16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Caminhoneiro cometeu suicídio devido a reforma da Previdência?

- Publicidade -

No dia 11 de julho de 2019, um site chamado “Primeiro Governo” divulgou uma estranha notícia. Segundo o site, “um eleitor do PT desde o governo Lula, mas que havia sido convencido por amigos e parentes que Bolsonaro iria mudar o país, teria cometido suicídio ao descobrir que teria que trabalhar até morrer sem ter direito a se aposentar”.

O eleitor seria um morador de Goiânia, chamado João Silva, um caminhoneiro de 62 anos. Ele estaria esperando com o caminhão para descarregar enquanto acompanhava as notícias da reforma da Previdência. Ao receber uma notícia no rádio, que a Câmara dos Deputados havia aprovado o texto-base da reforma da Previdência, o caminhoneiro teria ido até a parte traseira do caminhão. Em seguida, utilizando uma corda, que teria sido amarrada na carroceria do veículo, ele teria se enforcado. Segundo informações, João trabalhava há mais de 40 anos.

Trecho da “notícia” divulgada pelo site “Primeiro Governo”.

Entretanto, será que essa notícia é verdadeira? Um caminhoneiro realmente tirou a própria vida devido a reforma da Previdência? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Primeiramente, o site “Primeiro Governo” não possui nenhuma credibilidade jornalística. É basicamente um blog mal-feito, inacabado e repleto de erros. Em segundo lugar, a foto utilizada para retratar o caso foi tirada do seu contexto original. O homem que aparece na foto é um caminhoneiro chamado Valter Chiari, morador de Dracena/SP, conhecido pelos amigos por Chiarinha, que foi encontrado morto dentro da própria carreta no km 13 do Rodoanel, em São Paulo, em março de 2019.

Uma reportagem do site “Portal Regional” obteve informações com o amigo de Chiari, Claudinei Roberto Regiani, também caminhoneiro. Na época, Claudinei disse que o amigo foi encontrado deitado de bruços dentro do caminhão e com as mãos amarradas para trás. Claudinei disse que avisaram que o caminhão de Chiari estava abandonado no Rodoanel. Então, uma vez que ele seguia no mesmo sentido, ele foi até o local e confirmou a informação. Segundo ele, Chiari tinha transportado uma carga de grãos e retornava de Santos/SP.

Trecho da notícia divulgada pelo site “Portal Regional”.

Um agente funerário da empresa “Vidaprev Planos de Assistência Familiar” comentou que o caminhoneiro teria sido vítima de latrocínio – roubo seguido de morte.

Conclusão

A notícia divulgada pelo site “Primeiro Governo” é falsa. É uma narrativa fantasiosa, que utilizou a foto real de um caminhoneiro, vítima de latrocínio em março de 2019. Portanto, não se tratou de um caso de suicídio e muito menos aconteceu durante ou após a aprovação em 1º turno do texto-base da reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. @Marco Faustino, o site/blog “Brasil InFoco” também noticiou essa Fake News. De qualquer forma, você tem razão: ambos são blogs FAJUTOS que existem aos montes na Internet e não há assinatura dos “jornalistas” para que possamos identificá-los com clareza. 😉

    • Como todo e qualquer blogzinho político que existe por aí. Aliás, esse pessoal politizado da Internet não passa de câncer. E todo mundo sabe o que se deve fazer com câncer.

      • @Lucho , eu acho que antigamente era pior. Antes, a maioria da população não era politizada, não tinha consciência política não sabiam e/ou nem se lembravam em quem votaram. Hoje, com o advento da tecnologia, internet, redes sociais etc as coisas mudaram (para o bem ou para o mal). O povo está mais politizado, mas há uma nítida radicalização, bipolarização, irracionalidade, caos, fenômenos recentes como as Fake News digitais. Vamos ver se com o tempo, com informações de qualidade e mais conscientização as coisas melhorem e se estabilizem. 😉

    • @Marcelo , os caminhoneiros tem grande poder e influência, especialmente no campo econômico aqui no Brasil e as reivindicações deles me parecem justas e legítimas, pois eles só reividicam coisas que dizem respeito à categoria deles. O grande problema é que, justamente por esse poder e influência, há diversos grupos (políticos, empresariais, sociais etc) que querem “pegar carona” de forma INTERESSEIRA e/ou MAL INTENCIONADA tentando transformar eles em MASSA DE MANOBRA. Ainda bem que eles não são bobos, notei isso quando eles se afastaram e não quiseram se comprometer com tais grupos durante as greves. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui