Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Câmera de segurança flagra teletransporte na China!

Vídeo mostra o que parece ser um teletransporte! Verdadeiro ou farsa?

Acidentes

Câmera de segurança flagra teletransporte na China!

Vídeo mostra um motociclista sendo salvo de um acidente em uma encruzilhada graças a um teletransporte de alguém que o leva para um lugar seguro na China! Será?

O filme apareceu na web na segunda semana de setembro de 2012 e as várias versões postadas no Youtube alcançaram centenas de milhares de visualizações em poucas horas!

Vídeo mostra o que parece ser um teletransporte! Verdadeiro ou farsa?

Vídeo mostra o que parece ser um teletransporte! Verdadeiro ou farsa?

De acordo com o texto que o acompanha, um motoqueiro (que parece estar pilotando uma bicicleta) teria sido salvo de um grave acidente em um cruzamento graças à ação de uma pessoa, que – ao que parece – consegue teletransportar a futura vítima para um local fora de perigo.

Verdadeiro ou farsa?

Assista ao vídeo e veja mais abaixo o que descobrimos:

 

Sem dúvida, o vídeo é excelente! Mas antes de entregarmos o jogo, vamos analisar juntos algumas coisinhas:

Luzes e sombras

A primeira coisa a verificar são as luzes e sombras. A maioria das montagens pode ser “denunciada” por falhas nesses detalhes. Quem trabalha com edição de vídeo (digital ou não) sabe que a iluminação ajuda muito no trabalho final, mas também pode arruinar por completo um trabalho se for malfeito.

Separamos abaixo dois trechos do filme onde as luzes e sombras não se comportam como deveriam.

Quando o caminhão se aproxima da “ex-futura” vítima, podemos ver que as sombras dos personagens aparecem por cima das luzes do farol do veículo:

Note também que as sombras dos postes não reagem às luzes do “teletransporte”! Elas continuam inalteradas:

Portanto, chegamos à seguinte conclusão: As luzes foram inseridas posteriormente à gravação. Foi tudo inserido digitalmente.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No caso dos faróis do caminhão, que passam “por baixo” das sombras do ciclista e de seu salvador, fica óbvio que ambos foram colocados ali depois. Outra montagem!

O logotipo e a personagem

Outro detalhe importante que devemos notar é o logotipo que aparece (meio escondido) no centro do vídeo. Na imagem abaixo, pegamos o desenho que surge no chão e, com uma pequena rotação, podemos notar que é o mesmo que reaparece no final do filme:

Logotipo aparece no meio do vídeo! (Montagem sobre vídeo do Youtube – Análise E-farsas)

Também há o fato da personagem aparecer em cena com as mãos brilhando, evidenciando aí algum superpoder (não que o fato de se teletransportar não seja um baita superpoder). O motorista do caminhão quase nem a nota, passando ao seu lado!

Fica claro, então, que se trata de uma campanha de marketing, de uma propaganda para algum produto, serviço, filme ou sei lá o quê!

Uma breve busca pelo logotipo nos leva ao site chinês x.wanmei.com, criado para promover o lançamento do jogo Zhu Xian 2. Ao que parece, uma das heroínas do jogo é a Menina Dragão (ou algo parecido, em chinês traduzido pelo Google) que possui vários poderes – inclusive o teletransporte.

No site WanMei podemos ver outros vídeos onde a moça mostra seus “dons”.

Personagem engajada

Enquanto os chineses tentam descobrir a identidade da garota por trás da personagem misteriosa, a Menina Dragão dá suas voltas pelas ruas da China e se envolve em causas sociais, visitando hospitais e orfanatos. Conforme mostrado em vários artigos chineses, parece que a personagem é bem popular por lá!

Personagem parece ser famosa na China!

Conclusão

O vídeo é falso! Faz parte de uma campanha de marketing para divulgar um novo jogo.

 

Continue lendo
55 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo