28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Aviso racista colado na entrada do McDonalds

- Publicidade -

Um aviso colado na entrada de uma lanchonete do McDonald’s avisando que a rede passaria a cobrar US $ 1,50 a mais de cada cliente afro-americano causou enorme polêmica na web!

Em junho de 2011, a foto abaixo começou a circular pela web. Nela, um aviso que dizia o seguinte:

ATENÇÃO:

Como medida de segurança devido em parte a uma recente série de roubos, clientes afro-americanos estão obrigados a pagar uma taxa adicional de US $ 1,50 por cada compra.

Obrigado por sua cooperação,
McDonald’s Corporation
(800) 225-5532

Racismo em aviso do McDonalds
Racismo em aviso do McDonalds (imagem enviada por e-mail)

Será que a foto (extremamente racista, por sinal!) é real?

Ainda bem que não! A foto é real, mas a história é falsa!

Como podemos notar na imagem, a tal placa foi colada pelo lado de fora do vidro. É muito fácil algum engraçadinho colar alguma coisa no vidro de qualquer estabelecimento, fotografar a “gracinha” e sair correndo!

- Publicidade -

O número escrito na placa é do SAC da KFC (Kentucky Fried Chicken), que é concorrente do McDonald’s. Certamente, alguém fez uma brincadeira e usou o numero da outra empresa no trote.

Página de FAQ da KFC
Note o telefone na página de FAQs da KFC (reprodução)

Poucas horas depois que a imagem começou a pipocar pela rede, o McDonald´s postou uma mensagem em seu Twitter, afirmando que a foto é uma farsa e que a diversidade é cultuada na empresa dos dois lados do balcão.

Reprodução do Twit do Mcdonalds
Reprodução do Twit do Mcdonalds

Numa época em que tudo que é feito na web é monitorado por todos, a rede de fast-foods também se apressou em publicar uma declaração no Mashable.com sobre o assunto. No texto a empresa condena novamente o racismo.

A origem da foto

Pelo que pudemos averiguar, essa imagem não é tão recente assim! Encontramos postagens em blogs com a foto em junho de 2010, como podemos ver nesse blog especializado em tirar um sarro do McDonald’s: http://mcserved.com/?paged=16

Antes disso, a foto já passeava pela web em fóruns de imagens como o 4chan.

Por que essa foto só foi “bombar” na web apenas em junho de 2011, não sabemos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Só falta agora algum conspiracionista falar que o McDonalds faz isso por causa da “Nova Ordem Mundial” e que os donos dessa empresa são da maçonaria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui