22.7 C
São Paulo
segunda-feira, janeiro 24, 2022

Benedita da Silva já foi embaixadora em Nova York?

- Publicidade -

É verdade que a deputada federal Benedita da Silva já foi embaixadora do Brasil em Nova York sem nem saber falar inglês?

A afirmação surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de julho de 2019 e fala sobre o cargo de embaixadora que a deputada Benedita da Silva teria ocupado no passado.

O texto amplamente compartilhado também afirma que Benedita da Silva teria ocupado o cargo em Nova York, mesmo sem saber falar inglês e em meio a escândalos!

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões que circulam nas redes sociais (sem correção ortográfica): “Você sábia que Benedita da Silva já foi embaixadora em News York e nem inglês falava!Está lembrado do escândalo do aluguel da limusine nos USA por Benedita???Percebo que a petralhada tem uma síndrome do esquecimento oportuno!Mais nos estamos ajudando a lembrar!

Verdade ou mentira?

Benedita Souza da Silva Sampaio é, atualmente, deputada federal pelo Rio de Janeiro e não encontramos o cargo de embaixadora em sua biografia. Um cargo tão importante como esse certamente faria parte de seu currículo… 

Os últimos embaixadores do Brasil nos Estados Unidos foram homens e, pelo menos desde 2003, o nome de Benedita da Silva não aparece na lista.

Igualmente podemos ver nessa outra lista, que mostra os embaixadores desde 1986, que não é citado o nome da deputada.

Embaixada em “News York”?

Uma pesquisa rápida no site oficial do Itamaraty e podemos atestar que em Nova York há apenas consulados e não embaixadas do Brasil.

É que, na verdade, a embaixada do Brasil no Estados Unidos fica em Washington.

Benedita da Silva fala inglês?

- Publicidade -

Em 1999, a política disse que não havia aprendido inglês por “falta de tempo” e – anos depois – em entrevista concedida em 2004, a então Ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social do Brasil disse não falava inglês, mas que tinha ido ao exterior para aprender o idioma. Não conseguimos comprovar o nível de conhecimento do inglês da deputada, mas é bom lembrar que apensa saber o idioma não garente um cargo de embaixador

Conclusão

A afirmação de que Benedita da Silva foi embaixadora do Brasil em “News York” é falsa!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

21 COMENTÁRIOS

  1. E, obviamente, o pilantra do @Marcio58900 apagou a publicação após ser informado que seu tweet veio pra cá. Pergunte à ele sobre o tweet, e ele dirá que nunca existiu…

  2. Antes tentavam ao menos colocar um fundo de verdade, distorcer uma informação, aumentar um acontecimento. Agora nem isso, é mentira pura e simples.

  3. Parece que a Deputada Federal, Benedita da Silva (PT), respondeu e desmentiu prontamente no Facebook oficial dela. Esse é um dos problemas das Fake News: se você for vítima, ficar quieto e/ou demorar muito para responder, o ESTRAGO já estará feito e costuma ser ENORME e IRREVERSÍVEL. Como foi respondido rapidamente, agora é a credibilidado do Twitter “Brasil, Ame-o ou Deixe-o”, de autoria do usuário “@Marcio58900” e similares é que está sendo questionada. 😉 KKKKKKKKK! 😀

    • @Sidnei , eu vou lhe contar O QUE NÃO ACHEI: o post original dessa Fake News do Twitter “Brasil, Ame-o ou Deixe-o” do usuário @Marcio58900 . Parece que o cara rapidamente DELETOU o post dele. Entretanto, foi gravado pelo site TrendMap e pude ver que o sujeito sofreu várias críticas (inclusive de apoiadores do Bolsonaro) e forçaram-no a apagar o post. 😉 KKKKKKKKK! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui