Vítima de ebola ressuscitou na África e a OMS tentou abafar o caso?

Share Button

Será verdade que uma vítima fatal do ebola ressuscitou na África e que a Organização Mundial de Saúde está tentando abafar a infestação de ataque zumbi?

A notícia não é nova, mas voltou a circular com força nas redes sociais no começo de novembro de 2016. De acordo com o texto que foi publicado em diversos sites e blogs, uma vítima do ebola , cujo o nome estaria sendo mantido em segredo pela OMS, teria se levantando dos mortos depois mortalmente sucumbir ao vírus.

A reportagem ainda levanta a suspeita de que a real preocupação da Organização Mundial de Saúde é a de que a forma original do vírus teria sofrido mutações e que uma arma produzida com isso estaria transformando as pessoas em zumbis.

A preocupação é tão séria que até o Governador do Kansas (EUA), emitiu uma ordem executiva declarando outubro o “Mês da Consciência da Zumbi”!

A imagem do morto-vivo é assustadora, mas será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Vítima fatal do ebola levanta do mortos! Zumbis? (foto: Reprodução/Facebook)

Vítima fatal do ebola levanta do mortos! Zumbis? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, fomos pesquisar a foto usada para ilustrar a matéria. Na verdade, esse zumbi é uma escultura feita pelo artista Jordu Schell, como podemos ver no site da empresa dele, a Schell Sculpture Studio:

Escultura Schell Sculpture Studio

Escultura “Black Zombie” (foto: Reprodução/Schell Sculpture Studio)

No canal do estúdio Schell no YouTube podemos ver os bastidores das criações de Jordu Schell e equipe!

Em 2014, essa fotografia foi mesclada com outra imagem, que foi retirada de uma cena do filme Guerra Mundial Z, de 2013:

Reprodução/Google Images

Reprodução/Google Images

Rumor semelhante

Também em 2014, outra história bem parecida com essa surgiu na web afirmando que duas mulheres teriam “voltado à vida” 2 dias após terem morrido de ebola. Na ocasião, explicamos que tudo não passou de mais um hoax.

Origens

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Voltando à versão da “notícia” que apareceu em novembro de 2016, ela é um texto requentado e traduzido de um artigo publicado no site de língua inglesa Huzlers, em 2014.

O Huzlers, para quem não sabe, é conhecido aqui no E-farsas por criar inúmeras notícias falsas que viralizaram na web. É deles a história que dizia que fiscais teriam encontrado carne humana nos hambúrgueres do McDonald’s e a que a NASA teria avisado que a Terra irá passar por 6 dias de escuridão! Ambas (e várias outras) já pesquisadas e desmentidas por esse que vos escreve!

Para sermos justos com o Huzlers, os redatores não inventaram essa notícia assim, do nada! No mesmo ano de 2014, um homem que havia sido dado como morto na Libéria – vítima do ebola – acabou acordando quando já estava dentro de sacos plásticos e sendo preparado para ser levado para o crematório.

Conforme foi mostrado em vídeo pela equipe de reportagem do programa “Goog Morning América”, alguém na multidão percebeu que o “morto” mexeu o braço e que ele estava vivo!

O que ocorreu nesse caso é que o homem não estava morto mesmo. Ele foi dado como morto pelos locais e nenhum exame foi feito em seu corpo. Apenas limparam ele e já foram envolvendo o homem nos plásticos…

Treinamento contra zumbis

O texto espalhado em 2016 mistura vários assuntos para tentar convencer o leitor de que precisamos nos preocupar com um ataque zumbi. Um exemplo disso é envolver um treinamento contra zumbis que foi realizado no Kansas.

A verdade é que houve mesmo algo assim no estado norte-americano, mas tudo não passou de uma campanha de marketing realizada pelo governo do Kansas para conscientizar a população sobre como se preparar para desastres naturais!

Em entrevista à revista Time, o governador do estado explicou que:

“A ideia do Mês da Preparação Zumbi surgiu como uma forma atraente para preparar as pessoas para emergências […] Se você está equipado para lidar com o apocalipse zumbi, você está preparado para furacões, tempestades, incêndios e qualquer outro desastre natural que Kansas normalmente enfrenta.”

Conclusão

Não há nenhum apocalipse zumbi acontecendo “por baixo dos panos”! O homem com ebola que voltou à vida, na verdade, não estava morto e a foto usada nessa e-farsa é de uma escultura!

Share Button
Conspirações, Falso, Lendas Urbanas, Morte, Saúde, Viral
, , , , , , , , , , , , , , , ,
  • AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA!!!!

    Agora o pessoal usa imagem de escultura como se fosse uma pessoa de verdade? Mas é muito burra essa gente.

    Mas aqui vai uma pergunta: Todo esse pessoal que acreditou nessa notícia, tem conta em qual site? Hein? Qual site?

    Eu sempre digo, mas preferem me xingar.

    • Jonas Bro!

      Facebook Lucho. Facebook! O Maior (COM M MAIÚSCULO) antro de jumentos da web!

      • Cuidado cara quando você falar mal do facebosta. É que tem aqui alguns drogados do facebosta que odeiam quando falam mal da droga favorita deles.

  • Alberto

    Para curte the walking dead é show a escultura! Só aqui no e-frasas para ver uma notícia dessa homem com ebola voltou a vida kkkkk, por isso curto os artigos de vocês valeu

  • Pingback: Vítima de ebola ressuscitou na África e a OMS tentou abafar o caso? | Bola Baiana promoções e cupons de descontoBola Baiana promoções e cupons de desconto()

  • lixo lixo lixo lixo
    eu não acredito nisso

    assim vão me falar que haverá zumbi em África??

    vão lá paseiar ok seus burros isso é mito

    • REu™voltado

      Outro analfabeto funcional que só leu o título do post…

    • Você mora em qual favela, criatura asquerosa?

      CARALHO!!!! Governo não devia jamais dar internet de graça para quem acha que livro serve para comer.

  • Van

    Eu acho que ele não é da favela, favelado não costuma ser tão burro. Ele parece mais esses meninos de condomínio criado a leite e pêra, que quando brinca com barro fica doente. Favela não produz seres tão ignorantes, muito pelo contrário, desses lugares já vi pessoas que fazem coisas inacreditáveis. Salve, salve a favela, lugar de guerreiros e guerreiras, lugar de saber.

    • João

      mas que bosta isso tem a ver com o texto?