22.1 C
São Paulo
quinta-feira, maio 13, 2021

A verdade sobre 6 notícias falsas envolvendo vacinas!

- Publicidade -

No vídeo de hoje, descubra a verdade sobre 6 notícias falsas que circularam na web a respeito das vacinas contra a COVID-19.

Com o anúncio das primeiras vacina contra a COVID-19, várias notícias falsas e muita desinformação se espalharam pela web. É gente compartilhando que as vacinas causam mortes, que quem tomar a vacina vai mudar de sexo e teve até gente dizendo que quem for vacinado podia até virar jacaré!

Aqui no E-farsas.com a gente está sempre checando textos compartilhados através de grupos do WhatsApp a respeito das vacinas contra o coronavírus e hoje vamos mostrar a verdade sobre algumas dessas fake news no vídeo dessa semana:

  1. Bill Gates criou uma vacina com chip líquido para controlar a humanidade?
  2. João Doria e o filho do Lula são sócios na vacina da Sinovac?
  3. Fotos mostram reação grave na primeira cobaia humana a testar a vacina da Pfizer! Será?
  4. Três adolescentes morreram após serem vacinados contra a COVID-19 em São Paulo?
  5. A nova vacina contra o coronavírus é feita com fetos humanos abortados?
  6. Idosa aplica vacina no seio da mãe de uma criança por engano! Será verdade?

Para assistir ao vídeo na íntegra, clique no player abaixo e aproveite para assinar o nosso canal no YouTube:

 

Resumão

1 – Bill Gates criou uma vacina com chip líquido para controlar a humanidade?

Vamos começar logo com uma bem polêmica que se espalhou em janeiro de 2021. Em um áudio compartilhado através do WhatsApp, uma mulher denunciava uma descoberta preocupante: Ela dizia que Bill Gates teria criado uma vacina contra a COVID-19 com um chip de inteligência líquida que o ajudará a controlar toda a humanidade!

Como sempre, correntes alarmistas como essas tem as mesmas características: 

  • São anônimas;
  • Possuem um teor conspiratório;
  • Cita uma entidade que teria o poder de dominar o mundo;
  • Pede para repassar a todos;

Bill Gates não criou uma vacina com inteligência artificial liquida! (foto: Divulgação)

Apesar de Bill Gates realmente ajudar através de sua ONG no desenvolvimento de uma vacina. Essa história de vacina com inteligência artificial é totalmente falsa!

- Publicidade -

Aliás, essa tal entidade chamada Inteligência Artificial Internacional não existe.

Mais informações sobre esse caso aqui!

2 – João Doria e o filho do Lula são sócios na vacina da Sinovac?

Essa circulou em janeiro de 2021. Nos grupos do WhatsApp se espalhou essa história afirmando que um inquérito da Polícia Federal teria descoberto que o governador de São Paulo e o filho do ex-presidente Lula seriam sócios na vacina Sinovac!

De acordo com o texto, o inquérito número n° 20221345 da Polícia Federal teria descoberto que que a empresa farmacêutica Sinovac Biotech teria vendido 20% das suas ações ao governador João Doria e ao filho do ex-presidente Lula meses antes de assinar um acordo com o Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan por 100 milhões. E agora as ações já estariam custando mais de 1,5 bilhão de reais. 

Deixando as questões políticas de lado, bastou consultar no site da Polícia Federal pra verificar que o inquérito n° 20221345 não existe!

Além disso, nem o nome do filho do Lula e nem o do governador de São Paulo estão entre os acionistas da Sinovac.  

Mais detalhes sobre esse caso aqui!

3 – Fotos mostram reação grave na primeira cobaia humana a testar a vacina da Pfizer! Será?

Essas fotos de um rapaz deitado em uma maca e tomado por veias escuras e grossas, como se estivesse virando uma árvore, se espalharam em dezembro de 2020 e mostram o que teria acontecido com o primeiro humano a ter uma vacina contra o coronavirus testado em seu organismo! 

Texto (sem correção) de uma das versões compartilhadas nas redes sociais em dezembro de 2020: “Pessoal esse rapaz aí na foto foi a primeira cobaia a ser usada nos testes para a vacina da Pfizer e olha como ele está, o governo chinês tentou esconder esta foto mas ela foi vazada por um médico deles.” (fotos: reprodução/WhatsApp)

Uma busca através da ferramenta online Tineye nos mostra que essas fotos foram tiradas de cenas da série dinamarquesa The Rain, que tem como enredo principal a jornada de dois irmãos em busca de segurança, depois que um vírus brutal aniquila a maior parte da população.

A cena em questão foi ao ar em “Keep It Together”, no 5º episódio da segunda temporada de The Rain. 

Em abril de 2020, quando essas imagens viralizaram pela primeira vez (sendo falsamente atribuídas à efeitos da exposição ao 5G), um dos responsáveis pela maquiagem dos atores da série explicou que, para gravar essa cena, o ator ficou com parte do seu corpo escondido na cama e que a maior parte inferior do seu corpo (que aparece na tela) é falsa.

O maquiador, que se chama Anders Lerche, também revelou que a gravação dessa cena levou vários dias e que foi um verdadeiro desafio. 

Mais detalhes a respeito disso clicando aqui!

4 – Três adolescentes morreram após serem vacinados contra a COVID-19 em São Paulo?

Em setembro de 2020, surgiu a história afirmando que três adolescentes teriam morrido após terem recebido uma dose da vacina Coronavac.

Só que naquela ocasião, apenas profissionais de saúde com mais de 18 anos podiam se candidatar como voluntários para os testes com a vacina. Então, a afirmação de que três adolescentes morreram após tomar a vacina é muito falsa.

Além disso, não encontramos nenhuma prova de que essas mortes tenham ocorrido mesmo. Como o ônus da prova cabe a quem acusa, estamos aguardando essas provas e até hoje nada…

Mais detalhes sobre o que apuramos a respeito, clicando aqui!

5 –  A nova vacina contra o coronavírus é feita com fetos humanos abortados?

Essa circulou nas redes sociais em julho de 2020 e afirmava que algumas empresas estariam usando células de bebês abortados pra produzir vacinas contra a COVID. 

A verdade é que algumas das vacinas atualmente usadas para prevenir doenças como rubéola, sarampo, raiva, poliomielite, hepatite A, e varíola são produzidas usando tecidos de abortos humanos em fases de testes. 

No entanto, a maioria dessas células é derivada de uma cultura retirada de um único aborto legalizado cujo procedimento ocorreu em 1962, na Filadélfia. 

Outra fonte de células é de uma cultura chamada HEK 293, criada em 1973 por Graham left Leiden, na Universidade canadense McMaster e deriva de um feto abortado na Holanda no mesmo ano!

Uma das primeiras fases do desenvolvimento de uma vacina são os testes em células no laboratório. Essas células são importantes e evitam (ou diminuem muito a quantidade) do uso de animais como cobaias.

E são nessas células onde os vírus são cultivados. Agora, daí afirmar que as vacinas são feitas de fetos humanos é um grande pulo…

É importante lembrar que não só as vacinas como também quase todos os remédios que são vendidos nas farmácias foram testados em algum momento em células como essas (até mesmo a famosa cloroquina foi testada em células).

Outra linhagem de células bastante usada em laboratórios no mundo todo é a HeLa! Essa cultura é derivada de um tumor na coluna cervical de Henrietta Lacks, que morreu em 1951, aos 31 anos.

Como essas células tumorais se reproduzem muito rápido, são perfeitas para serem cultivadas e usadas em testes de laboratórios.

Saiba mais detalhes e informações adicionais sobre essa fake news clicando aqui!

6 – Idosa aplica vacina no seio da mãe de uma criança por engano! Será verdade?

Pra encerrar, vamos analisar essa Imagem que virou meme e mostra o momento em que uma agente de saúde aplica uma vacina no seio da mãe de uma criança por engano! 

Será que essa foto é verdadeira ou falsa? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Essa imagem circula desde pelo menos 2008 na web e voltou a aparecer nas redes sociais no mês de maio de 2020, em meio a pandemia do novo coronavírus. Na imagem podemos ver uma criança esperando receber uma injeção, mas a agente de saúde parece ter se enganado e espeta a agulha no seio da mãe da criança!

Fazendo uma busca rápida no Google, achei a publicação mais antiga dessa imagem, de fevereiro de 2008. Na postagem original feita pelo site de notícias nj.com, a foto ilustrava a uma reportagem sobre uma determinação de um comitê para Prevenção de Doenças de Nova Jersey (EUA) para imunizar todas as crianças contra a gripe através de vacinação.

Na foto real a gente pode notar que apenas a agulha foi apagada para dar a impressão de que havia entrado no seio da moça que está atrás da criança: 

Conclusão

Obrigado a todos pela audiência! Assine o nosso canal e conheça nossos vídeos semanais!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui