14.4 C
São Paulo
sábado, maio 8, 2021

Bolsonaro disse que pobre no Brasil só serve para votar?

- Publicidade -

Frase atribuída ao presidente Jair Bolsonaro afirma que o pobre brasileiro só serve para votar! Será que ele disse isso mesmo?

Uma foto do presidente da República circulou, juntamente com uma frase que ele supostamente teria dito a respeito do povo mais pobre do Brasil, na segunda quinzena de outubro de 2020, em diversas páginas no Facebook. 

De acordo com o texto, Jair Bolsonaro teria dito que aqui no Brasil, pobre só serve pra votar e que o povo faz isso com o título de eleitor em uma mão e com um diploma de burro no bolso!

Será que o presidente disse isso mesmo?

Verdade ou mentira?

Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, é muito fácil atribuir qualquer frase a qualquer personalidade, bastando apenas colocar um texto entre aspas em cima de uma foto:

A imagem acima é apenas ilustrativa! Steve Jobs – que não é o sujeito da foto – nunca disse isso! (foto: reprodução/Facebook)

No entanto, a frase atribuída ao presidente da República a respeito do povo pobre que, segundo o texto, “só serve para votar”, foi realmente dita por Jair Bolsonaro!

A frase foi dita por ele em novembro de 2013, quando Bolsonaro ainda era deputado federal, no plenário da Câmara. A frase completa dita pelo então deputado foi:

“Só tem uma utilidade o pobre no nosso País: votar. Título de eleitor na mão e diploma de burro no bolso, para votar no Governo que está aí.”

A crítica do deputado federal, na ocasião, era contra as políticas de bolsas fornecidas pelo Governo.  

- Publicidade -

O discurso completo pode ser lido na íntegra no site da Câmara dos Deputados, arquivado aqui

Conclusão

A frase com afirmação de que “pobre só serve para votar” foi realmente dita por Jair Bolsonaro, em 2013, quando ele ocupava o cargo de deputado federal. A frase, dita durante um discurso na Câmara dos deputados, fazia parte de um contexto onde o parlamentar criticava os programas assistenciais do Governo da época!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. Ele pode até realmente ter dito essa frase. Mas vamos analisar o contexto inteiro, basta acessar o conteudo completo no link. Há sim, um ataque na frase de Bolsonaro, no meu ponto de vista, a frase dentro do contexto do discurso é um ataque ao governo da época. Ele tentou ajudar ainda relembrando que é autor da PEC 584/2002. Onde ajudaria as pessoas com laqueadura e vasectomia, mas infelizmente não foi aprovada, entre idas e vindas, até o ano de 2019 ela tramitou com arquivamento e desarquivamento, até ser encerrada por completo. Ele tentou algo para diminuir a taxa e natalidade, que apesar de não ter crescido tanto ultimamente, ainda há um problema devido a falta de como sustentar a família, mas infelizmente votaram contra. Independente de ter sido dita pelo Bolsonaro, é melhor ir mais a fundo e pesquisar ainda mais sobre do que se trata o pequeno trecho do que só postar o mesmo e seguir adiante.

  2. O e-farsas fez um título enganoso, É VERDADEIRO QUE BOLSONARO FALOU QUE POBRE SÓ SERVE PRA VOTAR!! Mas o site, que continua direitista (já selecionei 5 ocasiões onde ele falha defendendo a Direita!). No final ele mesmo conclui que BOLSONARO FALOU SIM, mas o título dá
    a entender que não falou.
    Enfim, Bolsonaro falou no seu discurso, EM 2013, algo que ele realmente pensa! Nisto ele é verdadeiro, sempre deixou bem claro o que pensa dos pobres, dos negros, das mulheres… ninguém pode negar que não sabia como ele pensava.

  3. Estou espantado, não leram o discurso ou quiseram retirar do contexto.
    Para o governo Dilma pobre somente server para votar , receba o bolsa e vote
    Isto que significa o discurso

    • Esse “tema chato” precisa ser exaustivamente discutido, até que as pessoas PAREM de acreditar em fake news e aprendam a VOTAR corretamente. Se o brasileiro falasse MAIS sobre política, não estaríamos onde estamos agora, nessa merda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui