade com raios, mas se um raio cair em um rio o estrago não será tão grande como mostrado nesse vídeo! 

Share Button
Falso, Natureza
, , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

1 comentário

  1. Eder Chermautt

    Vocês são de mais…..quando recebi este vídeo no watsapp achei que era explosão…..kkkkkkkk……agora tenho provas…..obrigado…..voces fazem um ótimo trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *