Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Condenados em regime aberto e semiaberto terão gratuidade nos ônibus de Fortaleza?

Verdadeiro

Condenados em regime aberto e semiaberto terão gratuidade nos ônibus de Fortaleza?

Condenados em regime aberto e semiaberto terão gratuidade nos ônibus de Fortaleza?

Entre a tarde e a noite de ontem (5), as redes sociais ficaram em polvorosa com uma notícia um tanto quanto “estranha”. Segundo os sites “G1” e “Tribuna do Ceará“, presos que estivessem no regime aberto, semiaberto ou em liberdade condicional teriam direito a gratuidade de passagens de ônibus em Fortaleza! Os textos não mencionavam, por exemplo, quaisquer critérios socioeconômicos ou sequer deixava claro as regras para a aplicação da gratuidade das passagens.

Trecho inicial do texto publicado pelo site “Tribuna do Ceará”.

Trecho inicial do texto publicado pelo site “G1”.

A Revolta de Muitos Usuários nas Redes Sociais

Como era de se esperar, a notícia provocou a revolta de muitos usuários, principalmente em grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A revolta foi acompanhada por críticas a região Nordeste e ao próprio Estado do Ceará.

Alguns usuários lembraram, embora sem nenhuma justificativa plausível, que o governador do Ceará, Camilo Santana, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Isso porque o transporte público de Fortaleza (dentro da cidade) é de competência do governo municipal, não estadual.

Notícia do G1 sendo disseminada num grupo de apoio ao atual governo, no Facebook.

Notícia do G1 sendo disseminada em outro grupo de apoio ao atual governo, no Facebook.

Ambos os sites deram destaque a frase do desembargador Washington Araújo, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que disse:

O convênio tem um aspecto social muito importante, pois vai de encontro à visão negativa que algumas pessoas têm dos egressos e apenados

Vale lembrar nesse ponto, que o convênio foi assinado no dia anterior (4), entre o TJCE e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus). Ainda de acordo com os mesmos sites de notícias, a parceria deverá auxiliar nas exigências próprias do regime estabelecido, para atividades de ressocialização do preso e do egresso, no deslocamento de cursos de Ensino Fundamental e Médio, assim como as demais atividades que têm como objetivo a capacitação e integração deles à sociedade.

Entretanto, será que todos os pontos dessa notícia são realmente verdadeiros? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Parcialmente verdadeiro! Embora o convênio realmente tenha sido firmado e seu objeto seja a concessão da gratuidade de passagens de ônibus em Fortaleza para condenados que estejam em regime aberto, semiaberto ou em liberdade condicional, existia uma série de condições bem delimitantes, que estranhamente não foram mencionadas (ao menos não inicialmente) tanto pelo “G1” quanto pelo site da “Tribuna do Ceará”.

Para vocês terem uma ideia, o site do TJCE havia divulgado no dia anterior (4), que a medida beneficiaria somente aqueles que apresentassem situação de extrema vulnerabilidade! Porém, isso sequer foi mencionado pelos sites! Resumindo? Não era algo tão generalizado conforme ambos deram a entender. Aliás, tal generalização foi justamente um dos principais motivos para a revolta que foi percebida nas redes sociais.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Somente na manhã de hoje (6) é que o texto do G1, por exemplo, apresentou informações mais claras sobre os critérios para a obtenção da gratuidade da passagem e a extensão do convênio (algo que veremos daqui a pouco). Até o fechamento dessa edição, o texto publicado no site da “Tribuna do Ceará” não havia sido modificado.

De acordo com o site do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por exemplo, a medida beneficiará somente aqueles que apresentarem situação de extrema vulnerabilidade!

As Constantes Mudanças e Sem Aviso Notório ao Leitor por Parte do Portal G1

A absoluta maioria dos usuários que compartilhou e se revoltou com essa notícia não percebeu a atitude tomada posteriormente pelo Portal G1. Qual a atitude? A constante atualização (leia-se edição) do que foi inicialmente publicado. Não há qualquer aviso no texto, exceto o próprio horário de publicação e atualização.

Notem a diferença de uma versão do texto publicada ontem (5) e sua mais recente atualização na presente data (6):

A diferença da versão do texto publicada ontem (5) e sua mais recente atualização na presente data (6).

Na mais recente versão (atualizada na manhã de hoje), essa história foi explicada de maneira mais satisfatória. A quantidade de apenados beneficiados é delimitado e só vale para uma parte daqueles que integram um programa chamado “Um Novo Tempo” – o programa da Justiça cearense que reúne série de projetos de ressocialização das três Varas de Execução Penal de Fortaleza, e que teve início em 2013! Além disso, o transporte gratuito será fornecido apenas para o deslocamento da residência para o local onde ocorrem as atividades educacionais de reabilitação promovidas pelo programa.

Atualmente, segundo o TJCE, somente 30 pessoas estão no perfil exigido pelo convênio e, portanto, terão essa assistência do transporte gratuito. Elas fazem parte de um conjunto um pouco maior, de 250 apenados, que integram o programa. O perfil é definido por meio de critérios psicossociais e jurídicos, e obedece limites legais.

A Importância de Avisar ao Leitor que um Texto Foi Atualizado ou Corrigido de Maneira Significativa

Avisar de forma notória ao leitor que um texto foi atualizado, ainda mais com informações fundamentais para compreensão do que está sendo divulgado é extremamente importante. Não somente em termos éticos, mas também como forma de respeito e compromisso com a informação. Existe uma grande responsabilidade do veículo de imprensa em apurar qualquer coisa antes de publicar, algo que, aparentemente, não houve preocupação nesse caso. Tal atitude não ajuda a informar, mas desinformar a população. E o pior: ajuda a inflamar ainda mais os ânimos diante de um país ainda muito polarizado.

Esse “modus operandi” de publicar primeiro e atualizar depois, na prática, se mostrou ser muito mais nocivo do que informativo. Isso porque, diversos outros sites de notícias de menor expressão replicaram o artigo inicial do G1 e para piorar muitos usuários apenas leem as manchetes dos artigos que são publicados. Enfim, uma receita perfeita para o caos.

Conclusão

Parcialmente verdadeiro! Embora o convênio realmente tenha sido firmado e seu objeto seja a concessão da gratuidade de passagens de ônibus em Fortaleza para condenados que estejam em regime aberto, semiaberto ou em liberdade condicional, existia uma série de condições bem delimitantes, que estranhamente não foram mencionadas (ao menos não inicialmente) tanto pelo G1 quanto pelo site da Tribuna do Ceará.

Muitas horas depois da publicação original, o site G1 resolveu atualizar o texto, explicando que a quantidade de apenados beneficiados é delimitado e só vale para uma parte daqueles que integram um programa local de ressocialização chamado “Um Novo Tempo”. Atualmente, o programa conta com 250 apenados, mas desse conjunto tão somente 30 pessoas serão beneficiadas (ao menos por enquanto). Além disso, o transporte gratuito será fornecido somente para o deslocamento da residência para o local onde ocorrem as atividades educacionais de reabilitação promovidas pelo programa.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

27 Comentários

27 Comments

  1. MARCIO SILVEIRA MAIA

    6 de dezembro de 2019 em 17:28

    Brasileiros tem direito à educação? SIM …’AIM MAS TEM UMA SERIE DE CONDICOES…”
    Condenados que estejam em regime aberto, semiaberto terão direito a gratuidade? SIIIIIIMMM! ….”AIM, MAS TEM UMA SERIE DE CONDICOES…”

    É-FARSAS mesmo…

    • Rei DroGado

      7 de dezembro de 2019 em 8:28

      O choro é livre? SIIIM, e os gadominions aproveitam para CHORAAAAAAAAAAAAAAAR!

  2. João Luís Umabarauna

    7 de dezembro de 2019 em 6:31

    Extrema vulnerabilidade quem tem é o cidadão honesto, trabalhador e miseravelmente pobre que não vai pelo caminho do crime, este sim tem que ter algum benefício.

    • Rei DroGado

      7 de dezembro de 2019 em 8:29

      E tem vários. Não sabia? Claro que não, é burro. Ou melhor, gado. MUUUUUUUUUUUUU!

  3. Claudio

    7 de dezembro de 2019 em 9:17

    Nenhuma novidade no “modus operandi” da mídia. A intenção parece ser sempre criar o caos social, pois é manipulada pelo estagiário de iphone alinhado com os ideais revolucionários que aprendeu na faculdade.

    • Rê Porter

      7 de dezembro de 2019 em 10:05

      Claro, o problema é sempre a mídia. Ok. Vende o sofá que o problema acaba.

  4. ANTERO COELHO DE ARAUJO

    7 de dezembro de 2019 em 17:19

    VERGONHA>>>VERGONHA de ser Cearense nesse momento….
    “EXTREMA VULNERABILIDADE”???? Encontramos dezenas de CIDADÃOS em letra maiúscula…nessa condições em nosso estado….trabalhando, empurrando carros que pesam centenas de quilos, catando restos pra vender em cooperativas de reciclagem…porque elas não tem esse mesmo direito???
    PESSOAS QUE SE RECUSAM A SER A CHAMAS “VITIMAS DA SOCIEDADE”… figura criada pela esquerda nojenta, para justificar as supostas politicas sociais bancadas pelo dinheiro publico e facilitar a vida deles mesmos e tornar as pessoas com dificuldades sociais reféns eternos da esmola do estado…
    NOJO…

    • Hipocrisia eu quero uma pra viver!

      8 de dezembro de 2019 em 5:40

      Noffa, quanta revolta! Aproveita a oportunidade pra nos contar, quantas dessas pessoas você ajudou essa semana, mesmo?

  5. Pingback: Condenados em regime aberto e semiaberto terão gratuidade nos ônibus de Fortaleza? – Zip Viral

  6. Ff

    11 de dezembro de 2019 em 0:18

    Esse site está ficando cada dia mais parcial! Tanto que é notável a queda do número de comentários, ficando sempre pessoas sem capacidade argumentativa (vide Rei DroGado). Informar que “sem nenhuma justificativa plausível (…) é filiado ao PT. Isso porque o transporte público de Fortaleza é de competência municial” beira o absurdo da tentativa de apresentar e criar uma avaliação, esquecendo que, o convênio foi realizado entre sindicatos das empresas (de âmbito municipal) com o TJCE (de âmbito estadual, com subordinação ao governo do estado).

    Em outras palavras, tal convênio não seria realizado sem aval do chefe do executivo.

    Infelizmente E-farsas virou um site que escolhe as notícias mais convenientes para avaliar, sempre deixando a parcialidade (prol PT) cada dia mais clara!!

    • Marco Faustino

      11 de dezembro de 2019 em 0:46

      Olá Felipe,

      Por favor leia novamente o trecho de texto que você citou:

      Alguns usuários lembraram, embora sem nenhuma justificativa plausível, que o governador do Ceará, Camilo Santana, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Isso porque o transporte público de Fortaleza (dentro da cidade) é de competência do governo municipal, não estadual.

      O trecho citado por você se refere a alegação que muitos estavam fazendo ao associar o governo ESTADUAL, cujo governador é filiado ao PT, ao tema. Isso porque o transporte público de Fortaleza (dentro da cidade) é de competência do governo MUNICIPAL, cujo prefeito é filiado ao PDT. Nas redes sociais houve a atribuição da culpa, sem justificativa plausível, ao governador petista.

      Infelizmente, uma coisa que nunca muda é a quantidade de pessoas que vêm reclamar por mera conveniência e, aparentemente, não leem o que foi escrito.

      • Felipe

        11 de dezembro de 2019 em 1:16

        Olá Marco.

        O trecho do texto realmente informa que usuários das mídias sociais estariam associando o governo ESTADUAL (PT) com o convênio. Tendo EXATAMENTE a narrativa apresentada por mim em meu comentário.

        O trecho “sem nenhum motivo aparente” vem do texto do próprio blog, absolutamente equivocado! Vez que, como citei em meu comentário, o convênio foi realizado também pelo poder judiciário ESTADUAL em parceria com sindicato ESTADUAL com aval do chefe do governo executivo do Estado. Cabendo sim associações, caso não fosse do interesse do ente público, o convênio não seria realizado!

        Acredito que faltou a leitura integral do meu comentário, que encontra-se pertinente, claro e pautado na realidade dos fatos, ou de hermenêutica para sua boa compreensão.

        Enfim, não houve reclamação, apenas uma constatação clara como a própria quantidade de comentários/post baixos e a defesa clara as publicações pro PT. Em tempo, li a reportagem e ainda os links apresentados no corpo da mesma!

        Att

        • Marco Faustino

          11 de dezembro de 2019 em 1:32

          Olá Felipe,

          Em primeiro lugar, tentar associar o chefe do poder executivo com o poder judiciário é totalmente descabido. São poderes diferentes, independentes entre si. Em segundo lugar, o Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará) não faz parte do governo estadual do Ceará. É um sindicato da categoria, visa defender seus membros. Se fizesse parte, por exemplo, jamais haveria greve. Sinceramente, essa tentativa desenfreada de associação é insana, visto que isso não foi uma proposta do governo estadual, muito menos do chefe do poder executivo estadual (governador). É uma forçação de narrativa surreal.

          • Rei DroGado

            11 de dezembro de 2019 em 7:29

            Poxa Marco, não precisava pisotear no menino boi! A carne dele não vai servir pra consumo depois!

          • Felipe

            11 de dezembro de 2019 em 10:17

            Engraçado, meus comentários estão sumindo!! Como disse, o tal rei drogado não tem capacidade de escrever um único comentário argumentativo! Típico daquele pessoal de esquerda que não consegue nem explicar o porquê esta manifestando e passa vergonha no YouTube.

            Mas vamos lá, vou responder novamente.
            1 – os poderes são independentes e harmônicos entre si, o fator preponderante – que obviamente não consta no seu comentário – é que qualquer ato administrativo de vontade do estado necessita de aval do chefe do executivo, como por exemplo, as nomeações e exonerações do próprio poder judicial. Isso mostra um total desconhecimento seu acerca de direito. Em outras palavras, o convênio do Estado (Tribunal de Justiça) com o terceiro setor (sindicatos) precisa de aval do governo, se este não tivesse interesse, tal convênio não seria feito.

            Outra coisa, seu argumento acerta do terceiro setor (sindicato) é óbvio que irão buscar seus próprios interesses, e sua comparação com a greve é algo completamente sem ligação com o aqui citado.

            Enfim, a cada comentário fica mais claro o objetivo de fugir da real demanda do comentário, ou seja, um “jornalista” que em seu texto, busca isentar o governador de determinado partido (coisa que vem sendo praxe aqui) com “sem nenhum motivo aparente”, vez que é óbvio, seja no âmbito social, político ou legal, que tal ato administrativo tem seu aval. Não falei hora alguma que tal ato veio dele, mas tem sua aprovação, caso não tivesse, com certeza seria barrado, e nessa circunstância, fica claro que existe motivo aparente de culpa!

            Ps: estou printando meus comentários caso voltem a ser apagados.

          • Rei DroGado

            11 de dezembro de 2019 em 12:53

            Engraçado, meus comentários estão sumindo!!
            Que bom, assim não precisamos ler as merdas que defeca pelas pontas dos dedos! MUUUUUUUUU!

    • Rei DroGado

      11 de dezembro de 2019 em 7:28

      Mais um gadinho inconformado que votou no “mito” e agora fica de chororô. Vá pastar, vá, vagabundo.

      • Felipe

        11 de dezembro de 2019 em 10:25

        Você está de parabéns, tá conseguindo escrever uma frase completa hein!!
        👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Agora só falta parar de repetir as mesmas coisas como um zumbi. Igual todo esquerdista, “Bolsonaro não ganha eleição, Bolsonaro racista é homofóbico, Bolsonaro não ganha no segundo turno, Bolsonaro assassino, seus eleitores estão arrependidos”. Se tivesse o hábito da leitura, veria que, até na mídia de esquerda (Uol por exemplo) a popularidade do homem está cada dia maior. E você fica repetindo a mesma coisa todo dia, esperando virar verdade ?!? Sai dessa bolha.

        Viu só, te respondi, e não te chamei de “vagabundo”, te mandei “ir pastar”, “burro”, “gado”, “muuuu”. Mas você já está conseguindo escrever uma frase, esperar de você qualidade argumentativa já seria demais !!

        • Rei DroGado

          11 de dezembro de 2019 em 12:52

          Uau, que argumentos fortes, embasados, irrefutáveis! Pensou neles sozinho ou teve que pedir ajuda aos coleguinhas da segunda série, pelo Zapzap? kkkkkkkkkkkkkkk
          Vá pastar, gado burro e vagavbundo! MUUUUUUUUU!

          • Felipe

            11 de dezembro de 2019 em 14:35

            Não pensei sozinho, me embasei em jornais com o mínimo de parcialidade e instrução.

            E você, esse “muuu”, “vagabundo” e afins, aprendeu com sua mãe?

            Se essa página tivesse o mínimo de seriedade, seu perfil (que não agrega nada e consegue ser pior a cada comentário, já teria sido bloqueado). A única coisa que me satisfaz é ver que indivíduos com sua intelectualidade 0 votam no Pt! Fortalece ainda mais o argumento de que toda a esquerda ou é burra ou mal intencionada!

          • Rei DroGado

            12 de dezembro de 2019 em 8:32

            Claro, claro. E eu sei voar e atiro laser pelos olhos! Ah sim, e uso o laser para marcar GADO como você…

        • ZapZap

          11 de dezembro de 2019 em 12:54

          “a popularidade do homem está cada dia maior. ”
          AHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHAAHHAHA

  7. Guilherme

    12 de dezembro de 2019 em 0:21

    Esse site petista cria uma narrativa para tentar associar eleitores do Bolsonaro ao racismo ou a xenofobia contra nordestino. Típico de vocês, dizem combater mentiras espalhando suas opiniões e achismos políticos.

    • Marco Faustino

      12 de dezembro de 2019 em 6:54

      Olá Guilherme,

      Em qual momento do texto eu disse que eleitores do Bolsonaro são racistas ou xenófobos? Leia novamente o texto:

      “Como era de se esperar, a notícia provocou a revolta de muitos usuários, principalmente em grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A revolta foi acompanhada por críticas a região Nordeste e ao próprio Estado do Ceará.”

      Embora alguns comentários que vimos, de fato, flertem com a xenofobia, ainda assim preferimos usar “críticas”. E, caso não tenha se dado ao trabalho de conferir os comentários proferidos não somente nesses grupos, mas em muitos outros onde originalmente essa notícia, mais desinformativa do que informativa circulou, eis alguns deles: https://imgur.com/a/HkMzfYP

    • Simon Wiesenthal

      12 de dezembro de 2019 em 8:33

      Não precisa criar narrativa para constatar o óbvio. Fascistas!

  8. Pablo

    12 de dezembro de 2019 em 6:11

    Tudo bem tentar incluir certos presos em sociedade mas a maioria é um bando de alienados

    • Professor Vete

      12 de dezembro de 2019 em 8:33

      Gentileza apresentar os estudos que comprovem que a MAIORIA é “um bando de alienados”. No aguardo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo