today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

As árvores caminham na floresta quando ninguém está olhando?

- Publicidade -

Vídeos compartilhados nas redes sociais flagram árvores caminhando no meio da floresta, mas será que isso é verdade mesmo?

As imagens circulam há anos na internet e mostram que árvores caminham pela floresta quando ninguém está vendo. Nos vídeos, podemos ver claramente as enormes plantas andando grandes distâncias, mas será que isso é verdade mesmo?

Verdade ou mentira?

Assista à checagem que fizemos sobre o assunto no TikTok:

@efarsas

ÁRVORES CAMINHANDO SOZINHAS NA FLORESTA! SERÁ VERDADE?

♬ som original – Gilmar Lopes

Como muito bem investigado pelo excelente site de língua espanhola La Mentira Esta Ahi Fuera, os vídeos que circulam na web mostrando árvores se movendo são, na verdade, colagens de vários vídeos de plantas sendo movidas por máquinas agrícolas. Como nessa filmagem, de uma máquina que remove e planta árvores com a raiz:

Quanto ao trecho que mostra o chão se movendo, trata-se de um vídeo gravado em 2015, numa floresta localizada na Nova Escócia. Na ocasião, uma forte ventania sacudiu a área e fez com que os troncos mexessem com as raízes.

Como o local é rochoso, as raízes crescem rentes ao solo. No entanto, o emaranhado criado por elas torna a base das árvores fortes, não as deixando cair:    

Conclusão

Não é verdade que as árvores caminham pela floresta!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui