16.5 C
São Paulo
domingo, junho 20, 2021

Bíblia encontrada no fundo do oceano ainda intacta e legível! Será verdade?

- Publicidade -

É verdade que mergulhadores encontraram uma bíblia intacta no fundo do mar com as páginas ainda legíveis em Hebreus 13:8?

O achado foi compartilhado nas redes sociais e também através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de junho de 2019 e mostra o que parece ser uma bíblia aberta e cheia de cristais de sal grudados em suas páginas. De acordo com o texto que acompanha a imagem, a relíquia teria sido resgatada do fundo do mar e suas páginas ainda estavam intactas e legíveis justamente em Hebreus 13:8!

Será que essa história é real?

Texto que acompanha a foto: “Bíblia encontrada no fundo do oceano ainda intactas e legível Hebreus: 13. 8. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Quantos pode da um Glória a Deus” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?   

Apesar dessa notícia circular com muita força em junho de 2019, encontramos publicações mais antigas desse suposto achado. Em uma página do Facebook chamada Music, por exemplo, a postagem feita em fevereiro de 2018 já havia sido compartilhada mais de 75 mil vezes!

Uma das publicações feitas em fevereiro de 2018 já foi compartilhada mais de 75 mil vezes!

Portanto, as publicações afirmando que a descoberta da bíblia teria ocorrido “há poucos dias” ou “recentemente” são falsas ou, no mínimo, imprecisas, 

Além disso, os dados a respeito desse assunto são muito vagos e deixam mais dúvidas do que esclarecimentos, como:

  • Onde o livro teria sido encontrado?
  • Quando isso aconteceu?
  • O livro foi impresso quando?
  • Quanto tempo essa bíblia teria ficado no fundo do oceano?
  • Onde está exposto esse achado?

Uma busca pela foto usada na “notícia” e descobrimos que o livro não é uma bíblia, mas um dicionário Alemão-Inglês, como podemos ver no blog da artesã Catherine McVever.

Catherine explica que a aparência cristalizada nas páginas do livro foi criada através da aplicação de uma solução de bórax.

- Publicidade -

Abaixo, outras fotos do mesmo dicionário, que se espalhou como se fosse uma bíblia resgatada do fundo do mar:

Fotos: Reprodução/Catherine McVever

Conclusão

A foto de um livro com as páginas cristalizadas foram tiradas de uma publicação feita em 2014 do site de uma artesã que usou bórax para criar cristais em um dicionário! A notícia afirmando que uma bíblia teria sido encontrada intacta no fundo do oceano é falsa!    

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

25 COMENTÁRIOS

  1. Redes sociais hj são um mar de memes, mentiras e fofocas… essa daí so convence aquelas tiazonas que adoram mandar gif pra gente…

  2. É importante que os religiosos mais sensatos sejam OS PRIMEIROS A DESMENTIR rapidamente essas Fake News que abordam assuntos que lhe dizem respeito, pois a exposição pública ao ridículo, ao descrédito, à generalização etc são INEVITÁVEIS, além da velocidade de compartilhamento. Fake News tem efeitos nocivos comprovados e seu poder PODER DESTRUTIVO é enorme. Dica: no Facebook vocês podem denunciar a página ou indivíduo que estiver criando e/ou espalhando essas Fake News, basta ter vontade e um pouco de seu tempo ou, ainda, postar na timeline de quem estiver compartilhando essas notícias falsas com coisas do tipo “CAIU NA FAKE NEWS” e/ou “VOCÊ ESTÁ NO E-FARSAS”. 😉 KKKKKKKKKK! 😀

  3. É importante que os religiosos mais sensatos sejam OS PRIMEIROS A DESMENTIR rapidamente essas Fake News que abordam assuntos que lhe dizem respeito, pois a exposição pública ao ridículo, ao descrédito, à generalização etc são INEVITÁVEIS, além da velocidade de compartilhamento. Fake News tem efeitos nocivos comprovados e seu poder PODER DESTRUTIVO é enorme. Dica: no Facebook vocês podem denunciar a página ou indivíduo que estiver criando e/ou espalhando essas Fake News, basta ter vontade e um pouco de seu tempo ou, ainda, postar na timeline de quem estiver compartilhando essas notícias falsas com coisas do tipo “CAIU NA FAKE NEWS” e/ou “VOCÊ ESTÁ NO E-FARSAS”. 😉 KKKKKKKKKK! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui