Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra tiroteio e apreensão de drogas e armas na baía de Guanabara! Será verdade?

Crimes

Vídeo mostra tiroteio e apreensão de drogas e armas na baía de Guanabara! Será verdade?

Vídeo mostra tiroteio e apreensão de drogas e armas na baía de Guanabara! Será verdade?

Será que o vídeo mostrando a Polícia atirando e prendendo traficantes de drogas na baia de Guanabara (RJ) é verdadeiro ou falso?

O vídeo tem cerca apenas um minuto de duração e começou a se espalhar através das redes sociais e de grupos do WhatsApp no começo da segunda quinzena de julho de 2019. Nele podemos ver um grupo de pessoas sendo cercado por policiais em barcos, sob muitos tiros e bombas e, em determinado momento, vários homens fardados cercam um veículo branco e prendem o motorista.

De acordo com o texto que acompanha as imagens, isso seria o resultado do trabalho do governo no combate ao tráfico de drogas e de armas que estariam chegando pela baía de Guanabara (RJ)!

Será que o vídeo é real? Será que as filmagens foram gravadas no Rio de Janeiro?

Verdade ou mentira?

O vídeo que está sendo compartilhado como sendo o resultado de uma operação policial no Rio de Janeiro “pra acabar com a bandidagem” não é recente, não foi filmado no Brasil e não se trata de uma ação real!

A primeira coisa que chama a atenção no vídeo é a inscrição no barco que supostamente seria da Polícia brasileira. A inscrição “FURA” na frente da lancha não tem nenhuma relação com nenhuma das nossas polícias:

Detalhe com a sigla “FURA”, que não se refere a nenhum grupo policial brasileiro! (foto: Reprodução/YouTube)

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Na verdade, a palavra “FURA” é a sigla das Fuerzas Unidas de Rapida Acción (Forças Unidas de Ação Rápida, em português) um esquadrão de elite da polícia de Porto Rico.

Em uma publicação feita no dia 28 de abril de 2019 no Twitter, o perfil do Departamento de Segurança Pública de Porto Rico explicou que o vídeo (que havia sido filmado 3 dias antes) foi uma ação simulada no cais Panamericano para comemorar ao Dia Familiar da Guarda Costeira dos Estados Unidos:

https://twitter.com/DSPnoticias/status/1122616186385117184

No vídeo de melhor qualidade (e com maior duração), publicado no dia 26 de abril de 2019, podemos ver que os tiros e as bombas não são reais, além de ouvir aplausos no final da apresentação:

Conclusão

O vídeo compartilhado como sendo do governo “acabando com a bandidagem” na baia de Guanabara é falso! Na verdade, trata-se de uma apresentação feita por um grupo especial de policiais em Porto Rico, no Caribe, em abril de 2019!

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Cláudio Cesar de Lima

    17 de julho de 2019 em 8:36

    Embora seja um treinamento, geralmente essas ações são colocadas em prática na realidade e levam os bandidos a comerem capim pela raiz.

    • Capitão Óbvio

      17 de julho de 2019 em 12:28

      Geralmente, sim. Mas não é o caso do boato sendo analisado aqui, que é mentiroso e fake news como a maioria das “notícias” perpetradas pela direita.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo