20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

A PF apreendeu um caminhão com milhares de dólares roubados pelo Instituto Lula?

Array
- Publicidade -

Será verdade que a Polícia Federal apreendeu um caminhão com milhares de dólares que iriam ilegalmente para a Venezuela a mando do Instituto Lula?

O texto, acompanhado de um vídeo, afirma que a polícia teria desconfiado de um caminhão vazio e, ao inspecionar o veículo, havia descoberto que o motorista estava transportando ilegalmente milhares de dólares para Caracas, na Venezuela.

A notícia, que começou a circular nas redes sociais e em grupos do WhatsApp na segunda semana de outubro de 2019, afirma também que o motorista teria confessado à polícia que havia sido contratado pelo Instituto Lula para o trabalho!

Será que isso é verdade?   

Texto de uma das versões que se espalharam através de grupos do WhatsApp: “Caminhão vazio, muito suspeito, com motorista nervosíssimo, foi vistoriado na fronteira, pela Polícia Federal, indo para a Venezuela, encontraram milhares de dólares. O motorista preso informou que foi contratado pelo INSTITUTO LULA, para levar à fortuna, para Caracas. Vejam o vídeo. agora é só apertar o contratado e ele vai dizer quem foi que o contratou Bolsonaro exigir uma apuração rigorosa porque esse dinheiro foi roubado da saúde dos brasileiros

Verdade ou mentira?

No dia 05 de setembro de 2019, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 300 mil dólares e cerca de 300 quilos de cocaína, que estavam escondidos embaixo do assoalho de uma caminhonete. A apreensão ocorreu em Campina Grande do Sul (PR). Como o inquérito sobre o caso (que foi aberto pela PRF do Paraná) ainda segue em andamento, não conseguimos mais informações a respeito. 

Veja no vídeo a seguir, publicado pela própria PRF, que não há nenhuma menção ao Instituto Lula ou à Venezuela e que o destino do veículo – segundo o motorista – era a cidade paranaense de Paranaguá:

Versão argentina

Esse mesmo vídeo já foi usado como arma de desinformação em período eleitoral fora do Brasil. No final de setembro de 2019, espalhou-se na Argentina que esse vídeo da apreensão feita pela polícia brasileira seria de um flagrante de contrabando de dólares do Brasil para a campanha de Alberto Fernandéz – que a disputa nas eleições contra o atual presidente Mauricio Macri. O boato foi desmentido pelo Projeto Reverso, que reúne mais de 100 órgãos de imprensa da Argentina para o combate às fake news!

Conclusão

Não há nenhuma ligação entre o caminhão apreendido com 300 mil dólares escondidos em seu assoalho com o Instituto Lula! A notícia é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Projeto Reverso do Jornal Clarín da Argentina, heim!? Bom saber que há um crescimento das Agências de Fact-Checking aqui e no mundo para acabar com esses CRETINOS que ficam criando e espalhando Fake News na Internet e Redes Sociais! 🙂

  2. Notícia mais ou menos falsa.
    A PF não apreendeu caminhão com milhares de dólares no instituto Lula.
    Mas que o Lula, seu instituto e o PT roubaram dos brasileiros milhões de reais que se convertidos em dólares, com certeza seriam milhares de dólares, isso é fato, não é FN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui