17.5 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 30, 2022

Anastasiia Lenna, ex-miss da Ucrânia, voltou para o exército para defender o seu país?

- Publicidade -

É verdade que uma ex-miss ucraniana resolveu voltar para o exército para defender o seu país na guerra contra a Rússia?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs – além de inúmeras publicações feitas nas redes sociais – no final de fevereiro de 2022 e afirma que a modelo Anastasiia Lenna, que foi Miss Ucrânia em 2015, teria voltado para o exército para lutar pelo seu país na guerra contra a Rússia!

Os textos ainda afirmam que Anastasiia já tinha uma carreira militar, o que facilitou a sua volta à ativa.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no Facebook: “Após o caos e a tempestade que se vive na Ucrânia nestes dias, Miss Grand Ucrânia 2015 Anastasiia Lenna deixa os saltos e o glamour de lado para defender o seu país com unhas e dentes mesmo que lhe custe a vida. Ela é militar e, apesar de estar fora de serviço, decidiu reintegrar-se no exército para lutar pela paz e liberdade de sua nação. Que Deus a acompanhe e a proteja na sua luta pelo seu país.” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A jovem ucraniana Anastasiia Lenna nasceu em Kiev (Ucrânia) em 1991 e, em 2015, foi eleita Miss Ucrânia. Atriz, comediante, modelo, empresária… essa moça versátil e bela nunca foi do Exército como algumas publicações espalharam. Além da Miss Ucrânia, ela também ganhou outros concursos de beleza, mas não encontramos nenhum registro sobre uma possível participação dela nas forças armadas.

Algumas notícias se apoiaram em publicações feitas pela modelo em seu perfil do Instagram, mas pelo que podemos averiguar, ela não afirma em nenhum momento que havia entrado para o exército de seu país.

Ao que parece, a foto que fez a ex-miss ficar conhecida como soldado pronta pra guerra nasceu de uma postagem feita por ela no dia 22 de fevereiro de 2022 (dois dias antes da invasão russa na Ucrânia):

Por que ela aparece armada nas fotos?

A arma que a moça ostenta nas fotos do Instagram não atira balas de verdade! Trata-se de uma réplica de um rifle (provavelmente, um M4A1) usada em combates de paintball. 

- Publicidade -

O paintball é um esporte praticado por equipes (ou individualmente) que consiste em atingir o oponente com tinta. As armas usadas no paintball são réplicas de armas reais, mas que atiram bolas de tinta ao invés de projéteis e não causam nenhuma lesão entre os participantes!

Em publicações mais antigas, como essa de janeiro de 2022, Anastasiia posa com sua arma de airsoft:

Em outubro de 2021, ela fez várias publicações de um espaço voltado para a prática de paintball na Ucrânia:

Antes ainda, em setembro de 2020, a jovem convidava seus seguidores para participar de um torneio de paintball em Kiev, sua cidade natal:

Ela se pronunciou após repercussão

No dia 28 de fevereiro de 2022, a ex-miss se pronunciou em seu perfil do Instagram, onde explicou que não é militar e que suas fotos tem o objetivo de inspirar as pessoas. Ela afirma que não faz nenhum tipo de propaganda em relação à guerra, mas que sempre quis mostrar como a mulher ucraniana é forte, confiante e poderosa:

Conclusão

Não é verdade que uma ex-miss ucraniana voltou ao exército para lutar na guerra em seu país! A moça é uma atriz e modelo e nunca foi militar. De acordo com ela, suas publicações tem a intenção de inspirar as pessoas e, sobretudo, de mostrar a força das mulheres ucranianas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui