today-is-a-good-day
17.8 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Foto mostra Bolsonaro cumprimentando o líder do Hamas! Será verdade?

- Publicidade -

Será que a foto que mostra o então presidente Jair Bolsonaro cumprimentando o líder do grupo Hamas é verdadeira ou falsa?

A imagem começou a ser compartilhada nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2023 e mostra o então presidente Jair Bolsonaro, sorridente, dando a mão para um homem que – de acordo com o que se espalhou – seria o líder do grupo Hamas. 

O texto que acompanha a foto afirma ainda que Bolsonaro é amigo do grupo extremista, mas será que isso é verdade?

Foto provaria amizade entre Jair Bolsonaro e líder do Hamas! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas o homem da foto, ao lado de Bolsonaro, não é o líder do Hamas!

Na verdade, o homem com a gutra e igal na cabeça é o sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, escolhido para a Presidência dos Emirados Árabes desde 2022, após a morte de seu irmão.

O registro fotográfico foi feito em novembro de 2021, quando o então presidente Jair Bolsonaro visitou aquele país.

Abaixo, um trecho do encontro entre os líderes dos dois países:

Quem é o líder do Hamas?

Yahya Sinwar se tornou líder do grupo Hamas em Gaza em 2017, após ter passado mais de 20 anos em prisões israelenses. Condenado quatro vezes à prisão perpétua pela morte de dois soldados das Forças de Defesa de Israel, Sinwar é atualmente um dos homens mais procurados do planeta por coordenar ataques agressivos que vem causando mortes bárbaras no povo de Israel em outubro de 2023:

- Publicidade -

Yahya Sinwar (Foto: Reprodução/Twitter)

Segundo reportagem do portal IG, Hamas é a sigla para “Movimento de Resistência Islâmica“, um grupo militante islâmico palestino que governa atualmente a Faixa de Gaza. Apesar de manter uma ramificação filantrópica que ajuda parte do povo palestino, o lado armado é o mais conhecido e é o que luta pela dissolução de Israel, que o movimento não reconhece como país.

Conclusão

A foto mostra o então presidente Jair Bolsonaro cumprimentando o presidente dos Emirados Árabes, sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e não o líder do Hamas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui