20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Câmeras flagraram o Papa batendo na mão do presidente Trump?

- Publicidade -

Será que o vídeo mostrando o Papa batendo na mão do presidente Donald Trump após um gracejo do norte-americano é verdadeiro ou falso?

O vídeo surgiu nas redes sociais no dia 24 de maio de 2017, pouco tempo depois do encontro do presidente dos Estados Unidos com o papa Francisco no Vaticano.

Nas imagens podemos ver Trump tentando pegar na mão do papa para uma série de fotos quando o pontífice lhe dá um tapa e se afasta do presidente, mostrando claramente que não gostou da brincadeira.

O vídeo já foi visto milhões de vezes e a dúvida também foi grande: Afinal, será que esse fato aconteceu mesmo?

Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?

https://www.youtube.com/watch?v=i9HNOKUvsEI

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é falso!

Se repararmos bem nas imagens, podemos notar que a manga da camisa de Donald Trump está visível somente quando a cena dá um zoom nas mãos dos dois. Quando a imagem fica mais aberta, podemos ver que a manga da camisa do presidente não aparece:

- Publicidade -

Além disso, nas imagens originais do encontro dos dois não há essa cena, como podemos ver na reportagem original feita pela CNN!

Origem

Na verdade, esse “tapinha” do papa é uma montagem feita pela produção do programa de televisão Jimmy Kimmel Live, que disse aos espectadores que aquilo foi só uma brincadeira zoando com um tapa que a esposa de Trump deu na mão do marido dias antes.    

Abaixo, o vídeo do programa de TV onde é explicada a brincadeira:

Outros programas de TV nos EUA foram na mesma onda e também brincaram com o assunto:

https://youtu.be/nnSFihCCjoU?t=3m4s

 

Conclusão

O tapa que o papa deu na mão do Trump é uma montagem feita por um programa de TV dos Estados Unidos. Alguém retirou do vídeo original da brincadeira e espalhou na web como se fosse real!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui