today-is-a-good-day
22.2 C
São Paulo
segunda-feira, abril 15, 2024

Argentino compra furões pensando que eram poodles!

- Publicidade -

Notícia publicada em diversos jornais, sites e blogs afirma que um homem teria comprado dois furões como se fossem poodles em uma feira na Argentina. Mas será que essa história é real?

O assunto apareceu na web na primeira semana de abril de 2013 e falava de um homem que havia comprado dois cães poodles toy no Mercado de La Salada – um tipo de “feira do rolo” na Argentina – e só depois, quando levou os bichinhos para vacinação é que descobriu que os animais eram, na verdade, dois furões!

De acordo com a reportagem, o argentino se sentiu lesado, pois cada cão dessa raça pode custar até R$ 2 mil enquanto que um furão é encontrado por apenas R$ 150.

Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

Poodle toy e o furão que foi vendido em seu lugar! História verdadeira ou falsa? (Reprodução/Daily Mail)
Poodle toy e o furão que foi vendido em seu lugar! História verdadeira ou falsa? (Reprodução/Daily Mail)

 

Verdadeiro ou falso?

A notícia foi publicada inicialmente no dia 7 de abril em alguns sites de língua inglesa como o britânico Daily Mail. A partir daí, muitos outros sites e blogs passaram a copiar o artigo sem sequer checar a informação.

Pode até ser que haja mesmo furões tratados com anabolizantes para que fiquem grandes e mais peludos do que o normal. No entanto, alguns detalhes que fazem falta na matéria denunciam o que pode ser uma notícia falsa:

  • Qual é o nome da vítima?
  • Quando o fato teria ocorrido?
  • As vítimas (a reportagem do Daily Mail diz que um homem e uma mulher sofreram o mesmo golpe) não prestaram queixa, mas ainda assim denunciaram para o jornal?
  • As fotos mostradas são dos animais comprados na ocasião, ou são fotos de arquivo?
  • Ocorreram outros casos na região?

O Daily Mail se baseou em um vídeo de uma matéria que teria sido feita por uma TV local, mas como você verá abaixo, os bichinhos são mostrados apenas por fotos e a reportagem toda se baseia somente em relatos de pessoas que disseram ter visto os furões, nada muito confiável:

[iframe: width=”480″ height=”360″ src=”http://www.youtube.com/embed/bOWVAEa9je4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

- Publicidade -

 

Lenda Urbana

Na verdade, a história do homem que teria comprado um furão achando que estava levando um cachorro é uma lenda que surgiu lá pelos anos 1980 e se baseia em um conto de 1852. Apareceu no México e se espalhou por vários países de língua latina e, em seguida, nos Estados Unidos.

A origem dessa lenda pode ser encontrada na página 404 da Enciclopédia das Lendas Urbanas, escrita por Jan Harold Brunvand (está em inglês, mas dá pra entender boa parte).

Conclusão

A história tem todos os atributos para ser mais uma farsa da web!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui