test
19.1 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024

A banda Arriba Saia foi presa na Bahia por causa da música “Alexandre de Moraes”?

- Publicidade -

É verdade que os integrantes do grupo musical Arriba Saia foram presos na Bahia por causa da música “Alexandre de Moraes” gravada por eles?

A notícia foi publicada em diversos sites e blogs, além de ser bastante compartilhada em grupos de WhatsApp e Telegram, na primeira semana de julho de 2023. De acordo com o texto, o ônibus da banda de forró Arriba Saia teria sido apreendido em Feira de Santana (BA) no dia 02 de julho, e o vocalista Rony Brasil conduzido para a Delegacia Territorial por causa de uma música que foi gravada por ele, chamada “Alexandre de Moraes”.

A notícia também afirma que a banda foi obrigada a retirar a canção de todos serviços de música online em 24 horas, mas será que isso é verdade mesmo?

Grupo de forró teria sido preso por causa da música “Alexandre de Moraes”! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A notícia é falsa!

A música “Alexandre de Moraes” ainda está disponível no canal da banda Arriba Saia no Youtube desde o dia 11 de abril de 2023, mesmo após as 24 horas supostamente dadas pela Justiça como limite para ser retirada. Se isso fosse verdade mesmo, o Spotify – serviço de streaming de músicas – já teria retirado a música de seu catálogo. O que também não aconteceu!

As publicações a respeito apresentam diversas versões. Algumas delas, afirmam que apenas o vocalista havia sido preso. Outras dizem que toda a banda foi levada para a delegacia. Já outras versões juram que eles foram levados pela Polícia Federal, ou pela Civil (ou pela Polícia Militar, em algumas versões).   

Acontece que, no dia seguinte à alegada prisão, a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) enviou uma nota ao site Achei Sudoeste, esclarecendo que não houve prisão alguma por parte deles e que as informações espalhadas são inverídicas. A corporação explicou que foi acionada pela prefeitura municipal para realizar a escolta do ônibus que trazia os músicos até os fundos do palco para a apresentação do grupo, o que foi feito. No entanto, não houve encaminhamento de nenhum músico para a delegacia ou para qualquer outro local.

O site Bahia Notícias conversou com o comandante da companhia da PM, major Alexandre Messias, que informou não ter havido nenhuma apreensão nem detenção da banda por parte dos militares.

Outro órgão que negou o caso foi a Polícia Federal, que enviou uma nota ao site BNews para explicar que não houve abordagem por parte da PF por conta da canção:

“A Polícia Federal informa que não realizou nenhuma ação ou detenção de pessoa envolvida em banda de forró, no último domingo (02/07). O suposto cantor compareceu ao Posto Avançado da PF, em Feira de Santana/BA, na manhã de hoje (03/07) para solicitar informações e, logo após, deixou as instalações do órgão”, diz a nota

- Publicidade -

A Polícia Civil de Feira de Santana também informou que não houve nenhuma ocorrência registrada no local:

“Prezados, não foi apresentado no Complexo do Sobradinho em Feira de Santana nenhuma ocorrência neste sentido”, escreveram na nota enviada ao site BNews.

Entramos em contato com a banda para mais informações, através do e-mail disponibilizado no seu perfil oficial no YouTube, mas até o momento não tivemos resposta. Também entramos em contato com a produtora dos shows do grupo e ainda estamos no aguardo do retorno.

Conclusão 

Não é verdade que os integrantes da banda Arriba Saia foram presos por causa da música gravada por eles chamada “Alexandre de Moraes”!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui