Connect with us

E-farsas

Chineses inventaram uma capa de invisibilidade?

Falso

Chineses inventaram uma capa de invisibilidade?

É verdade que os chineses inventaram uma capa da invisibilidade que permite camuflar as pessoas? Descubra aqui no E-farsas!

O vídeo apareceu no TikTok na primeira semana de dezembro e mostra um homem se apresentando em um palco, mostrando um tipo de material que torna as pessoas invisíveis. No mesmo filme é mostrado outro homem saindo de trás desse mesmo material e um terceiro video mostra outro sujeito caminhando no meio de uma floresta com um manto que o torna invisível!

De acordo com o texto que acompanha as imagens, trata-se da mais nova invenção chinesa: um tipo de tecido da invisibilidade!

Será que isso é verdade ou mentira?

@businesssapience

China introduced their invinsible cloak 👀 👉 Follow @businesssapience for more visible and valuable content! #invisibilitycloak #wealth #entrepreneurship #business #innovation #future

♬ original sound – Business Sapience

Verdade ou mentira?

O vídeo junta dois trechos reais, mas a alegação é falsa!

Assista à checagem que fizemos sobre esse assunto em vídeo:

@efarsas

CHINESES INVENTARAM A CAPA DA INVISIBILIDADE! SERÁ VERDADE?

♬ som original – Gilmar Lopes

Durante um evento realizado em outubro de 2023 em Xangai, na China, o Físico Chu Junhao apresentou um material já bastante conhecido: um polímero de grade lenticular. 

O físico disse durante sua apresentação que num futuro próximo será possível descobrir materiais e formas de se fabricar trajes que possam camuflar uma pessoa, mas ele também deixou claro que ainda há muito estudo a ser feito.

O segredo da ilusão de ótica está na forma como esse material foi fabricado. Chamada de grade lenticular, ela composta por fileiras de pequenas lentes cilíndricas convexas, e cada uma dessas lentes consegue distorcer a luz dos objetos, fazendo-a ser refratada ou bloqueada.

A grosso modo, as lentes formam várias imagens bem pequenas, “enganando” os olhos do observador, criando a ilusão da invisibilidade.

Esse material já é conhecido da publicidade há tempos, em alguns banners expostos nas ruas dos grandes centros urbanos. Ao passar em frente a um dessas propagandas, o observador vê as imagens “se mexendo” conforme o ângulo observado.

Quanto ao segundo trecho do vídeo, ele foi surrupiado de uma propaganda da empresa canadense HyperStealth Biotechnology Corp, de dezembro de 2023, quando ela apresentou uma variação desse material, batizado pela companhia de “Quantum Stealth” (“Furtividade Quântica”, em tradução livre). O diferencial dessa novidade é que a empresa poderá produzir o produto em tamanho grande, “capaz de esconder até uma casa inteira”, segundo o que diz a HyperStealth Biotechnology.

Já em relação ao homem que aparece caminhando em uma floresta com uma capa que o deixa invisível, trata-se de um truque de câmera chamado chroma key. Desmentimos essa história aqui no E-farsas na primeira vez que essas imagens apareceram na web, no final de 2017. Na época, o vídeo falso chegou a ser compartilhado até por Chen Shiqu, então vice-chefe do Departamento de Investigação Criminal do Ministério da Segurança Pública da China, como se fosse verdade.

Até Chen Shiqu, então vice-chefe do Departamento de Investigação Criminal do Ministério da Segurança Pública da China, caiu nessa pegadinha!

Dá para notar alguns erros no vídeo, como você pode ver abaixo:

Efeito Chroma Key  

Para quem não conhece, o efeito chorma key, que já é utilizado no Cinema há décadas, é produzido da seguinte forma: uma fotografia (ou uma filmagem) é feita do cenário sem os personagens e, em seguida, são filmadas as cenas dos personagens com detalhes em verde ou em azul.

Posteriormente, as filmagens são mescladas e o computador se encarrega de substituir as partes dessas cores pelas imagens previamente filmada sem os personagens.

O truque é tão simples que qualquer um com poucos conhecimentos de edição digital pode fazer. Aqui um vídeo explicando como o chroma key é feito:

Conclusão

É verdade que existem materiais que podem gerar a ilusão da invisibilidade, mas ainda não há um manto que deixa as pessoas invisíveis!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top