16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Casal foi ameaçado de morte por foto com sinal de V com as mãos?

- Publicidade -

Áudio que se espalhou através de grupos do WhatsApp afirma que um casal foi ameaçado de morte por terem postado fotos fazendo sinal de V com as mãos! Será verdade?

Na segunda quinzena novembro de 2017, um áudio começou a ser compartilhado entre os grupos de WhatsApp de um homem alertando para o perigo de tirar fotos fazendo o sinal de “V” (de “vitória” ou de “paz e amor”) com as mãos.

Segundo o relato, o símbolo é usado por membros do Comando Vermelho e outras facções criminosas estariam olhando publicações com essas fotos no Facebook. Aquele que tiver fazendo esse tipo de sinal poderá sofrer ataques desses criminosos.

A voz masculina no áudio afirma que um casal teve que se mudar para não ser morto, pois uma das facções rivais teria encontrado fotos da mulher nas redes sociais fazendo o V com as mãos e decretado a morte da família inteira!

Será que isso é verdade?

Casal quase foi morto por facção por fazer o “V” com as mãos? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O áudio é bastante vago em relação à informações importantes como, por exemplo, o nome da vítima e/ou onde e quando o fato teria ocorrido.

Algum jornal noticiou ou fato? (resposta: Não!)

O casal foi ameaçado (se isso fosse verdade) apenas por causa de uma foto fazendo o “sinal proibido” ou houve algum outro fato que não sabemos?

Histórias alarmistas como essas só servem para criar pânico nas pessoas e não ajudam em nada.

- Publicidade -

Não há símbolos únicos para cada facção, mas alguns “simpatizantes” tiram fotos fazendo um “C” com uma das mãos e um “V” com a outra para reverenciar o Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil.

Atleta faz um “C” com uma das mãos e um “V” com a outra! Seria uma alusão ao Comando Vermelho ou ao termo Cristo Vive? (foto: Reprodução/Facebook)

Outras facções também se identificam por meio de gestos feitos com mãos e braços, como reportado nessa matéria do site baiano Varela Notícias.

Conclusão

Não encontramos relatos comprovados de pessoas ameaçadas por ter postado fotos de um simples sinal de V com as mãos. O áudio não dá maiores detalhes que possam comprovar o fato.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui