Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Fiscais encontram carne humana em hambúrgueres do McDonald’s!

Conspirações

Fiscais encontram carne humana em hambúrgueres do McDonald’s!

A Vigilância Sanitária teria comprovado que a rede de lanchonetes McDonald’s estaria usando carne humana nos hambúrgueres vendidos nos Estados Unidos! Será verdade?

A notícia apareceu nas rede sociais no começo de 2014, mas voltou a circular novamente em janeiro de 2015. De acordo com o texto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos teria apreendido um carregamento de carne humana que estaria sendo enviada ao centro de distribuição da rede McDonald’s – em Oklahoma -, onde seria misturada aos demais ingredientes para a confecção dos hambúrgueres da cadeia de lanchonetes.

Será que essa notícia é real?

Hambúrguer do McDonald´s estaria sendo preparado com carne humana! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Hambúrguer do McDonald´s estaria sendo preparado com carne humana! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A internet sempre cria inúmeros boatos a respeito da rede McDonald’s. As histórias vão desde a afirmação dos hambúrgueres feitos de minhocas aos nuggets de aves inteiras moídas. Isso tem alimentado a mente de alguns boateiros digitais, ajudando a espalhar mais facilmente qualquer rumor sobre os lanches da Arcos Dourados!

Dessa vez, vamos mostrar a origem desse boato que afirma terem encontrado hambúrgueres feitos com carne humana nos depósitos do McDonald’s norte-americanos.

Como podemos notar nas diversas publicações online, a “notícia” não dá muitos detalhes sobre a descoberta como, pode exemplo, a data em que o fato teria ocorrido.

A reportagem também não cita nenhuma fonte e não apresenta nenhuma prova de que isso teria acontecido mesmo. As únicas provas são algumas fotos de pedaços de corpos humanos embrulhados em bandejas (vamos falar sobre as imagens logo abaixo).

Custo inviável

Uma conta rápida ajuda a desmentir essa história: Dados de 2010 mostravam que, só nos Estados Unidos, o consumo anual de carne do McDonald’s foi de cerca de 500.000 toneladas. Se fosse permitido o uso de carne humana no preparo dos hambúrgueres e a empresa resolvesse usar somente 1% de humanos nas receitas (os boatos falam de 100%), seriam necessárias 5.000 toneladas de carne humana por ano! Se calcularmos que cada humano pese cerca de 100kg, precisaríamos de mais ou menos 50.000 pessoas por ano para servir de ingrediente para os hambúrgueres (isso, claro, se imaginássemos que o corpo inteiro dos humanos fosse aproveitado)!

Seria viável economicamente manter esse negócio com esse tipo de matéria-prima? É bem provável que não, ainda mais se o McDonald’s só fosse utilizar as “melhores partes” do corpo dos humanos!

Além disso, ainda seria necessário um gasto enorme com milhões em subornos que a empresa teria que pagar, além do custo de todo um esquema de segurança para manter toda a operação em segredo.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

As fotos que ilustram a matéria

Algumas das imagens que companham a matéria mostram partes do corpo de pessoas embrulhadas em embalagens de isopor. São pedaços de mãos e pés em bandejas transparentes, dando a entender que eles faziam parte dos itens apreendidos pela Vigilância norte-americana. No entanto, as fotos não tem nenhuma relação com o boato espalhado na web.

As imagens dos corpos embrulhados em bandejas são de 2013 e foram criações de um açougueiro para enfeitar o seu estabelecimento para o dia das bruxas! A brincadeira aconteceu na Noruega e as mãos e pés de mentira foram feitas com carne verdadeira de porco e de boi. Na época, o trabalho do açougueiro ficou tão realistas que diversos grupos forçaram a loja a retirar a decoração de Halloween poucas horas após a abertura do estabelecimento!

A outra fotografia que ilustra esse boato em publicações de alguns blogs é essa:

Imagem que ilustra o boato é, na verdade, de uma padaria tailandesa que faz pães em forma de partes do corpo humano!

Imagem que ilustra o boato é, na verdade, de uma padaria tailandesa que faz pães em forma de partes do corpo humano! 

Na verdade, esses pedaços de corpos mostrados acima não são de humanos! Trata-se de um padeiro tailandês que faz pães em forma de parte de corpos humanos! Já falamos sobre esse artista que faz pães em forma de parte do corpo na Tailândia aqui no E-farsas em 2009!  

Origem do boato

Essa nossa pesquisa não ficaria completa se não descobríssemos a origem desse boato. Muitas vezes isso se torna um trabalho estéril, pois é muito difícil encontrarmos quem é o autor de uma notícia falsa espalhada na web. Mas, nesse caso, uma busca mais apurada na web nos revelou que tudo começou numa publicação feita no site humorístico de língua inglesa Huzlers.

Como já mostramos algumas vezes aqui no E-farsas, o Huzlers é famoso na internet por criar notícias falsas de cunho humorístico e as espalhar por aí. É deles o boato que afirmava que a Terra viveria 6 dias de escuridão em dezembro de 2014 e que o cantor canadense Justin Bieber teria assumido sua bissexualidade.

Em algum momento, algum site deve ter copiado o boato e a farsa começou a se espalhar como verdade!

Conclusão

O McDonald’s não foi acusado de usar carne humana no preparo de seus lanches! Tudo surgiu de um site humorístico de língua inglesa.

Sugestão de Patricia Moura (via e-mail) e Guilherme David (no fórum do E-farsas no Facebook)

Continue lendo
11 Comentários

Comente

11 Comments

  1. Raven

    14 de janeiro de 2015 em 10:06

    Hahahaha Hannibal aprova esse hambúrguer.

    • Marcos A.

      15 de janeiro de 2015 em 8:11

      Essa foi boa.

  2. Marcos A.

    15 de janeiro de 2015 em 8:17

    Ahah, previsão do filme “Soylent Green” de 1973 onde as pessoas viravam alimento.

  3. Vander

    15 de janeiro de 2015 em 13:27

    Carne humana é carne branca, é mais saudável que Carne de Bovino…

    • Mariana

      29 de novembro de 2015 em 8:25

      Claro, você deve ser um peixe ou um frango pra sua carne ser branca

  4. TOTAL ALIEN

    15 de janeiro de 2015 em 14:14

    MC DONALDS É UM LIXO !!!

  5. elton

    20 de janeiro de 2015 em 20:54

    Aparentemente, alguns países não têm mais McDonald’s porque as pessoas não aprovavam a forma rápida como eram preparados os lanches. Quem tem consciência de que pode prejudicar a saúde não aprova mesmo. Tem que ter mesmo coragem e/ou muita fome e/ou um bom estômago pra comer certas comidas industrializadas e/ou requentadas, ou simplesmente ser ingênuo.

    • jessé

      11 de maio de 2015 em 5:28

      “Aparentemente, alguns países não têm mais McDonald’s porque as pessoas não aprovavam a forma rápida como eram preparados os lanches.”
      Fonte?

  6. Pingback: Pesquisa revela: Comer picanha emagrece! - Vet da Deprê

  7. Marta

    28 de julho de 2016 em 8:46

    Onde há fumaça, há fogo
    Para o senhor Ronald Mac Donalds vender a alma ao capeta, para ter tudo que tem hoje…
    O restante tudo é possível

  8. Pingback: Verdadeiro ou Falso? Vítima de ebola ressuscitou na África e a OMS tentou abafar o caso? – Ajduk's

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo