Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

As oferendas do candomblé eram para escravos fugitivos?

Falso

As oferendas do candomblé eram para escravos fugitivos?

Será verdade que as oferendas deixadas nas encruzilhadas para os orixás no candomblé eram uma forma de dar comida aos escravos fugitivos?

O texto surgiu nas redes sociais no final da primeira quinzena de junho de 2016, indo parar no nosso grupo do Facebook no dia 15 de junho. De acordo com a postagem,  um professor chamado Leandro – que seria um historiador da UnB – as oferendas deixadas nas encruzilhadas era uma forma dos negros alimentarem seus irmãos escravos que estavam fugindo dos feitores.

Segundo o tal professor, os negros escolhiam lugares estratégicos por onde escravos fugitivos passariam e colocavam comida para matar a fome desses indivíduos, além de uma boa cachaça para aliviar as dores do corpo.

Será que essa constatação é verdadeira ou falsa?

Oferendas eram uma forma de alimentar os escravos fugitivos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A ideia de que o ritual das oferendas tenha surgido com esse fim aqui no Brasil não procede, pois sabe-se que isso vem desde as religiões africanas pré-escravatura. Os sacerdotes africanos que vieram para o Brasil como escravos, entre 1549 e 1888, tentaram de uma forma ou de outra continuar praticando suas religiões em terras brasileiras. Foram os africanos que implantaram suas religiões no Brasil, juntando várias em uma casa só para a sobrevivência das mesmas. Portanto, isso não é invenção de brasileiro.

As oferendas, segundo o candomblé:

“[…]são rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferecer aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como para homenagear e cultuar um Orixá, de forma a fortalecer o nosso vínculo com o mesmo.”

Falta de dados

O texto amplamente compartilhado no Facebook não diz exatamente em que época esse recurso de se usar a oferenda para alimentar os escravos fugitivos teria se iniciado, o que torna difícil a comprovação dos fatos narrados. De qualquer forma, desde a primeira leva de africanos que chegou aqui no Brasil (provavelmente, em 1538), eles não tinham nenhum acesso livre para ficar indo a “encruzilhadas” além de não terem comida de sobra para distribuir para “os irmãos foragidos”.

Também não encontramos em nenhum livro ou tese de mestrado algo validando a essas afirmações a respeito da origem das oferendas no candomblé. Provavelmente, alguém resolveu criar essa historinha e espalhar pela web…

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Como é explicado nesse site, a carne do animal sacrificado não é oferecida diretamente às divindades: a parte oferecida é conhecida como axé do animal: são o sangue e outras partes que não são usualmente consumidas. A carne nunca é desperdiçada!!!

Além disso, explica o site, as velas não fazem parte do ritual original, que veio de influências europeias e que os escravos não tinham fácil acesso.

O texto também coloca no mesmo calderão a umbanda e o candomblé (e chama tudo, pejorativamente, de “macumba”), mas a umbanda surgiu décadas após a abolição da escravatura.

Professor Leandro

Uma busca na página de docentes da UNB e não encontramos nenhum “Leandro”. No entanto, descobrimos que há um professor chamado Leandro Santos Bulhões de Jesus que dá aulas de história na Universidade de Brasília como professor substituto. Seu Currículo Lattes é bem rico.  

Com essa “pista” em mãos, fomos atrás de alguma publicação feita pelo professor que comprovasse ou desmentisse esse texto atribuído a um “professor Leandro da UNB. Encontramos uma nota onde o professor Leandro explica que algum aluno deve ter assistido a uma palestra sua e escreveu “o que entendeu” no Facebook um texto associando seus argumentos a uma espécie de “história das origens das oferendas e da macumba”, mas que não é bem assim.

A nota do professor se encaixa perfeitamente com o depoimento do aluno Lua Xavier, que explicou em seu perfil do Facebook que sua apresentação do trabalho de conclusão de curso acabou se tornando um enorme mal-entendido na web…

O site Xapori ajuda a desmentir essa história a respeito das oferendas, além desse texto bacana do antropólogo Marcelino Conti a respeito da série de mentiras inventadas por essa farsa da web.

Conclusão

As oferendas do candomblé não eram feitas para alimentar os escravos fugitivos!  

Continue lendo
49 Comentários

49 Comments

  1. Renato

    19 de junho de 2017 em 22:49

    Caralho que artigo grande Gilmar!!! Enfim, e aí querem chamar essa porra de “religião”… ta de sacanagem! SACRIFICAR animais é “religioso”??? Só se for religião do SATANÁS!!! Macumbeiros malditos!!!

    Obs: NÃO sou crente!!!!

    • Bárbara

      29 de junho de 2017 em 13:59

      Certamente com essa linda forma de se expressar você está demonstrando grande sabedoria para apontar o dedo para as crenças alheias (nao que eu concorde com a ritualística das religiões de matrizes africanas). Tira esse ódio do coração, Renato. Você não é melhor do que ninguém e não ajuda ninguém com esse discurso de ódio, só é mais um no meio da manada.

      • Vagner Cornago

        3 de maio de 2020 em 1:56

        👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Ual reposta sensacional…..

      • Samuel viana

        12 de junho de 2020 em 21:18

        Uau. Quem fala o que quer, escuta o que não quer.
        Parabéns pela resposta.

        • David.

          21 de junho de 2020 em 12:26

          Na própria religião cristã existem sacrifícios animais, e os caras me vem de hipocrisia.

      • Luzia Felipe

        28 de junho de 2020 em 15:40

        Boa! É por ai!

      • Bela bosta

        12 de agosto de 2020 em 20:18

        Beleza meu parceiro. A não ser que você seja vegano ou vegetariano, sua raiva é inválida. Se tu come boi, peixe, carne de caça, sushi ou o caralho de asa, tua raiva não é nem um pouco válida. Todo mundo mata bicho pra comer.

    • Douglas

      5 de outubro de 2017 em 11:24

      Renato, acho que vc precisa estudar mais. Outras religiões também usavam sacrifício animal, inclusive o próprio cristianismo e o judaísmo. E sobre satanismo, nem todas as vertentes dele usam sacrifício animal.

      Eu realmente não concordo com sacrifício animal em nome da fé, mas se for pra trazer esse argumento, ao menos seja honesto.

      • Fábio Silva

        8 de fevereiro de 2020 em 8:46

        O cristianismo nunca fez sacrifícios e sim o judaísmo, se faz sacrifícios não é cristão pois o maior sacrifício foi de Cristo e nunca mais se fez sacrifícios, o cristianismo extinguiu da igreja o sacrifício!

        • Theo

          15 de junho de 2020 em 7:19

          Fábio, o seu texto nos mostra uma incoerência: como é q vc afirma q o cristianismo nunca fez sacrifício e logo embaixo vc cita q o cristianismo extinguiu o sacrifício de animais? Se se extingue algo é pq eles praticavam. #ficaadica

        • Rudmar Martins

          29 de junho de 2020 em 4:27

          Se o cristianismo não faz sacrifício de animais, então por que o peixe na semana Santa?? Ou o peixe e vegetal, e não morre, para celebrar a data??

        • Carlos

          30 de junho de 2020 em 7:38

          Kkkkkkk, o Cristianismo não vfaz sacrifício!!!! E porquê que a igreja excluiu o sacrifício então! Kkkkkk resposta inquerente essa a sua. Cada uma, que seria melhor vc não ter respondido nada.

    • Tabatha

      27 de junho de 2018 em 15:20

      Amigão, o maior sacrifício de animais ocorre diariamente, mas principalmente no Natal, por conta dos cristãos que adoram um peru e um lombo de porco na ceia! Morre muito, mas muito mais bicho nessa época do quem nos sacrifícios que qualquer terreiro de candomblé que existe nesse planeta possa fazer. Então pegue seu preconceito e vá brigar por menos mortes lá no Vaticano primeiro!

      • Mônica Fabíola 🌹

        11 de outubro de 2019 em 14:07

        Concordo plenamente 👍

      • Andréa

        29 de junho de 2020 em 9:56

        Correto… enquanto nos alimentarmos de animais, nos dias atuais com tantos tipos de alimentos essenciais para o organismo,não venham dizer que é diferente..não é…enquanto esperar a carne para o belo churrasco estais agindo como? não dá pra sair por aí falando de religiões e etc…não concordo em morte de animais em nome de religiões e etc… estou no processo ainda de retirada da carne… porém,já tenho consciência que são seres vivos e enquanto matarmos para nossos desejos não se torna diferente do resto… questão lógica

      • Marta

        17 de julho de 2020 em 18:15

        Corretíssima,Tabatha…

    • GIL CARNEIRO

      11 de setembro de 2019 em 7:04

      pqo, quanto ignorância em ser!

    • Jack

      1 de dezembro de 2019 em 19:05

      Não e crente mas agiu como um.

      • Carlos

        30 de junho de 2020 em 7:41

        Verdade, o famoso B….. De duas P….

    • Lwizza

      3 de dezembro de 2019 em 13:11

      Pode até não ser crente mas com certeza é cristão, porque satanás, demônio, céu e inferno só existem no cristianismo.

    • Rubens

      3 de dezembro de 2019 em 21:07

      Maldito é vc, seu vagabundo! Intolerante

      • Tânia Maria Campos da Costa

        27 de junho de 2020 em 1:22

        O maior sacrifício
        executado entre animais,

        no mundo, é dos brancos que escravizaram, estruparam, deceperam, etc… O povo Negro, e ainda vivem as custas de tudo que adiquiriram com sangue, suor, lágrima, morte, dos negro!
        E mesmo assim(os racistas) continuam acusando e perseguindo os negros com palavras e atos!

    • Flábio Bulhões

      23 de janeiro de 2020 em 7:14

      Não é crente, é cretino mesmo.

      • Jorge André

        3 de fevereiro de 2020 em 10:07

        Gostaria de deixar registrado que o sincretismo religioso que deu fundamento à umbanda se deu em virtude da Igreja e os senhores dos escravos proibirem o culto aos orixas. Diante disso, fazer oferenda era um perigo aos negros e como fariam a mercê dos seus Senhores se eram vigiados?

    • sofia lopes

      3 de fevereiro de 2020 em 15:55

      peru no natal pode ne

    • KELLI Madrid Nascimento

      4 de março de 2020 em 10:14

      Então quando tu come carne tu não mata o animal come vivo? Kkkkk

    • Jesse

      12 de maio de 2020 em 15:36

      Sacrificar animais não é religião? Então você está dizendo que o judaismo não é religião? Ou você não sabe que eles sacrificavam animais? Se informe antes de falar MERDA!

    • sandro

      29 de maio de 2020 em 10:15

      E o que voce acha das antigas indulgencias na igreja católica ?

    • Ju

      27 de junho de 2020 em 20:48

      Pelo jeito o sr.é naturalista não se alimenta de carne de boi,frango, porco e outros. A sua colocação foi e é muito infeliz quisera eu que tivesse mais um pouco de educação e respeito.

    • Marua Izaldina Reis

      28 de junho de 2020 em 15:03

      Desde os tempos AC os animais eram sacrificadis para agradar a Deus e os pecados serem perdoados.Ignorância dessa pessoa que só falou bobagens.

    • Laura

      29 de junho de 2020 em 7:56

      Não precisa ser crente pra ser idiota, seu depoimento só corrobora isso.

    • Márcio Augusto Tasca

      1 de julho de 2020 em 10:02

      Chamar Uma Invenção Suméria de Religião Israelita e Inventar Outras Crendices Através Dessas e Dizer Que É a Religião Correta… Essa Sim É Uma Piada Que Só os Padres e Pastores Riem, Enquanto os Crentes se Masturbam Fervorosamente…

    • leo

      2 de julho de 2020 em 13:14

      ah sim e tu não come carne? sacrifício não é tortura… pare de comer carne pois o animal é sacrificado também… cada pensamento imbecil…

    • blank

      7 de julho de 2020 em 20:14

      Na Bíblia hebraica, Deus ordena que os israelitas ofereçam sacrifícios de animais no santuário, ou tabernáculo. Quando os israelitas já haviam chegado à terra de Canaã, ordenou-se que todos os sacrifícios terminassem, exceto os que aconteciam no Templo de Jerusalém. obs não sou crente mas leio a bíblia

    • Bruna

      13 de julho de 2020 em 23:35

      Não é crente e pelo visto não entende de religião visto
      Não saber que os sacrifícios sempre fizeram parte da
      Maioria dos rituais religiosos como o Judaísmo, religião de Jesus de Nazaré, mais tarde conhecido como
      Jesus Cristo, que inclusive na ocasião de sua
      Apresentação ao templo te vê levados por seus pais pombinhas para serem sacrificasse no Templo como forma de agradece a D’-us pela vida dele!

    • Jean

      21 de julho de 2020 em 19:24

      O judaísmo também sacrificava…e nós também sacrificamos, para comer.

    • Pai Alan de Xangô

      27 de julho de 2020 em 8:38

      Leia a Bíblia, lá você vai vê que já existia o sacrifício de animais (cordeiro= Cabrito), e sacrificavam em agradecimento a deus, então você antes de criticar a Religião alheia, estude um pouco mais e tenha mais conhecimento sobre o assunto.

  2. Mario Menck

    5 de outubro de 2017 em 18:20

    Esse Renato está brincando com fogo. Depois vai à falência ou algo pior é não sabe porque. Respeito, mais respeito…

  3. Ronan Augusto do Amaral

    29 de junho de 2018 em 19:24

    O seu próprio texto esta incoerente,pois como vc mesmo disse ,as oferendas de candomblé era do sangue e outras partes não consumíveis,mas o que vemos são alimentos que era oferecidos nas encruzilhadas.

    • lucy

      27 de dezembro de 2018 em 0:54

      engraçado , por acaso jesus ñ foi sacrificado pra salvar a humanidade …antes de jesus vir , ñ tinha sacrifício animal , tinha q ser um animal perfeito , pra que o sacrifício vc aceito !!! kkkkk só lamento os ignorantes se achar inteligente kkkk foda-se quem ñ respeita as religiões do próximo

      • Gilmar Lopes

        27 de dezembro de 2018 em 7:11

        As pessoas que dizem respeitar todas as religiões torcem o nariz para o satanismo, por exemplo! Pode perguntar a um religioso (qualquer um).

  4. Prof Evandro

    3 de maio de 2019 em 1:41

    É uma história que faz sentido e de mais a mais, não tem ninguém vivo para confirmar a versão de que não fizeram isso com esse segundo objetivo…O nome macumba é atribuído a um instrumento de percussão também e a outras coisas…No Brasil com o avanço da religião evangélica virou magia para fazer o mal e isso não é verdade de várias formas. Na verdade magia não existe, logo por força da razão não se pode dizer, considerar, que foi por uma causa ou por outra, porq é paradoxal, afinal qualquer causa seria de fato uma farsa. Sem provas não tem como afirmar nada. As palavras do professor podem ser suposições, mas tem lógica e eu faria o mesmo e já que a capoeira era disfarçada de dança!!! Porq não poderia ser verdade?

  5. Pedro

    28 de outubro de 2019 em 12:05

    Obrigado pelo texto e investigação dos fatos. Estava com essa história no fundo da memória e não lembrava de onde vinha.

    A ritualística do candomblé tem muitas variações, e nem sempre a carne é utilizada para consumo, muitas vezes vai na oferenda mesmo. De resto, show de bola.

  6. ADAUTO

    9 de março de 2020 em 12:15

    Bom dia em uma breve pesquisa vi q o texto aonde fala das oferendas deixadas para os escravos, era uma forma de ajudar os fugitivos e tb mascará de certa forma as oferendas para os orixás, mas tb percebi q o texto de 2016 foi voltado para a umbanda, aonde tem ligação com o candomblé mas ñ segue as mesma doutrina, fato hitórico q sm escravos deixavam comidas pesadas e cachaça em rotas, para escravos figidos e a caminhos de quilombós, principalmente na região de SP / BH e PE.

    • Flávio

      28 de junho de 2020 em 12:53

      E livro de homem branco está falando a verdade? Hummm interessante a hipocrisia

  7. Daniel Nogueira

    6 de junho de 2020 em 20:03

    Eu acredito que a história do facebook seja completamente falsa, Porem todos sabemos que veio das religioes africanas.
    Ps: Só tem vegano aqui ??? kkkkk tanto inxame falando de ritual e comem carne todo dia. kkkk

  8. Ju

    27 de junho de 2020 em 20:49

    Pelo jeito o sr.é naturalista não se alimenta de carne de boi,frango, porco e outros. A sua colocação foi e é muito infeliz quisera eu que tivesse mais um pouco de educação e respeito.

  9. Carlos

    30 de junho de 2020 em 7:42

    Kkkkkkk, o Cristianismo não vfaz sacrifício!!!! E porquê que a igreja excluiu o sacrifício então! Kkkkkk resposta inquerente essa a sua. Cada uma, que seria melhor vc não ter respondido nada.

  10. blank

    7 de julho de 2020 em 20:18

    Na Bíblia hebraica, Deus ordena que os israelitas ofereçam sacrifícios de animais no santuário, ou tabernáculo. Quando os israelitas já haviam chegado à terra de Canaã, ordenou-se que todos os sacrifícios terminassem, exceto os que aconteciam no Templo de Jerusalém.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo