Connect with us

E-farsas

A Associação dos Cadeirantes de Ribeirão Preto não tem rampa de acesso?

Construções

A Associação dos Cadeirantes de Ribeirão Preto não tem rampa de acesso?

Foto mostra que a sede da Associação dos Cadeirantes de Ribeirão Preto tem uma escada em sua entrada e não é adaptada para seus membros! Será verdade?

A imagem surgiu nas redes sociais na primeira semana de março de 2018 e foi inúmeras vezes compartilhadas no Twitter e também no Facebook, além de se espalhar também nos grupos de WhatsApp. Na fotografia podemos ver o que parece ser a sede da Associação dos Cadeirantes de Ribeirão Preto, cidade que fica no interior de São Paulo – a 315 km da capital do estado. Mas o que chama a atenção na foto é que o local não tem rampas de acesso!

Será que uma associação criada para ajudar o usuário de cadeira de rodas não foi adaptada para isso?

Será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

Será que a associação de cadeirantes de Ribeirão Preto não tem acessibilidade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A primeira coisa que fizemos ao receber essa imagem (e que você também pode fazer quando se deparar com algo semelhante) foi procurar a entidade citada nessa imagem. Como já era de se imaginar, não há nenhuma “associação de cadeirantes” em Ribeirão Preto.

O que existe é a Associação de Amigos dos Deficientes de Ribeirão Preto (ADAD). De acordo com o site da instituição, a ONG nasceu da iniciativa dos paratletas de uma equipe de basquete da região:

“A ADAD surgiu em 2010 com a iniciativa dos paratletas da equipe de Basquete Sobre Rodas e com o apoio e assessoria de uma pessoa muito importante e especial, a Sra. Bete Miranda, que contribuiu para a criação da ONG[…] No início, a instituição atuou com trabalhos sociais, angariando fundos para compras de cestas básicas, com bazares e vendas de pizza, ajudando pessoas com deficiências e necessidades especiais.”

Segundo o Google Maps, a ADAD fica nessa esquina, em Ribeirão Preto. O local não se parece em nada com a fachada da foto compartilhada.

Em resposta ao site Revide, Jonathan Carvalho, vice-presidente da Associação de Amigos dos Deficientes, afirmou que várias pessoas mandaram e-mails questionando a veracidade da imagem:

“Recebemos vários e-mails sobre esse assunto, pelo nosso conhecimento se trata de uma falsa imagem. Não temos conhecimento de nenhuma associação de cadeirantes de Ribeirão Preto, pois sempre buscamos parceiros para a mesma causa nossa”, afirmou.

Sobre a foto

Algumas análises mostram que a imagem que se espalhou pela web em março de 2018 possui traços de adulteração. Perceba que as letras que formam no nome da associação fictícia se comportam diferente do resto dos detalhes da foto quando aplicamos um simples filtro no arquivo:

Podemos ver também, na ampliação abaixo, que as letras parecem ter sido coladas por cima da foto original:

Além disso, a colagem foi feita sem que fossem respeitadas as devidas proporções e perspectivas. Note na imagem abaixo que o letreiro está alinhado apenas pela janela. Quem fez essa montagem não se preocupou em alinhar as letras com o chão na cena.

Veja na outra imagem como seria o letreiro com os pontos de fuga sendo devidamente respeitados:

Atualização 19/03/2018

Nossos brilhantes e prestativos leitores nos informaram que a foto foi tirada na rua Conde Afonso Celso, 1782  – em Ribeirão Preto, São Paulo! Confira abaixo no Google Maps:

Conclusão

A foto de uma associação de cadeirantes de Ribeirão Preto que não tem rampas de acesso é falsa!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Construções

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top