10.8 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

Candidatos do Enem confundiram Libras com astrologia?

- Publicidade -

É verdade que metade dos candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio confundiu linguagem de libras com o signo da astrologia?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs no dia 06 de novembro de 2017, um dia após a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com texto amplamente compartilhado, o signo de libra foi citado em pelo menos 3 milhões de redações na prova que pedia ao candidato que falasse sobre Libras.

Libras, que é a língua brasileira de sinais, não tem nada a ver com astrologia, mas – de acordo com a notícia – muitos alunos teriam misturado os assuntos em suas redações!

Será que isso é verdade ou farsa?

Será verdade?

Verdade ou mentira?

É impossível de se saber quantas pessoas teriam se confundido a língua de sinais com o sétimo signo astrológico do zodíaco por um simples motivo: O resultado das redações só será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018. Até lá, tudo que for dito a respeito das redações será apenas especulação.

Origens

A verdade é que essa história começou no site humorístico Sensacionalista, em uma publicação feita no dia 06 de novembro de 2017.

No rodapé do site há um texto alertando que trata-se de um site de humor:

Já mostramos aqui no E-farsas algumas histórias engraçadas inventadas pelos talentosos redatores do Sensacionalista como, por exemplo, a notícia afirmando que um ladrão teria sido roubado enquanto assaltava uma farmácia!

- Publicidade -

O ruim é que muita gente acaba repassando essas piadas como se fossem reais…

Conclusão

A notícia afirmando que metade dos candidatos do Enem de 2017 teria confundido Libras (Língua Brasileira de Sinais) com Libra (signo do zodíaco) é falsa! Pode até ser que isso vire verdade depois que as redações forem corrigidas, mas por enquanto é apenas uma brincadeira do Sensacionalista!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui